Planescape - o que você NÃO gosta ?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Planescape - o que você NÃO gosta ?

Mensagempor Armitage em 14 Nov 2010, 09:24

Planescape é um dos meus cenários favoritos. Mas tem muitas coisas que me irritam profundamente:

1) O sistema D&D. À exceção do alignment, nada no sistema tem absolutamente a ver com o que me interessa em Planescape. Um é mecanicista, wargamista (D&D), enquanto o que me fascina em PLanescape é sua abstração, filosófia, high-conceptness. O que me leva ao 2º ponto..

2) Na ânsia por prover insumo a um sistema wargamista, transformaram os planos em grandes "dungeons glorificados". Cada plano é apresentado como tendo vários "níveis" (de dificuldade!) com diversos monstros pra se matar, do mais fraco pro mais forte, vários "outposts" regionais onde supostamente os heróis descansam/obtém abrigo, etc. Ou seja, aplicaram uma lógica de dungeon-crawl ao cenário. Isso torna os planos mundanos, prosaicos.. quando deveriam ser míticos. E isso é, de certa forma, o exemplo máximo do que eu não gosto em D&D: o fato de seus cenários serem criados em função do sistema e não o contrário, ou seja, por mais geniais e evocativas as idéias de um cenário, estas são postas de lado em prol de insumos pra dungeon-crawl.

E vocês, o que não gostam em Planescape?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Re: Planescape - o que você NÃO gosta ?

Mensagempor Nibelung em 14 Nov 2010, 09:42

Ele não ter sido publicado no Brasi.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor AKImeru em 14 Nov 2010, 11:30

1) O sistema D&D. À exceção do alignment, nada no sistema tem absolutamente a ver com o que me interessa em Planescape. Um é mecanicista, wargamista (D&D), enquanto o que me fascina em PLanescape é sua abstração, filosófia, high-conceptness. O que me leva ao 2º ponto...

Então você não entendeu o cenário OU D&D.

2) Na ânsia por prover insumo a um sistema wargamista, transformaram os planos em grandes "dungeons glorificados". Cada plano é apresentado como tendo vários "níveis" (de dificuldade!) com diversos monstros pra se matar, do mais fraco pro mais forte, vários "outposts" regionais onde supostamente os heróis descansam/obtém abrigo, etc. Ou seja, aplicaram uma lógica de dungeon-crawl ao cenário. Isso torna os planos mundanos, prosaicos.. quando deveriam ser míticos. E isso é, de certa forma, o exemplo máximo do que eu não gosto em D&D: o fato de seus cenários serem criados em função do sistema e não o contrário, ou seja, por mais geniais e evocativas as idéias de um cenário, estas são postas de lado em prol de insumos pra dungeon-crawl.

Ok vamos por partes.

Você está usando o termo "wargame" errado. Não existem wargames onde você explora dungeons. Não, é sério. Eles não existem. Há outro termo para esse tipo de jogo. Wargames, como o nome diz, são jogos de guerra. De exercitos. E enquanto não há interpretação dentro do jogo, eles possuem campanhas onde você interpreta decisões e cria historias sobre os combates. O preconceito que brasileiros tem com wargames é hilário. Virou uma palavra sem sentido que significa "Coisa que eu desgosto".

Quanto a "transformaram os planos em grandes "dungeons glorificados"...Planescape foi feito com D&D em mente. Ele é D&D. Ele grita D&D. Ele é D&D elevado a énesima potencial. Ele é D&D do começo ao fim, levado ao seu extremo. O sistema de tendencia é algo literalmente vivo, então naturalmente que os planos do titulo sejam áreas onde os jogadores iriam interagir de maneira heróica. Planescape é sobre isso. Não sobre masturbações filososficas - alias elas são usadas com humor em boa parte do livro. Eles não deveriam ser míticos porque eles foram criados justamente para não serem miticos. Você está confundindo o que você gostaria que o cenário fosse com as intenções dos autores e a proposta do cenário. Ao em vez de aceitar o cenário pelo o que ele é, você acha que suas escolhas estão erradas porque "WARGAME DUNGEON CRAWL". Por que você usa buzzwords e a noção de que não é possível interpretar em D&D?

o fato de seus cenários serem criados em função do sistema e não o contrário, ou seja, por mais geniais e evocativas as idéias de um cenário, estas são postas de lado em prol de insumos pra dungeon-crawl.

Exceto que não. D&D é mais do que Dungeon Crawl. Ele faz parte, mas a coisa evoluiu desde o 0D&D (que ERA um Dungeon Crawl com um pouco de interpretação.) Sistema e cenário precisam estar casados. É o básico do básico do game design de cenários para RPG. Essa sua reclamação não faz sentido pois diversos cenários de RPG são feitos com sistemas em mente.

E por fim: Planescape é ótimo como é. Se ele fosse sério e "evocativo" como você coloca, ele perderia todo o charme e viraria algo pretensioso e chato.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lorde da Dança em 14 Nov 2010, 11:59

Eu não gostei da ideia pós vida do planescape. Se você morre e sua alma vai viver no plano equivalente á sua tendência (isso é pelo o que eu me lembro, faz um tempinho que eu lí o livro) isso tira um pouco do misterio do pós morte e é um pouco depressivo para falar a verdade. Mas por outro lado funcionou muito bem em uma seção que eu narrei.
:pipoca:
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor AKImeru em 14 Nov 2010, 12:09

Eu não gostei da ideia pós vida do planescape. Se você morre e sua alma vai viver no plano equivalente á sua tendência (isso é pelo o que eu me lembro, faz um tempinho que eu lí o livro)

Existem religiões no nosso mundo que pregam exatamente isso.
AKImeru

Mensagempor louc0 em 14 Nov 2010, 12:57

Mudem o nome do tópico para "D&D - o que você NÃO gosta?"
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor AKImeru em 14 Nov 2010, 13:03

Ruben_Ladwig escreveu:Mudem o nome do tópico para "D&D - o que você NÃO gosta?"

