Segundo tópico para coletar erratas. O meu Manual dos Monstros ainda não chegou, mas para marcar o território, vamos deixar o tópico já aberto por hora ora. Quero agradecer ao Otávio, por ter sido bem atencioso com relação ao primeiro tópico de erratas, e por ter me mandado o seguinte texto por e-mail:
Otávio escreveu:O glossário e a descrição do bloco de estatísticas foi feito com base no MM1 e MM2, portanto, embora diferente, ele está muito mais correto e claro; No livro em inglês não havia muita consistência na forma de se dizer as coisas (efeitos, condições, gatilhos, etc...). No livro em português, esses “modelos” foram melhor estabelecidos. Isso pode incluir alguns esclarecimentos de regra; Obviamente, todas as erratas estão incorporadas; Eu cheguei a mandar dezenas de e-mails para a Wizards sobre possíveis erratas que encontrei no livro, mas que não tinham sido colocadas como erratas oficiais. Conforme fui recebendo respostas positivas sobre essas “erratas” fui incorporando elas no texto.
Se por acaso eu listar alguma coisa diferente, e ele confirmar depois que foi uma errata "não-errateada", eu irei riscar o achado dessa forma.
Criaturas com características como insubstancial ou alternância podem ser empurradas, ou afetadas por movimentação forçada? Sim, estas criaturas são afetadas normalmente.
Um limo pode ser derrubado? Em situações assim, os MJs são encorajados a mudar a descrição do que está acontecendo sem mudar as regras. Por exemplo, o limo poderia estar desorientado pela pancada, que sofre as mesmas penalidades por estar derrubado até que utilize uma ação de movimento para se reorientar.
As doenças listadas no Manual dos Monstros podem piorar? Sim. Veja as regras no Guia do Mestre, página 49 para mais informações.
Monstros que podem marcar os personagens, como o Forjado Bélico Soldado, não dizem que uma marca de outra criatura anula uma marca anterior. Um personagem pode ser marcado por diversos monstros? Como qualquer poder que tenha o mesmo efeito, mas durações diferentes, o poder que possui a duração mais longa se sobrepõe aos efeitos de menor duração. Por exemplo, se o mesmo personagem for marcado por vários Azeres Soldados de Infantaria em uma rodada, ela está marcada apenas pelo azer soldado de infantaria que a marcou por último. Para mais informações, vide "Durações Sobrepostas" na página 278 do Livro do Jogador.
Quando um monstro tem um ataque de inflige uma doença, e o poder diz que o alvo contrai uma doença, o jogador ainda tem direito ao teste de resistência contra a doença no final do encontro (de acordo com o Guia do Mestre, página 49)? Sim. A menos que a doença especifique que o alvo não tem direito ao teste de resistência contra a doença, então ele tem o direito de jogar o teste de resistência ao final do encontro.
Alcance ameaçador permite um monstro desferir ataques de oportunidade contra alguém ajustando se eles não estiverem adjacentes ao monstro? Não, ajustar não provoca ataques de oportunidade, nem mesmo de criaturas com alcance ameaçador.
Se uma criatura possui resistência e vulnerabilidade contra o mesmo tipo de dano, como congelante, qual se aplica primeiro? Ambas são aplicadas simultaneamente e uma não pode negar a outra.
Onde eu posso encontrar as atualizações das regras deste livro? Nota do Tradutor: Neste mesmo tópico.
O que eu faço caso eu ainda tenha dúvidas que não foram respondidas aqui? Contate o Customer Service (em inglês)ou abra um tópico no fórum com sua dúvida.
Editado pela última vez por Nibelung em 14 Abr 2011, 19:30, em um total de 18 vezes.
Adicionada na lista as erratas lançadas pela Wizards esse mês. As erratas referentes aos monstros Naga de Ossos, Shadar-Kai Guerreiro de Corrente, e Yuan-Ti Abominação já estavam inclusas no livro em português.
Adições novas feitas após esta data estarão em azul.