Planescape - o que você NÃO gosta ?

Planescape é um dos meus cenários favoritos. Mas tem muitas coisas que me irritam profundamente:
1) O sistema D&D. À exceção do alignment, nada no sistema tem absolutamente a ver com o que me interessa em Planescape. Um é mecanicista, wargamista (D&D), enquanto o que me fascina em PLanescape é sua abstração, filosófia, high-conceptness. O que me leva ao 2º ponto..
2) Na ânsia por prover insumo a um sistema wargamista, transformaram os planos em grandes "dungeons glorificados". Cada plano é apresentado como tendo vários "níveis" (de dificuldade!) com diversos monstros pra se matar, do mais fraco pro mais forte, vários "outposts" regionais onde supostamente os heróis descansam/obtém abrigo, etc. Ou seja, aplicaram uma lógica de dungeon-crawl ao cenário. Isso torna os planos mundanos, prosaicos.. quando deveriam ser míticos. E isso é, de certa forma, o exemplo máximo do que eu não gosto em D&D: o fato de seus cenários serem criados em função do sistema e não o contrário, ou seja, por mais geniais e evocativas as idéias de um cenário, estas são postas de lado em prol de insumos pra dungeon-crawl.
E vocês, o que não gostam em Planescape?
1) O sistema D&D. À exceção do alignment, nada no sistema tem absolutamente a ver com o que me interessa em Planescape. Um é mecanicista, wargamista (D&D), enquanto o que me fascina em PLanescape é sua abstração, filosófia, high-conceptness. O que me leva ao 2º ponto..
2) Na ânsia por prover insumo a um sistema wargamista, transformaram os planos em grandes "dungeons glorificados". Cada plano é apresentado como tendo vários "níveis" (de dificuldade!) com diversos monstros pra se matar, do mais fraco pro mais forte, vários "outposts" regionais onde supostamente os heróis descansam/obtém abrigo, etc. Ou seja, aplicaram uma lógica de dungeon-crawl ao cenário. Isso torna os planos mundanos, prosaicos.. quando deveriam ser míticos. E isso é, de certa forma, o exemplo máximo do que eu não gosto em D&D: o fato de seus cenários serem criados em função do sistema e não o contrário, ou seja, por mais geniais e evocativas as idéias de um cenário, estas são postas de lado em prol de insumos pra dungeon-crawl.
E vocês, o que não gostam em Planescape?