Faria sentido, tendo em vista que Planescape é uma exageração do D&D.
AKImeru

Mensagempor Lord_Metatron em 14 Nov 2010, 13:14

Nibelung escreveu:Ele não ter sido publicado no Brasi.

É, isso aqui.

Eu, particularmente, ADORO o fato de que ele pode ser usado TANTO pra masturbações filósifcas QUANTO pra hack'n'slash.
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor Armitage em 14 Nov 2010, 13:43

Sim Oda, minha frustração com Planescape é por enxergar um potencial no cenário porém não vê-lo desenvolvido quanto gostaria. E sim, a forma como Planescape foi desenvolvido é como uma exageração de D&D - transformando todas as mitologias possíveis em "bucha" pra dungeon-crawling. E é exatamente isso que me incomoda, ver que o cenário é conceitualmente foda, com diversas idéias abstratas awesome, mas que em sua implementação preferiu seguir o caminho comum do hack-slash ( até vendi minhas boxes de Planes of Chaos, Law e Conflict por causa disso).

Mas ainda acho que o cenário "mais D&D" que existe se chama "Forgotten Realms". ;)

Eu, particularmente, ADORO o fato de que ele pode ser usado TANTO pra masturbações filósifcas QUANTO pra hack'n'slash.

Sim, verdade.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor Lorde da Dança em 14 Nov 2010, 16:34

Existem religiões no nosso mundo que pregam exatamente isso.

felizmente eu sou ateu.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Armitage em 14 Nov 2010, 16:54

Lorde da Dança escreveu:felizmente eu sou ateu.

Tem algo semelhante a ateus no cenário - os Athar. Não lembro pra onde eles vão quando morrem. :blink:

Armitage

Mensagempor Lord_Metatron em 14 Nov 2010, 19:03

Silva escreveu:Sim Oda, minha frustração com Planescape é por enxergar um potencial no cenário porém não vê-lo desenvolvido quanto gostaria. E sim, a forma como Planescape foi desenvolvido é como uma exageração de D&D - transformando todas as mitologias possíveis em "bucha" pra dungeon-crawling. E é exatamente isso que me incomoda, ver que o cenário é conceitualmente foda, com diversas idéias abstratas awesome, mas que em sua implementação preferiu seguir o caminho comum do hack-slash ( até vendi minhas boxes de Planes of Chaos, Law e Conflict por causa disso).

Desgraçado. Podia ter dado elas pra mim.

Mas eu discordo quanto a transformar tudo em hack'n'slah. Óbvio que dá pra sair todo mundo se você quiser, as estatísticas tão lá, mas se for por isso, TODO cenário de D&D é hack'n'slash. Fica tudo a cargo de cada grupo. Eu nunca joguei Planescape, infelizmente (Isso foi um convite), mas sempre sonhei em usa-lo como base pra uma campanha de "descubra pouco a pouco TODOS os segredos do Multiverso". Tipo, exploração, mas elevado à enésima potência.

Sem falar que, não é tão irreal assim que todo plano tenha um abismo profundo, uma estalagem segura, uma possibilidade de aventura aqui e ali...

Acabei de lembrar uma coisa de que não gostei em PLanescape. A inconsistência Uma hora Hades estava com o resto dos Olimpianos em Arbórea. outra, estava no nível mais profundo de Gehenna. Uma hora, os Elfos e seus Deuses são seres profundamente alienígenas vindos de Deus-sabe-onde. Outras, nasceram num planetóide qualquer no Plano Material. Uma hora, Corellon Larethian é o pica das galáxias. Outra, também.

EDIT: Athar não são exatamente "Ateus". Eles podem acreditar num ser superior. Eles só são meio Sócrates: "Se existirem Deuses, eles NÃO SÃO esses palhaços narcisistas aqui!"

Então, é mais uma "decepção" com o comportamente e fragilidade dos Powers que ateísmo verdadeiro.
All will be Well
Imagem
Lord_Metatron

Mensagempor AKImeru em 14 Nov 2010, 19:12

Sim Oda, minha frustração com Planescape é por enxergar um potencial no cenário porém não vê-lo desenvolvido quanto gostaria. E sim, a forma como Planescape foi desenvolvido é como uma exageração de D&D - transformando todas as mitologias possíveis em "bucha" pra dungeon-crawling. E é exatamente isso que me incomoda, ver que o cenário é conceitualmente foda, com diversas idéias abstratas awesome, mas que em sua implementação preferiu seguir o caminho comum do hack-slash ( até vendi minhas boxes de Planes of Chaos, Law e Conflict por causa disso).

Bem me desculpe por dizer isso mas em minha sincera e honesta opinião sua posição é de puro elitismo e que se você desse uma chance para Planescape como ele é, em AD&D, com um grupo de pessoas aptos a experiencia, você teria outra opinião.

Planescape (assim como AD&D, e D&D 3.X, e 4e) não é puramente Hack'n'Slash, porém ele foi construido para dar o mestre e jogadores ferramentas para se criar combates heroicos.
AKImeru

Mensagempor Armitage em 14 Nov 2010, 20:22

Oda, "com um grupo de pessoas aptos à experiência", eu topo jogar qualquer coisa.

(até FATAL :shock: )

Armitage

Mensagempor Lumine Miyavi em 14 Nov 2010, 20:31

Revele-se, Silvinha. :hmmm:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários