por Gun_Hazard em 01 Jul 2011, 13:07
Russel pode ser que até dê, mas no nível 8 em diante o combate já fica monótomo.
Na verdade queria o tipo de jogo onde cada rodada o jogador possa fazer algo diferente e significativo.
Por exemplo dar uma ombrada no oponente para desequilibrá-lo e o mesmo não poder se beneficiar do seu bônus de escudo.
Onde cada +1 de bonus circunstancial seja muito importante.
D&D 3.x tentou fazer isso com talentos, mas ficou algo Binário, ou seja, se você tem pode fazer (e vai fazer TODA rodada, pois é benéfico) se você não tem nunca irá fazer. sem contar que estes bônus circunstanciais ficam inúteis no nivel 10 para cima quando a quantidade de dano potencial em um único ataque é muito mais influenciadora para o final do combate que fazer o inimigo perder o nobus de destreza na CA.
A 4ªed fez isso com poderes de encontro e diários, que ficou dinâmico sim, mas eu achei meio repetitivos e alguns poderes nem sempre agradam todos os jogadores e ficar fazendo listinha de quais podem ou não podem não compensa.
O M&M fez isso podendo se emular qualquer talento ou poder com o uso de pontos Heróicos, se o cara que usar uma unica vez pr seção de jogo um poder que lhe seja útil somente naquela situação, por exemplo uma Granada Flash (Poder: Atordoar) para criar uma distração e fugir, ele pode simplesmente gastar um ponto heróico e emular o poder.
O True20 não chegou tão perto da dinamicidade do M&M, talvez elaborando uma série de manobras (com base nos poderes mais simples do M&M como atordoar, pasmar, nausear, etc) com as limitações de "Somente um uso por encontro" ou gasto de um ponto de convicção ele chega neste patamar. Principalmente porque o Dano e a Redução de Dano (Quase um PV), não se escalonam muito ao longo dos níveis, tendendo a ficar mais estáticos ou circunstanciais, o que muda é a capacidade de ataque e defesa. o que me agrada muito.
Um que simula isso bem sem quase ajuste nenhum é o GURPS com as manobras de combate estilo Martial Arts, mas precisaria que os jogadores conhecessem bem o sistema e as manobras, coisa que acho que não consigo convencê-los ou influenciá-los.