Página 1 de 2

AD&D - Onde tudo começou para mim

MensagemEnviado: 11 Mar 2008, 15:51
por Luminus
:nao:

AD&D - Onde tudo começou para mim

MensagemEnviado: 12 Mar 2008, 01:22
por Nibelung
D&D brasileiro e o Dragon Quest eram da Grow. Na mesma época também vieram Hero Quest e Classic Dungeon (pela Estrela).

Ademais, esses materiais introdutórios são a única coisa que eu tenho saudades da época do AD&D. Hoje se alguém quiser entrar no D&D tem que investir quase 100 reais (Livro do Jogador + dados), e isso afasta gente demais. Mas eu já perguntei pro D3 sobre trazer a caixa introdutória do D&D pro Brasil, e ele diz ser inviável porque a Wizards exige por força de contrato que se traga a caixa completa, e não uma "versão econômica pra mercados emergentes". Essa caixa introdutória chegaria aqui a mais de 100 reais (por causa das miniaturas, que pagam um imposto absurdo).

Ademais, continue o trabalho. É legal olhar pro passado pra se lembrar das coisas e jogar na nossa cara que a gente tá ficando velho. :bwaha:

AD&D - Onde tudo começou para mim

MensagemEnviado: 12 Mar 2008, 01:32
por Eltor Macnol
Nibelung escreveu:Ademais, continue o trabalho. É legal olhar pro passado pra se lembrar das coisas e jogar na nossa cara que a gente tá ficando velho. :bwaha:


Hehehehehehehe. :b

AD&D - Onde tudo começou para mim

MensagemEnviado: 12 Mar 2008, 08:16
por Luminus
:nao:

AD&D - Onde tudo começou para mim

MensagemEnviado: 12 Mar 2008, 08:34
por silverdagger
Ótima iniciativa Luminus.

Na época, como foi comentado, tínhamos o Classic Dungeon, Hero Quest e a caixa do D&D (dragão vermelho)... bons tempos.

Podemos elaborar uma lista de tudo que foi lançado nessa época, o que acham?

A Abril Jovem lançou também o Spellfire, um card game baseado nos personagens e universos do AD&D, numa tentativa de pavimentar o caminho para o AD&D. Esse card game nunca teve suas expansões lançadas no Brasil, ficou apenas na edição básica mesmo. Mas teve o mérito de ser o primeiro card game em português (estou certo?). Logo na sequência a Devir começou a produzir o Magic. No início havia uma competição saudável entre ambos, com campeonatos nas mesmas lojas e jogadores que colecionavam os dois tipos de cards. Mas com o tempo o apelo mais estratégico do Magic ficou evidente e ele dominou esse mercado.

Junto com Spellfire veio a coleção Os Mundos da Magia, que eram livros-coletâneas de ilustrações de artistas renomados da TSR, muito boas por sinal. Para quem acha a estética do D&D 3 estranha, recomendo as ilustrações dessa época. Não tenho certeza, mas acho que foram lançados quatro volumes individuais e um volume "resumido".

A Abril traduziu também a revista Dragon Magazine. Foram produzidos 14 edições (alguém pode confirmar isso?) em português. A edição brasileira continha artigos traduzidos da edição americana, além de material nacional. Foi nessa época que surgiu a famigerada Dragão Brasil, cuja primeira edição tinha o nome de "Dragon" - o que gerou reclamações e fez com que a revista mudasse para Dragão Brasil, nome que ficou até hoje.

Foram lançados também livros-jogos - a coleção "Você é o Herói". Foram 4 livros, eu acho.

Além desses itens, tivemos, como já mencionado:

- Livros Básicos de AD&D
- Escudo do Mestre (na época foi distribuído junto com uma Dragon Magazine)
- Karameikos (parte de Mystara, dois livros com mapas)
- Noite do Vampiro (aventura para Mystara)
- Forgotten Realms (dois livros com mapas)
- Undermountain (detalhamento de FR, dois ou três livros com mapas das masmorras)
- Livro do Guerreiro (esse já foi pela Devir)

Alguns que não tenho certeza se foram realmente lançados, pois vi apenas em material promocional da Abril Jovem:

- Ravenloft: Domínios do Medo
- Ruínas de Daggerdale (para Forgotten Realms)

Alguns desses livros hoje em dia podem ser encontrados em sebos ou pela internet. Eu já achei algumas coisas legais por aí, pena que os preços nem sempre são acessíves (caixa de Hero Quest a venda por 200 reais no ML? Blah).

Tudo o que comentei foi da minha memória, podendo haver erros. Corrijam-me por favor neste caso.

A discussão sobre os cenários vai ser interessante... pena que não tenho muito a colaborar nesse sentido... :-/

AD&D - Onde tudo começou para mim

MensagemEnviado: 12 Mar 2008, 13:19
por Khelben Arunsun
Ah, bons tempos realmente, Luminus. Ampliarei seu post assim que tiver mais tempo, pois também me recordo com alegria desses primórdios.

E a Dragão Dourado, a primeira revista de rpg nacional (A Dragão Brasil surgiu semanas depois)? Com uma arte em nanquim muito boa, e com um apego inegável a AD&D - heh! O histórico do meu personagem na campanha do Mirallatos lembra um pouco a história do guerreiro anão da Dragão Dourado, uma espécie de homenagem às minhas raízes...

AD&D - Onde tudo começou para mim

MensagemEnviado: 20 Mar 2008, 21:45
por Luminus
:nao:

AD&D - Onde tudo começou para mim

MensagemEnviado: 29 Mar 2008, 00:34
por Aquistanispô
Luminus escreveu:Na próxima mensagem (amanhã ou depois) eu escrevo sobre DARK SUN e outros tesouros...


Caramba... não deixa esse tópico morrer não! Putz, quero muito redescobrir o AD&D!

Aliás, achei hoje, no local onde trabalho, em meio a um bando de livros velhos que iam pro lixo, um livrinho de imagens para AD&D, entitulado "Mundos de Magia", lançado pela Abril. É a versão resumida, da qual Silverdagger falou. Quase caí duro. Levei o bichinho pra casa imediatamente. As imagens são lindas, bem Old Scholl.

AD&D - Onde tudo começou para mim

MensagemEnviado: 06 Abr 2008, 20:35
por taverneiro
Wow, AD&D. Para alguns nostagia. Pra mim, acabei de sair de uma partida agora. Retomamos uma antiga trama que eu havia criado a um tempo em homenagem ao Gygax. Mas ae veio aquela vontade de jogar de novo e marcamos pra daqui 15 dias outra partida (mesmo porque a sessão não acabou).

Ainda existem varios grupos que ficaram na segunda edição, com sua lógica invertida, matemática fajuta e habilidades especificas. MAS, eu adoro isso! Foi uma das melhores aventuras que eu mestrei e acho que vamos adiante. Incrivel como mesmo depois de tanto tempo esse jogo ainda exerce no meu grupo aquele ar de "como nos velhos tempos".

O AD&D recebeu muitas críticas nos Estados Unidos

Não entendi. De onde vcoe tirou essa informação? Pra mim AD&D foi sucesso imediato.

Hoje em dia o pessoal vive uma onda de nostagia, e o representante máximo disso é o OSRIC, um SRD do AD&D primeira edição: http://www.knights-n-knaves.com/osric/

Eu uso as classes Assassin, Monk na minha mesa. Otima opção para quem quer conhecer a tosquera antigona das edições anteriores.

AD&D - Onde tudo começou para mim

MensagemEnviado: 17 Jul 2008, 18:45
por Luminus
Passei para avisar que retomarei o tópico semana que vem, provavelmente quinta ou sexta. Então, quem quiser comentar algo, fique à vontade :)

E!

AD&D - Onde tudo começou para mim

MensagemEnviado: 21 Jul 2008, 11:49
por Gun_Hazard
Achei um Tópico que eu gostei muito de ler...

Eu também sou um jogador de D&D grow, FirstQuest e depois AD&D...

Foi um sacrificio juntar as moedinhas para comprar o livro do Jogador e dos monstros do AD&D (No EIRPG Pois era o único lugar que a gente sabia que tinham os livros...), porque o First Quest era emprestado de um vizinho...

Sobre Revistas a minha primeira do o "Role Playing" da Escala (95-96), com materias do Marcelo Telles, a Adriana, o Pedro Borges, etc...

Depois disso veio uma (não lembro o nome acho que esra alguma coisa como RPG Saga...) que tinha umas hqs do Leão-Negro (Não lembro se era este o nome também... Pois estas eram emprestadas e não minhas), só depois disso que comprei uma Dragão Brasil.

AD&D estão entre as melhores aventuras que mestrei e joguei até hoje...

