[OGL] Dragon Slayer nº 24

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor AKImeru em 14 Abr 2009, 11:15

Ficar lenhando a 4E não é exclusividade do Cassaro. Na livraria onde costumo ir,conversei com a responsável pela seção de RPG e quadrinhos.Ela me disse que todos que conversam a respeito de D&D com ela,falam mal da 4E! E devo acrescentar:eu tampouco simpatizo com a dita cuja...

É eu conheço várias pessoas que não gostam da quarta edição também.

A maior parte delas diz que o jogo é "video game demais" entre outras coisas.

Tudo o que eu digo é: Quarta edição, ruim com ela, pior sem ela.

Fazer do uso de miniaturas e tabuleiros uma obrigação no mais puro estilo "enfiada goela abaixo." Esses caras estão pensando o que?

O tabuleiro vem de graça com o core. Você pode usar moedas de 1 centavo para marcar as "miniaturas". HURR COMO ELES OUSAM!

Redução do número das tendências de 9 para apenas 5. Ainda não vi qualquer argumento convincente para tal despautério.

Não 5, 4. Uma das opções é jogar sem tendencia. Finalmente em D&D você pode jogar sem tendencia, de longe um dos aspectos mais imbecis feitos pelo jogo e se algum mocorongo apontar Planescape, PLANESCAPE SATIRIZAVA o sistema de tendencias de maneira genial então silencie-se.

Retirar do LJ as classes do Bárbaro,Bardo e Druida. E não adianta dizer que elas resurgirão em suplementos futuros.Meu dinheiro não estica que nem borracha!

Nova edição, novas classes básicas. Ou você acha que AD&D tinha monge e barbaro no core?

ncrível como algumas discussões aqui na Spell são cíclicas. Por exemplo:

1. alguém reclama de que agora é obrigatório o uso de tabuleiros e minis
2. alguém aparece falando que você não é obrigado a comprar minis
3. alguém concorda quanto a não precisar comprar, mas diz que tem de improvisar com outra coisa
4. alguém chega e diz que "desde sempre" o D&D dependeu de minis
5. venho eu e falo que o AD&D não dependia de minis
6. alguém diz que depender não dependia, mas que ajudava muito
7. todos concordam
8. o assunto é esquecido... até que...

Você esqueceu da parte onde várias pessoas usam argumentos que se tiver um caster no grupo o uso de tabuleiro ajuda e muito a solucionar problemas que surgem, em diversas edições em D&D, cujo toda a argumentação que você fez foi "Bom Senso LOL".

Incrivel como o cerebro do Luminus ligou em "Blerg AD&D AD&D AD&D".
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Fëanor em 14 Abr 2009, 11:23

- Retirar do LJ as classes do Bárbaro,Bardo e Druida. E não adianta dizer que elas resurgirão em suplementos futuros.Meu dinheiro não estica que nem borracha!

Se eles tivessem botado todas num unico livro, a 4e demoraria mais para sair, e o livro sairia mais caro.

- Redução do número das tendências de 9 para apenas 5. Ainda não vi qualquer argumento convincente para tal despautério

Tendência não presta pra nada. É no máximo um guia para o personagem.

1. alguém reclama de que agora é obrigatório o uso de tabuleiros e minis
3. alguém concorda quanto a não precisar comprar, mas diz que tem de improvisar com outra coisa
5. venho eu e falo que o AD&D não dependia de minis
7. todos concordam

Olha, sobre AD&D eu não sei, mas sei que a necessidade de tabuleiro na 4e é tanta quanto na 3e.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Aluriel de Laurants em 14 Abr 2009, 11:38

Redução do número das tendências de 9 para apenas 5. Ainda não vi qualquer argumento convincente para tal despautério

Porque o meu comentário foi ignorado. Os custos de produção seriam altos e com todas as classes básicas do LdJ antigo seriam o que? - Guerreiro, Mago, Ladino, Clérigo, Druida, Bárbaro, Ranger, Paladino, Bardo, Feiticeiro e Monge, se não estou enganado, alguém já viu quantas páginas ocupam cada classe na 4E?

Principalmente cada classe, seus poderes até o nível 30, seus paragon paths, cada um com seus poderes, os epic destinys, simplesmente é coisa demais. Era impossível entulhar tudo em um livro só, teríamos um livro com mais ou menos 700 ou 800 páginas, provavelmente mais que isso, o que simplesmente não dava, não acho picaretagem da wizards justamente porque, quem viu os livros em físico nota que eles tem a mesma espessura de qualquer outro livro básico de D&D.

Se formos comparar com o da 3.5 é quase a mesma espessura, e olha que ele tem bem menos classes, entende o ponto agora, não vamos querer jogar com o LdJ do tamanho de uma Bíblia (daquelas que as pessoas botam na sala), além de que, manter a encadernação com qualidade, com todo esse tamanho é mais difícil e fatalmente ela vai se desgastar rápido, principalmente por causa do uso, afinal ele é consultado diversas vezes durante o jogo e muito mais na criação de personagens, um encadernação daquela maneira em um livro com 10 centímetros ou mais de grossura ia se desgastar rápido e a vida útil do livro seria menor.

No fim das contas é melhor pro nosso bolso que eles estejam separados mesmo.
Editado pela última vez por Aluriel de Laurants em 14 Abr 2009, 14:06, em um total de 1 vez.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Madrüga em 14 Abr 2009, 11:52

Agora respira. Cara, divida seu texto em parágrafos. Não, em FRASES primeiro. É desesperador de ler.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Sr. Pichu em 14 Abr 2009, 12:35

Oda Nobunaga escreveu:
Fazer do uso de miniaturas e tabuleiros uma obrigação no mais puro estilo "enfiada goela abaixo." Esses caras estão pensando o que?

O tabuleiro vem de graça com o core. Você pode usar moedas de 1 centavo para marcar as "miniaturas". HURR COMO ELES OUSAM!

so much true...
no grupo do meu cunhado eles no final gostaram deu ter insistido no uso do tabuleiro, segundo eles que odiavam tal prática, melhorou e muito os combates, já que eles começaram a conseguir visualizar direito o que diabos estava acontecendo

Redução do número das tendências de 9 para apenas 5. Ainda não vi qualquer argumento convincente para tal despautério.

Não 5, 4. Uma das opções é jogar sem tendencia. Finalmente em D&D você pode jogar sem tendencia, de longe um dos aspectos mais imbecis feitos pelo jogo e se algum mocorongo apontar Planescape, PLANESCAPE SATIRIZAVA o sistema de tendencias de maneira genial então silencie-se.

sou obrigado a concordar
adoro Planescape, mas tenho que concordar
"Vocês, de alinhamento caótico se sentem oprimidos aqui, a aura de Ordem chega a sufocá-los"

Retirar do LJ as classes do Bárbaro,Bardo e Druida. E não adianta dizer que elas resurgirão em suplementos futuros.Meu dinheiro não estica que nem borracha!

Nova edição, novas classes básicas. Ou você acha que AD&D tinha monge e barbaro no core?

temos o Warlock (que dessa vez funciona) e o Warlord que é um ótimo lider marcial
seu dinheiro não estica que nem borracha? JURA? acho que pensaram nisso afinal, o PHB2 foi lançado UM ANO DEPOIS, e não temos mais o ritmo de lançamentos mensais, puxa vida, como eles sugam o nosso pobre dinheirinho...

Luminus escreveu:1. alguém reclama de que agora é obrigatório o uso de tabuleiros e minis
5. venho eu e falo que o AD&D não dependia de mini
7. todos concordam

claro, e não existiam efeitos de área em AD&D

Oda escreveu:Incrivel como o cerebro do Luminus ligou em "Blerg AD&D AD&D AD&D".

meh, ignora
quem sabe ele desencana de ficar enchendo o saco com o "LOL AD&D"
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Smaug em 14 Abr 2009, 15:11

PLANESCAPE SATIRIZAVA o sistema de tendencias de maneira genial então silencie-se.

Hum, isso explica os modrons. Eu nunca consegui levar a sério nada que tivesse os modrons...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Lorde da Dança em 14 Abr 2009, 17:19

Ficar lenhando a 4E não é exclusividade do Cassaro. Na livraria onde costumo ir,conversei com a responsável pela seção de RPG e quadrinhos.Ela me disse que todos que conversam a respeito de D&D com ela,falam mal da 4E!

Eu tenho x explicações para haver tanto movimento anti-4e.

:seta: há as pessoas que não gostaram por motivos racionais e plausiveis.
:seta: Há as pessoas que não a conhecem, mas como viram gente falando mal no orkut e o próprio Cassaro, então repetem o que ouviram.
:seta: um pouco de preconceito quanto as mudanças, mesma coisa de AD&D para 3e, e talvez de 0d&d para AD&D.
:seta: As pessoas que não gostam de algo irão sair espalhando suas opiniões mais do que as pessoas que gostaram, as vezes fazendo isso em locais inapropriados (como tópicos sobre a morte de David Arneson :frenzied: ).
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Tower Keeper em 14 Abr 2009, 23:19

Dentre as exclusões na 4E,a única com a qual eu concordo foi a do monge. :aham: Ela simplesmente não faz sentido fora do contexto de um cenário oriental! :tsc:
Tower Keeper

Mensagempor Youkai X em 14 Abr 2009, 23:43

Na 4E tiraram de início as classes druida, bárbaro, feiticeiro e bardo porque agora cada classe na 4E ocupa muito espaço (com suas listas de poderes e paragon paths). Além disso algumas dessas classes nào estavam completas e ainda estavam tendo arestas aparadas e conceitos renovados ou mudados para o tipo de jogo que a 4E quer propor (um deles o máximo equilíbrio possível entre as classes). Então deram foco às 4 classes classicas de D&D (guerreiro, mago, clérigo e ladino), 2 classes que embora não sejam as 4 clássicas já são bem antigas e praticamente clássicas (paladino e ranger/patrulheiro) e como em toda edição nova de D&D, algumas classes novas, pra mostrar as mudanças de conceito e atmosfera no jogo (e escolheram o warlock por ter sido a classe não-core do 3.5 mais popular lá nos EUA, além do warlord, que ainda Não sei o motivo de terem incluido ele).

Querendo ou não druidas, bárbaros, feiticeiros e bardos não são classes tão clássicas ou icônicas assim se formos considerar D&D desde sua primeira edição. Algumas dessas classes nem eram Core no 0D&D ou AD&D e entraram mais tarde em suplementos, sendo colocadas como classes core na 3.0.

E agora no PHB 2 essas classes voltam, sem desequilíbrios, com novas possibilidades legais de poderes, com algumas mudanças conceituais (bárbaro mais totêmico e com conexão a espíritos primais), etc.

Sacou agora, Tower Keeper XD ?
Youkai X

Mensagempor Lumine Miyavi em 14 Abr 2009, 23:43

Você quer dizer artista marcial, né? Porque um monge não é mais nada que um clérigo. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Tower Keeper em 15 Abr 2009, 01:25

Sim Youkai X,eu saquei.Mas aquela idéia de reproduzir a lista de magias para cada classe que a usa foi,a meu ver,uma idéia infeliz. :parede: Agrupar todas no final do livro(como era até a 3.5) teria economizado um bocado de espaço. ^_^
Lumine Miyavi disse
Você quiz dizer artista marcial,né?Porque o monge não é nada mais que um clérigo.

Discordo com veemência,Lumine! :tsc:
Afinal de contas,os clérigos podem curar ferimentos,esconjurar mortos vivos e maus espíritos,além de ressucitar os mortos. :aham:
Monges não fazem nada disso! :bwaha:
Editado pela última vez por Tower Keeper em 15 Abr 2009, 01:30, em um total de 1 vez.
Tower Keeper

Mensagempor Madrüga em 15 Abr 2009, 01:27

Tower Keeper escreveu: Olha Kumine Miyavi eu não acho que o monge possa ser classificado como "mais um clérigo". :nao:
Afinal de contas,os clérigos podem curar ferimentos,esconjurar mortos vivos e maus espíritos,além de ressucitar os mortos. :aham:
Monges não fazem nada disso! :bwaha:

Corrigindo: "Monges não fazem nada disso!"

E "Kumine" foi feio...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Youkai X em 15 Abr 2009, 01:38

Tower, mas eles preferiram que cada classe fosse exclusiva e não interferisse no nicho da outra.

Ao meu ver o problema de muitos que odeiam a 4E é que eles querem reproduzir suas mesas de 3.5 e seus personagens na 4E. E isso é impossível. D&D 4E é um novo mundo, com novas possibilidades e novas visões de jogo,de mundo e de interação entre classes, raças e etc. mas ainda com muito da essência de D&D.

Só faltam mais filmes e romances de referência pra imaginarmos como seriam warlocks, swordmages ou tieflings icônicos XD
Youkai X

Mensagempor Tower Keeper em 15 Abr 2009, 02:15

Criar romances de referência não deve ser um grande problema pro time de autores da Wizard,meu prezado Youkai X. :cool: Quanto aos filmes,pode tirar o cavalinho da chuva! :bwaha: Me diga:quantos filmes você conhece,feitos com os personagens e monstros do universo de D&D? :ops:
Tower Keeper

Mensagempor Lector em 15 Abr 2009, 04:16

Um dos motivos de terem incluído o Warlord no Livro do Jogador foi pra mostrar a tal da "mudança de conceito", que na verdade não mudou, apenas deixaram mais claro o que já era um conceito que existe desde as versão antigas, que é a que os pontos de vida são abstratos, assim colocar uma classe com poderes de cura marciais seria uma ótima maneira de deixar isso claro, aqlém de também ter uma segunda opção de classe para o role de Líder
a questão sobre os Druidas e Bábaros é que eles usam uma fonte de poder diferente, primal, então, entre outras coisas, acharam melhor colocar num livro a parte, além de que essas classes podem ser simuladas/substituídas por algumas das classes básicas (o Druida pelo Clérigo e o Bárbaro pelo Gurreiro OU pelo Ladino OU pelo Ranger, ou até pelo Warlord se for o caso)
No caso do Bardo, temos que levar em conta que ele é uma das classes menos apreciadas pelos gringos, sendo, entre outras coisas, a classe que mais sofre com o estigma de "pato". mas a classe até que tava quase pronta, e seria incluída no básico, mas como eles pretendiam que cada classe fosse mais facilmente associada a uma raça pra facilitar pros novatos, o meio-elfo, que seria a raça associada ao bardo, acabou ficando mais ou menos com o clérigo
Lector

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários