Segue abaixo uma explicação informal e pessoal sobre a RPGA... se você tiver interesse em algo mais "profissional", pode acessar a página da DEVIR (em português)...
http://www.devir.com.br/rpg/rpga.php
... ou da própria RPGA (em inglês):
http://www.wizards.com/default.asp?x=rp ... ewcomers#1
Para aqueles que não quiserem uma explicação muito detalhada, escrevo o texto abaixo...
Para quem não sabe, RPGA é uma organização criada pela TSR (e continuada pela WotC) cujo objetivo é incentivar a popularização dos jogos de RPG da empresa (principalmente D&D). Seu site é:
http://www.rpga.com
A RPGA funciona basicamente como um programa GRATUITO de suporte ao RPG, disponibilizando aventuras para download, brindes por participação, eventos anuais, etc.
Para se cadastrar como jogador na RPGA, a maneira mais fácil é procurar um mestre cadastrado, ou um evento oficial onde ocorram mesas da RPGA. O cadastro e a participação na RPGA são gratuitos. Uma outra maneira é contactar diretamente a RPGA pelo site acima citado.
Resumidamente, a dinâmica do programa é a seguinte: um jogador cadastrado realiza um teste online sobre as regras da edição mais recente (atualmente, a 4D&D) e, se aprovado, é automaticamente promovido a cadegoria de mestre (HERALD LEVEL GM). Este teste geralmente pode ser tentado repetidas vezes, é aberto, e constitui-se de 20 questões sobre os livros básicos (é necessário um índice de acerto de 95%). A partir da aprovação no teste, pode-se acessar uma página própria no site da RPGA, onde pode-se, dentre outras coisas, planejar eventos oficiais da RPGA. Estes eventos podem ser desde jogos caseiros com seus amigos e em cenário próprio, desde encontros em locais abertos com aventuras baseadas em um cenário oficial. Em qualquer uma dessas situações, o mestre poderá cadastrar jogadores novos: basta para tanto que eles participem de uma mesa de jogo.
Para tornar as coisas mais interessantes, os jogadores e mestres que participam dos eventos (caseiros, abertos, convenções, etc.) recebem pontos. Como a idéia é popularizar o RPG, participação em eventos abertos e/ou campanhas oficiais costumam gerar mais pontos (até 4 por aventura), enquanto aventuras caseiras geram apenas 1 ponto. Para cada 20 pontos, mestres e jogadores recebem brindes como cartões de bônus em campanhas específicas (um incentivo à participação futura nessas aventuras), miniaturas promocionais (só para mestres), etc. Tudo isso é gratuitamente entregue na sua casa via correios.
Apesar de não ser nada ruim receber os brindes, o foco da RPGA é o divertimento. É muito bom poder baixar aventuras gratuitamente, reunir-se para jogar (em casa ou em eventos) e ainda ser reconhecido por tudo isso. É um processo que tende a formar uma comunidade de jogadores, coisa que inexiste em muitas cidades (Belo Horizonte tem mais de 1000 RPGistas, 8 livrarias que vendem material de RPG, mas não tem um único point para esse povo todo...). Então, embora eu recomende que os iniciantes joguem primeiramente com seus amigos e em suas casas, é importante que os jogadores de uma cidade ou região comuniquem-se, de modo a dar o próximo passo: a organização de eventos, demonstrações e até mesmo campeonatos.
Um bom exemplo de interação dentro da RPGA são os "retailer kits". Esses kits são materiais para sessões de jogo, mas não são gratuitos: os jogadores interessados devem procurar uma loja em sua cidade e pedir a eles que peçam o kit à Devir ou diretamente à WotC. Dentro do kit há miniaturas, mapas dados e outros acessórios para jogo, e no final das contas o que o grupo pagou fica para eles. Se não me engano, cada kit custa 35 reais, o que dividido para uma mesa de 6 pessoas fica em torno de 6 reais para cada. Não é caro, não é obrigatório: é uma opção.
A RPGA também organiza o D&D GAME DAY, um evento anual, gratuito, onde kits semelhantes (MELHORES) que os "retailer kits" são distribuídos às lojas cadastradas e destas para as mesas de RPG cadastradas para a data do evento. Esse evento não conta pontos, pois as pessoas recebem os brindes no ato: cada jogador leva uma miniatura e um d20, e o mestre leva o mapa da aventura, as minis dos monstros e um conjunto de dados. Apesar de ser um ótimo presente, a maior função do kit é organizar e atrair jogadores: tivemos esse evento em BH nesse ano, e contamos com 15 mesas de jogo (algumas delas jogaram também uma outra sessão, com outra aventura), totalizando mais de 100 participantes, e isso apenas de D&D. Foi um dos maiores eventos de RPG da história da cidade, e atraiu pessoas de cidades distantes (veio gente de Brasília para jogar com o antigo grupo!). Desse evento surgiram muitos contatos e, graças a isso, teremos um grupo de jogadores e mestres participando das Living Campaigns a partir de agosto. Estamos criando um ponto de encontro aberto, integrado à cidade e a outros jogos, coisa que eu nunca vi existir nessa cidade.
Enfim, muita coisa ainda tem de ser falada, mas para uma introdução acho que está bom. Quem tiver intersse em participar e for daqui de BH ou região, contacte-me no e-mail eclison@gmail.com e inclua no assunto da mensagem "Eu quero participar da RPGA". Posso até responder a dúvidas de outras pessoas aqui pelo fórum, mas cadastrar jogadores de outras regiões, infelizmente está fora do meu alcance..
Qualquer dúvidas, comentários, correções, acréscimos, etc. são mais que bem-vindos :D
E!