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Planescape - o que você NÃO gosta ?

MensagemEnviado: 14 Nov 2010, 09:24
por Armitage
Planescape é um dos meus cenários favoritos. Mas tem muitas coisas que me irritam profundamente:

1) O sistema D&D. À exceção do alignment, nada no sistema tem absolutamente a ver com o que me interessa em Planescape. Um é mecanicista, wargamista (D&D), enquanto o que me fascina em PLanescape é sua abstração, filosófia, high-conceptness. O que me leva ao 2º ponto..

2) Na ânsia por prover insumo a um sistema wargamista, transformaram os planos em grandes "dungeons glorificados". Cada plano é apresentado como tendo vários "níveis" (de dificuldade!) com diversos monstros pra se matar, do mais fraco pro mais forte, vários "outposts" regionais onde supostamente os heróis descansam/obtém abrigo, etc. Ou seja, aplicaram uma lógica de dungeon-crawl ao cenário. Isso torna os planos mundanos, prosaicos.. quando deveriam ser míticos. E isso é, de certa forma, o exemplo máximo do que eu não gosto em D&D: o fato de seus cenários serem criados em função do sistema e não o contrário, ou seja, por mais geniais e evocativas as idéias de um cenário, estas são postas de lado em prol de insumos pra dungeon-crawl.

E vocês, o que não gostam em Planescape?

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

MensagemEnviado: 14 Nov 2010, 09:42
por Nibelung
Ele não ter sido publicado no Brasi.

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

MensagemEnviado: 14 Nov 2010, 11:30
por AKImeru
1) O sistema D&D. À exceção do alignment, nada no sistema tem absolutamente a ver com o que me interessa em Planescape. Um é mecanicista, wargamista (D&D), enquanto o que me fascina em PLanescape é sua abstração, filosófia, high-conceptness. O que me leva ao 2º ponto...


Então você não entendeu o cenário OU D&D.

2) Na ânsia por prover insumo a um sistema wargamista, transformaram os planos em grandes "dungeons glorificados". Cada plano é apresentado como tendo vários "níveis" (de dificuldade!) com diversos monstros pra se matar, do mais fraco pro mais forte, vários "outposts" regionais onde supostamente os heróis descansam/obtém abrigo, etc. Ou seja, aplicaram uma lógica de dungeon-crawl ao cenário. Isso torna os planos mundanos, prosaicos.. quando deveriam ser míticos. E isso é, de certa forma, o exemplo máximo do que eu não gosto em D&D: o fato de seus cenários serem criados em função do sistema e não o contrário, ou seja, por mais geniais e evocativas as idéias de um cenário, estas são postas de lado em prol de insumos pra dungeon-crawl.


Ok vamos por partes.

Você está usando o termo "wargame" errado. Não existem wargames onde você explora dungeons. Não, é sério. Eles não existem. Há outro termo para esse tipo de jogo. Wargames, como o nome diz, são jogos de guerra. De exercitos. E enquanto não há interpretação dentro do jogo, eles possuem campanhas onde você interpreta decisões e cria historias sobre os combates. O preconceito que brasileiros tem com wargames é hilário. Virou uma palavra sem sentido que significa "Coisa que eu desgosto".

Quanto a "transformaram os planos em grandes "dungeons glorificados"...Planescape foi feito com D&D em mente. Ele é D&D. Ele grita D&D. Ele é D&D elevado a énesima potencial. Ele é D&D do começo ao fim, levado ao seu extremo. O sistema de tendencia é algo literalmente vivo, então naturalmente que os planos do titulo sejam áreas onde os jogadores iriam interagir de maneira heróica. Planescape é sobre isso. Não sobre masturbações filososficas - alias elas são usadas com humor em boa parte do livro. Eles não deveriam ser míticos porque eles foram criados justamente para não serem miticos. Você está confundindo o que você gostaria que o cenário fosse com as intenções dos autores e a proposta do cenário. Ao em vez de aceitar o cenário pelo o que ele é, você acha que suas escolhas estão erradas porque "WARGAME DUNGEON CRAWL". Por que você usa buzzwords e a noção de que não é possível interpretar em D&D?


o fato de seus cenários serem criados em função do sistema e não o contrário, ou seja, por mais geniais e evocativas as idéias de um cenário, estas são postas de lado em prol de insumos pra dungeon-crawl.

Exceto que não. D&D é mais do que Dungeon Crawl. Ele faz parte, mas a coisa evoluiu desde o 0D&D (que ERA um Dungeon Crawl com um pouco de interpretação.) Sistema e cenário precisam estar casados. É o básico do básico do game design de cenários para RPG. Essa sua reclamação não faz sentido pois diversos cenários de RPG são feitos com sistemas em mente.

E por fim: Planescape é ótimo como é. Se ele fosse sério e "evocativo" como você coloca, ele perderia todo o charme e viraria algo pretensioso e chato.

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

MensagemEnviado: 14 Nov 2010, 11:59
por Lorde da Dança
Eu não gostei da ideia pós vida do planescape. Se você morre e sua alma vai viver no plano equivalente á sua tendência (isso é pelo o que eu me lembro, faz um tempinho que eu lí o livro) isso tira um pouco do misterio do pós morte e é um pouco depressivo para falar a verdade. Mas por outro lado funcionou muito bem em uma seção que eu narrei.
:pipoca:

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

MensagemEnviado: 14 Nov 2010, 12:09
por AKImeru
Eu não gostei da ideia pós vida do planescape. Se você morre e sua alma vai viver no plano equivalente á sua tendência (isso é pelo o que eu me lembro, faz um tempinho que eu lí o livro)


Existem religiões no nosso mundo que pregam exatamente isso.

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

MensagemEnviado: 14 Nov 2010, 12:57
por louc0
Mudem o nome do tópico para "D&D - o que você NÃO gosta?"

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

MensagemEnviado: 14 Nov 2010, 13:03
por AKImeru
Ruben_Ladwig escreveu:Mudem o nome do tópico para "D&D - o que você NÃO gosta?"


Faria sentido, tendo em vista que Planescape é uma exageração do D&D.

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

MensagemEnviado: 14 Nov 2010, 13:14
por Lord_Metatron
Nibelung escreveu:Ele não ter sido publicado no Brasi.


É, isso aqui.

Eu, particularmente, ADORO o fato de que ele pode ser usado TANTO pra masturbações filósifcas QUANTO pra hack'n'slash.

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

MensagemEnviado: 14 Nov 2010, 13:43
por Armitage
Sim Oda, minha frustração com Planescape é por enxergar um potencial no cenário porém não vê-lo desenvolvido quanto gostaria. E sim, a forma como Planescape foi desenvolvido é como uma exageração de D&D - transformando todas as mitologias possíveis em "bucha" pra dungeon-crawling. E é exatamente isso que me incomoda, ver que o cenário é conceitualmente foda, com diversas idéias abstratas awesome, mas que em sua implementação preferiu seguir o caminho comum do hack-slash ( até vendi minhas boxes de Planes of Chaos, Law e Conflict por causa disso).

Mas ainda acho que o cenário "mais D&D" que existe se chama "Forgotten Realms". ;)

Eu, particularmente, ADORO o fato de que ele pode ser usado TANTO pra masturbações filósifcas QUANTO pra hack'n'slash.

Sim, verdade.

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

MensagemEnviado: 14 Nov 2010, 16:34
por Lorde da Dança
Existem religiões no nosso mundo que pregam exatamente isso.


felizmente eu sou ateu.

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

MensagemEnviado: 14 Nov 2010, 16:54
por Armitage
Lorde da Dança escreveu:felizmente eu sou ateu.

Tem algo semelhante a ateus no cenário - os Athar. Não lembro pra onde eles vão quando morrem. :blink:

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

MensagemEnviado: 14 Nov 2010, 19:03
por Lord_Metatron
Silva escreveu:Sim Oda, minha frustração com Planescape é por enxergar um potencial no cenário porém não vê-lo desenvolvido quanto gostaria. E sim, a forma como Planescape foi desenvolvido é como uma exageração de D&D - transformando todas as mitologias possíveis em "bucha" pra dungeon-crawling. E é exatamente isso que me incomoda, ver que o cenário é conceitualmente foda, com diversas idéias abstratas awesome, mas que em sua implementação preferiu seguir o caminho comum do hack-slash ( até vendi minhas boxes de Planes of Chaos, Law e Conflict por causa disso).


Desgraçado. Podia ter dado elas pra mim.

Mas eu discordo quanto a transformar tudo em hack'n'slah. Óbvio que dá pra sair todo mundo se você quiser, as estatísticas tão lá, mas se for por isso, TODO cenário de D&D é hack'n'slash. Fica tudo a cargo de cada grupo. Eu nunca joguei Planescape, infelizmente (Isso foi um convite), mas sempre sonhei em usa-lo como base pra uma campanha de "descubra pouco a pouco TODOS os segredos do Multiverso". Tipo, exploração, mas elevado à enésima potência.

Sem falar que, não é tão irreal assim que todo plano tenha um abismo profundo, uma estalagem segura, uma possibilidade de aventura aqui e ali...

Acabei de lembrar uma coisa de que não gostei em PLanescape. A inconsistência Uma hora Hades estava com o resto dos Olimpianos em Arbórea. outra, estava no nível mais profundo de Gehenna. Uma hora, os Elfos e seus Deuses são seres profundamente alienígenas vindos de Deus-sabe-onde. Outras, nasceram num planetóide qualquer no Plano Material. Uma hora, Corellon Larethian é o pica das galáxias. Outra, também.

EDIT: Athar não são exatamente "Ateus". Eles podem acreditar num ser superior. Eles só são meio Sócrates: "Se existirem Deuses, eles NÃO SÃO esses palhaços narcisistas aqui!"

Então, é mais uma "decepção" com o comportamente e fragilidade dos Powers que ateísmo verdadeiro.

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

MensagemEnviado: 14 Nov 2010, 19:12
por AKImeru
Sim Oda, minha frustração com Planescape é por enxergar um potencial no cenário porém não vê-lo desenvolvido quanto gostaria. E sim, a forma como Planescape foi desenvolvido é como uma exageração de D&D - transformando todas as mitologias possíveis em "bucha" pra dungeon-crawling. E é exatamente isso que me incomoda, ver que o cenário é conceitualmente foda, com diversas idéias abstratas awesome, mas que em sua implementação preferiu seguir o caminho comum do hack-slash ( até vendi minhas boxes de Planes of Chaos, Law e Conflict por causa disso).


Bem me desculpe por dizer isso mas em minha sincera e honesta opinião sua posição é de puro elitismo e que se você desse uma chance para Planescape como ele é, em AD&D, com um grupo de pessoas aptos a experiencia, você teria outra opinião.

Planescape (assim como AD&D, e D&D 3.X, e 4e) não é puramente Hack'n'Slash, porém ele foi construido para dar o mestre e jogadores ferramentas para se criar combates heroicos.

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

MensagemEnviado: 14 Nov 2010, 20:22
por Armitage
Oda, "com um grupo de pessoas aptos à experiência", eu topo jogar qualquer coisa.

(até FATAL :shock: )

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

MensagemEnviado: 14 Nov 2010, 20:31
por Lumine Miyavi
Revele-se, Silvinha. :hmmm: