[what the fuck?] Forgotten Realms..

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[what the fuck?] Forgotten Realms..

Mensagempor Armitage em 14 Jan 2008, 03:30

Imagem


Forgotten Realms. Gostaria de entender como pode isso vender pra xuxú e ser tão popular até hoje quando, pelas barbas do profeta Zaratustra - parece ter sido "elaborado" por um adolescente punheteiro de 14 anos !

Sério. Deve ser o pior cenário de fantasia de todos os tempos! Não há um pingo de coerência sequer - um "copy-and-paste" das culturas da terra, de regiões ou eras totalmente distintas, "disfarçadas", e colocadas lado-a-lado de forma completamente sem sentido, com um resultado que não reflete a menor sensibilidade à conceitos básicos como intercâmbio cultural ou geopolítica.

Sem contar que o nível e o poder da magia é absurdamente alto mas a maioria da sociedade se encontra em um estado primitivo entre idade média / renascimento... e por centenas de anos! Nada de "revolução indústrial mágica" ou coisa do tipo. E a forma como a coisa toda é tratada, parece que o mundo é um grande playground de heróis indo pra lá e pra cá matar monstros.

A coisa chega a ser ofensiva à inteligência humana pós-infantil. E o mais estranho é que sempre existiram boas alternativas de fantasia medieval no mercado - sejam pseudo-históricas (Greyhawk, Harn, Ars Mágica, Pendragon, Yrth, Artesia, etc. ) ou mais exóticas ( Tekumel, Earthdawn, Era Hyboriana, Talislanta, etc. ), todas mais consistentes e coerentes em suas "elaborações".

Alguem consegue achar uma explicação racional pra isso ?? Alguem consegue indicar uma ótica diferente, mostrar o cenário por um outro ângulo??


ps: e quanto à nova edição? Melhoras ou pioras vêm por aí? (piorar vai ser difícil heim... )
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

[what the fuck?] Forgotten Realms..

Mensagempor NeverSleep em 14 Jan 2008, 03:40

Sério. Deve ser o pior cenário de fantasia de todos os tempos!


Você não deve estar considerando Tormenta um cenário, estou começando a gostar de você.

ps: e quanto à nova edição? Melhoras ou pioras vêm por aí? (piorar vai ser difícil heim... )


Piora. Sim, é possível.

Como vende tanto? Tem tudo que algum fanboy de algumas culturas pode encontrar no mesmo lugar e com High Magic Level, isso já basta pra trazer muita gente.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
Avatar do usuário
NeverSleep
 
Mensagens: 1554
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:56

[what the fuck?] Forgotten Realms..

Mensagempor Fëanor em 14 Jan 2008, 10:21

Sério. Deve ser o pior cenário de fantasia de todos os tempos! Não há um pingo de coerência sequer - um "copy-and-paste" das culturas da terra, de regiões ou eras totalmente distintas, "disfarçadas", e colocadas lado-a-lado de forma completamente sem sentido, com um resultado que não reflete a menor sensibilidade à conceitos básicos como intercâmbio cultural ou geopolítica.

Diga o exemplo de UMA terra que não faça sentido no meio do cenário?
A terra dos Vales não tem coerencia?
Anaurock não tem coerencia?
Sem contar que o nível e o poder da magia é absurdamente alto mas a maioria da sociedade se encontra em um estado primitivo entre idade média / renascimento... e por centenas de anos! Nada de "revolução indústrial mágica" ou coisa do tipo.

É, definitivamente você não leu nada sobre o cenário. Onde tem high magic NÃO TEM TECNOLOGIA.
A tecnologia se desenvolve em áreas onde existe ausencia de magia, onde a população tem de fazer coisas por contra própria, sem auxilio mágico para fazer as coisas por ela.

"Ofícios e Engenharia
Com poucas exceções, Faerun é uma terra sem grandes indústrias, máquinarias a vapor ou armas de fogo. Durante milênios, a magia (não a tecnologia) ofereceu o caminho para a compreensão e verdadeiro poder.
..."
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

[what the fuck?] Forgotten Realms..

Mensagempor Eltor Macnol em 14 Jan 2008, 11:33

Feanor, eu acho que por "revolução industrial mágica" o Silva quis dizer o povo usar a magia pra revolucionar a forma como faz suas tarefas diárias, ao invés de simplesmente fazer de conta que ela não existe e continuar levando sua vidinha podre no mesmo nível de conforto da idade média da Terra, que não tinha porra de magia nenhuma.

Essa "revolução" é um dos pontos marcantes de Eberron, por exemplo.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

[what the fuck?] Forgotten Realms..

Mensagempor Diel em 14 Jan 2008, 11:41

Eltor Macnol escreveu:Feanor, eu acho que por "revolução industrial mágica" o Silva quis dizer o povo usar a magia pra revolucionar a forma como faz suas tarefas diárias, ao invés de simplesmente fazer de conta que ela não existe e continuar levando sua vidinha podre no mesmo nível de conforto da idade média da Terra, que não tinha porra de magia nenhuma.

Essa "revolução" é um dos pontos marcantes de Eberron, por exemplo.


Isso me remete à Fullmetal Alchemist. E não que isso seja uma coisa ruim.
Quem assistiu ao anime sabe do que falo.
Um cenário onde a magia(alquimia) existe, mas nem tudo é resolvido por ela, mas sim por um mix de alquimia e certo grau de tecnologia existe, creio que seria em um ponto como esse que o Silva tomou como "revolução industrial mágica".
Avatar do usuário
Diel
 
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Set 2007, 03:36
Localização: Não-Me-Toque, Rio Grande do Sul

[what the fuck?] Forgotten Realms..

Mensagempor Mirallatos em 14 Jan 2008, 11:45

Exatamente Eltor.

Cara...esse é um dos maiores podres de FR. Eu realmente não consigo entender como um mundo que possui tantos magos poderosos, magia em cada esquina...têm gente viajando porque aquelas estradinhas e não se comunica por Esferas Mágicas Skype. É no mínimo estranho. :blink:
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

[what the fuck?] Forgotten Realms..

Mensagempor AKImeru em 14 Jan 2008, 11:47

parece ter sido "elaborado" por um adolescente punheteiro de 14 anos !


:rolando: Eu REALMENTE queria ouvir sua opinião quanto Tormenta agora.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

[what the fuck?] Forgotten Realms..

Mensagempor Yugoloth em 14 Jan 2008, 12:30

Bem os impérios antigos usavam a mágica como tecnologia mais atualmente só me lembro de Thay que, por exemplo, usa para controlar o clima produzindo comida o ano todo.

Eu também acho bizarro esta estagnação tecnológica mais isso é um ocorre em quase todo o cenário de fantasia medieval só me lembro de duas exceções Reinos de ferro e Eberron.
Avatar do usuário
Yugoloth
 
Mensagens: 498
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:02

[what the fuck?] Forgotten Realms..

Mensagempor Elven Paladin em 14 Jan 2008, 14:01

parece ter sido "elaborado" por um adolescente punheteiro de 14 anos !


E de fato foi :b. O Ed Greenwood escreveu os primeiros rascunhos do cenário enquanto era adolescente. Mas, o cenário mesmo, só surgiu com a junção do Greenwood com o Ed.

Sem contar que o nível e o poder da magia é absurdamente alto mas a maioria da sociedade se encontra em um estado primitivo entre idade média / renascimento... e por centenas de anos! Nada de "revolução indústrial mágica" ou coisa do tipo.


Isso é algo que faz parte de qualquer cenário High Magic, e eu ousaria dizer de praticamente qualquer cenário de Fantasia Pseudo-Medieval com magia. Você mesmo citou cenários que estão na mesma situação.

Ainda mais por que em FR já existiu algo que lembrou uma "Revolução Industrial Mágica" ( na verdade, foi totalmente mágica ), que foi durante o período de Netheril, e eu arriscaria dizer também quanto a Imaskar e Jaambrath, mas há pouco "Realmslore" sobre elas, ou a "Era dos Arquimagos", onde a magia ( Cantrips que qualquer um tinha acesso ) era usada para certas comodidades e construções grandiosas. Só que essa época se acabou devido á Karsus´Folly e o Mystra´s Ban.

Alguem consegue achar uma explicação racional pra isso ?


A mais adequada seria: Fantasia dos Anos 70-80 :b

E, a título de curiosidade, que livros de Forgotten Realms você leu?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

[what the fuck?] Forgotten Realms..

Mensagempor Cak em 14 Jan 2008, 14:18

Oda Nobunaga escreveu:
parece ter sido "elaborado" por um adolescente punheteiro de 14 anos !


:rolando: Eu REALMENTE queria ouvir sua opinião quanto Tormenta agora.


Quem liga pra Tormenta? Tormenta é tão insignificante que nem merece críticas. A única coisa que Tormenta merece é um profundo esquecimento, no limbo.

E outra, vai ver que o mundo empacou por causa dos deuses idiotas que adoram se materializar pra dar uma voltinha pelo mundo, afinal, os planos divinos devem realmente ser muito tediosos. Enfim, FR não presa pela coerência, e sim pela "vontade dos deuses".
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Avatar do usuário
Cak
 
Mensagens: 930
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:46

[what the fuck?] Forgotten Realms..

Mensagempor Fëanor em 14 Jan 2008, 14:35

Ainda mais por que em FR já existiu algo que lembrou uma "Revolução Industrial Mágica" ( na verdade, foi totalmente mágica ), que foi durante o período de Netheril, e eu arriscaria dizer também quanto a Imaskar e Jaambrath, mas há pouco "Realmslore" sobre elas, ou a "Era dos Arquimagos", onde a magia ( Cantrips que qualquer um tinha acesso ) era usada para certas comodidades e construções grandiosas. Só que essa época se acabou devido á Karsus´Folly e o Mystra´s Ban.

É, pode-se dizer que a "tecnologia" decaiu ao invés de evoluir.

E também, simplesmente poucos mago tem realmente interesse em desenvolver o mundo. Quem liga em ajudar o comerciante a trazer comida pro povo?
"Porra, se eu vou gastar vários messes e muito dinheiro fazendo um portal, que me seja útil pra alguma coisa!!"
Acho que o pensamento do mago é alguma coisa assim.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

[what the fuck?] Forgotten Realms..

Mensagempor Cak em 14 Jan 2008, 14:59

Fëanor escreveu:
Ainda mais por que em FR já existiu algo que lembrou uma "Revolução Industrial Mágica" ( na verdade, foi totalmente mágica ), que foi durante o período de Netheril, e eu arriscaria dizer também quanto a Imaskar e Jaambrath, mas há pouco "Realmslore" sobre elas, ou a "Era dos Arquimagos", onde a magia ( Cantrips que qualquer um tinha acesso ) era usada para certas comodidades e construções grandiosas. Só que essa época se acabou devido á Karsus´Folly e o Mystra´s Ban.

É, pode-se dizer que a "tecnologia" decaiu ao invés de evoluir.

E também, simplesmente poucos mago tem realmente interesse em desenvolver o mundo. Quem liga em ajudar o comerciante a trazer comida pro povo?
"Porra, se eu vou gastar vários messes e muito dinheiro fazendo um portal, que me seja útil pra alguma coisa!!"
Acho que o pensamento do mago é alguma coisa assim.


FR, o único cenário onde ganhar dinheiro, não vale a pena. :rolando:
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Avatar do usuário
Cak
 
Mensagens: 930
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:46

[what the fuck?] Forgotten Realms..

Mensagempor Fëanor em 14 Jan 2008, 15:06

FR, o único cenário onde ganhar dinheiro, não vale a pena.

Não é bem melhor procurar ruinas antigas com itens mágicos maravilhosos que valem milhares de peças de ouro?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

[what the fuck?] Forgotten Realms..

Mensagempor Cak em 14 Jan 2008, 15:12

É até é, mas enquanto ele procura, ele poderia ter uma espécie de comércio mágico. Uma coisa não exclui a outra.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Avatar do usuário
Cak
 
Mensagens: 930
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:46

[what the fuck?] Forgotten Realms..

Mensagempor how em 14 Jan 2008, 15:33

Olha, vou deixar minha humilde opinião aqui, sem entrar no mérito do cenário como bom ou ruim, mas apenas deste comentário:

Forgotten Realms. Gostaria de entender como pode isso vender pra xuxú e ser tão popular até hoje[...]


Vende porque os jogadores são fiéis, ao meu ver (posso estar errado, mas pelo menos nos grupos que eu joguei nenhum deles até hoje mudou de cenário). Eu mesmo comecei com Forgotten e nunca mudei. Já joguei Dragonlance, Ravenloft, Eberron (que, por acaso, me deixou com vontade de comprar o Campaign Set) e Tormenta (duas vezes, e o grupo mudou para Forgotten.)
Mas sempre volto para Forgotten. Não acho o melhor. Longe disso. Apenas... estou acostumado, eu acho. Jogar em outros cenários me alertou para a high magic, por exemplo, mas não pensei em mudar. Em vez disso continuei me reunindo com meu grupo e mestrando para eles em Forgotten, e me divertindo barbaridade.
Cenários ruins vendem. Tormenta está vivo para provar.

O Forgotten que eu mestro para os rapazes é bem diferente do livro, se vem ao caso. Eu uso principalmente divindades e as regiões, evitando suas "incoerências", se bem que eu não creio que existam tantas quanto você disse.

EDIT: errinho leve do negrito. (Espero não ser atacado pelos meus colegas de fórum).
Avatar do usuário
how
 
Mensagens: 123
Registrado em: 01 Jan 2008, 19:20

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron