1) O sistema D&D. À exceção do alignment, nada no sistema tem absolutamente a ver com o que me interessa em Planescape. Um é mecanicista, wargamista (D&D), enquanto o que me fascina em PLanescape é sua abstração, filosófia, high-conceptness. O que me leva ao 2º ponto...
Então você não entendeu o cenário OU D&D.
2) Na ânsia por prover insumo a um sistema wargamista, transformaram os planos em grandes "dungeons glorificados". Cada plano é apresentado como tendo vários "níveis" (de dificuldade!) com diversos monstros pra se matar, do mais fraco pro mais forte, vários "outposts" regionais onde supostamente os heróis descansam/obtém abrigo, etc. Ou seja, aplicaram uma lógica de dungeon-crawl ao cenário. Isso torna os planos mundanos, prosaicos.. quando deveriam ser míticos. E isso é, de certa forma, o exemplo máximo do que eu não gosto em D&D: o fato de seus cenários serem criados em função do sistema e não o contrário, ou seja, por mais geniais e evocativas as idéias de um cenário, estas são postas de lado em prol de insumos pra dungeon-crawl.
Ok vamos por partes.
Você está usando o termo "wargame" errado. Não existem wargames onde você explora dungeons. Não, é sério. Eles não existem. Há outro termo para esse tipo de jogo. Wargames, como o nome diz, são jogos de guerra. De exercitos. E enquanto não há interpretação dentro do jogo, eles possuem campanhas onde você interpreta decisões e cria historias sobre os combates. O preconceito que brasileiros tem com wargames é hilário. Virou uma palavra sem sentido que significa "Coisa que eu desgosto".
Quanto a "transformaram os planos em grandes "dungeons glorificados"...Planescape foi feito com D&D em mente. Ele é D&D. Ele grita D&D. Ele é D&D elevado a énesima potencial. Ele é D&D do começo ao fim, levado ao seu extremo. O sistema de tendencia é algo literalmente vivo, então naturalmente que os planos do titulo sejam áreas onde os jogadores iriam interagir de maneira heróica. Planescape é sobre isso. Não sobre masturbações filososficas - alias elas são usadas com humor em boa parte do livro. Eles não deveriam ser míticos porque
eles foram criados justamente para não serem miticos. Você está confundindo o
que você gostaria que o cenário fosse com as intenções dos autores e a proposta do cenário. Ao em vez de aceitar o cenário pelo o que ele é, você acha que suas escolhas estão erradas porque "WARGAME DUNGEON CRAWL". Por que você usa buzzwords e a noção de que não é possível interpretar em D&D?
o fato de seus cenários serem criados em função do sistema e não o contrário, ou seja, por mais geniais e evocativas as idéias de um cenário, estas são postas de lado em prol de insumos pra dungeon-crawl.Exceto que não. D&D é mais do que Dungeon Crawl. Ele faz parte, mas a coisa evoluiu desde o 0D&D (que ERA um Dungeon Crawl com um pouco de interpretação.) Sistema e cenário precisam estar casados. É o básico do básico do game design de cenários para RPG. Essa sua reclamação não faz sentido pois diversos cenários de RPG são feitos com sistemas em mente.
E por fim: Planescape é ótimo como é. Se ele fosse sério e "evocativo" como você coloca, ele perderia todo o charme e viraria algo pretensioso e chato.