AD&D - Onde tudo começou para mim

MensagemEnviado: 25 Jul 2008, 09:52
por Luminus
*MAJOR RESSURRECT*

Antes de falar de outros cenários, vale dar uma recapitulada na cronologia anterior (datas podem conter erros):

1974 BLACKMOOR
1975 GREYHAWK
1981 MYSTARA
1983 RAVENLOFT (a aventura que deu origem ao cenário)
1987 FORGOTTEN REALMS
1990 RAVENLOFT (o cenário)

Então, após a criação de GREYHAWK, MYSTARA, RAVENLOFT e FORGOTTEN REALMS, o que é que a TSR fez? Ela lançou... mais cenários!

Em 1991, foi lançado um cenário de RPG que, na minha opinião, é o único verdadeiramente icônico: DARK SUN. Todo o mundo já viu um filme com tumbas e armadilhas, ou mesmo um livro de aventuras fantásticas nesse tema. Similarmente, poucos são os que não conhecem uma história de horror envolvendo um mago morto-vivo ou um vampiro. Contos baseados na Europa Medieval e suas redondezas... idem. E não há quem me convença de que Elminster é apenas outro nome para Merlin.

Agora... quantos de vocês já viram... isto:

Imagem

FONTE: http://members.cox.net/dragons_sanctum/BromArt.htm

Essa é a ilustração de um xamã (enchanter?) de DARK SUN... a paisagem, o céu e os dois sóis (ou seriam luas...) mostram a aridez não só da região, mas também do mundo. Devo dizer, nunca joguei nesse cenário, mas daquilo que li posso afirmar que ele tem sim um aspecto icônico.... só para se ter uma idéia:

É um mundo devastado pela magia, que dentre outras coisas eliminou grande parte da água existente (existem oceanos de areia, não de água);

Ler e escrever é proibido no mundo todo;

Psionismo manda;

Vale a lei do mais forte e a sobrevivência do mais apto;

Várias raças foram perseguidas até à extinção (não existem goblins, kobolds, orcs e muitos outros em dark sun).

Enfim... procurem saber sobre esse cenário... ele vale ouro! A imagem acima é do artista conhecido como BROM, e ele tem várias outras ilustrações sobre DARK SUN

Mais informações, visite http://www.darksun.com.br

Esse é um site brasileiro sonbre o cenário. Tem muito material em português, vale a pena conferir e ter uma imersão nessa ambientação antes de ver a edição da Hasbro, prevista para daqui a um ano ou dois...

Segunda feira eu volto com Birthright!!!

E!

AD&D - Onde tudo começou para mim

MensagemEnviado: 25 Jul 2008, 11:32
por Khelben Arunsun
Dark Sun é realmente fantástico. Sem falar na pré-história, saber que os halflings foram a primeira grande raça evoluída... ler tudo sobre os thri-kreens... enfim, a história do mundo é fantástica.

Dizer que é icônico não digo, pois conheci Duna (de Frank Herbert) antes de conhecer Athas... mas mesmo assim, o cenário das areias escaldantes tem lugar em meu coração. O fato de que não há personagens "leais e bons", pq ninguém é capaz de defender e viver por esse conceito em um mundo tão inóspito o torna realmente singular, mais até que Ravenloft.

E pra quem gosta do cenário, vi uma notícia há pouco tempo atrás (mas ainda não confirmei) que os livros da série The Prism Pentad estão sendo relançados pela WoTC. Recomendo a leitura! Rikus, Sadira, Agis, T'k'till (eu juro que nunca acerto o nome desse thri-kreen!!!), propiciam uma leitura agradável e interessante! :victory:

AD&D - Onde tudo começou para mim

MensagemEnviado: 25 Jul 2008, 12:22
por Gun_Hazard
DarkSun é muito bom mas meu preferido ainda é o Ravenloft...

E Olha que ele nem falou nada das Arenas, e dos Gladiadores escravos, e os Templários, e dos elfos corredores, e dos thri-kreen lutando com várias armas ao mesmo tempo, dos meio gigantes apelões, dos muls, etc...


PS: Quero só ver na hora que chegar em Plansescape e Spelljammer...

AD&D - Onde tudo começou para mim

MensagemEnviado: 18 Set 2008, 01:28
por Maurício
Luminus escreveu:1974 BLACKMOOR
1975 GREYHAWK
Esses eram só livretos com regras, monstros, etc. Greyhawk cenário só foi publicado em 1980 e Blackmoor acho que nunca foi publicado pela TSR.