[what the fuck?] Forgotten Realms..

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Armitage em 19 Jan 2008, 12:31

Galera, o que o Madruga e o Cak querem dizer (e eu concordo) quanto ao politeísmo Aber-toriliano, é que este, mitologicamente falando, é muito raso, infantil.

Mitologia não é "Deus X é dono de Aspecto Y". Mitologia é uma teia de significados e indicadores de significados, que refletem as crenças, anseios, costumes, etc. de um povo. Por isso, se você botar um deus realmente VIVO e ANDANDO no meio do povo, você basicamente MATOU qualquer mitologia. E não é desculpa ser um cenário de fantasia, porque existem cenários de fantasia mitologicamente-conscientes, como Glorantha por exemplo ( http://en.wikipedia.org/wiki/Glorantha )

Então sério, não tentem defender a "mitologicidade" de Toril. É melhor argumentar que essa foi uma decisão proposital por parte dos autores.

EDIT: aliás, taí uma coisa que sempre me brochou na cosmologia de D&D, o fato dos deuses serem "stated-out" assim como personagens, tendo toda uma lista de poderes, atributos, pontos de vida, talentos, etc. - dando margem a toda uma interação física, mundana (até mesmo na porradística!!) com os mesmos. Isso é TÃÃÃO anti-mitológico.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Gladius Dei em 19 Jan 2008, 15:22

Gladius Dei escreveu:Cara, sério, não estou entendendo seu ponto. Uma hora você fala que FR não é politeísta, daí mostramos que também não é assim, agora você fala que o problema é comparar com panteão grego, e eu concordo, porque não tem como comparar par a par mundo real com um mundo onde os deuses aparecem como avatares comumente, dragões voam nos céus, magos e clérigos manipulam a realidade... mas você também está continuando com essa linha de panteão grego, cara. :blink:

Sério, o assunto da comparação já morreu, cara. Deixa estar. Principalmente porque tem outros pontos interessantes para debater e criticar.

Gladius Dei escreveu:É um cenário que tem trinta anos, e foi criado no início dos cenários de RPGs, e por um "muleque", e tentou abarcar todos os estilos de cenário em um só (afinal, Amn e Calimshan infelizmente foram criado antes de Al-Qadim; o sul antes de Zhakara; o Oriente Inacessível antes da área oriental do cenário, etc),portanto coisas ainda melhores por aí.

Não há desculpas para as coisas toscas que foram feitas. Foram ditas apenas as razões.

E novamente, quanto à Deus X com portfolio Y, é um erro comum de MUITOS cenários de D&D, não uma exclusividade de FR. Obviamente que não é desculpa, mas então não é uma coisa exclusiva de FR, que deve ser o assunto deste tópico, creio.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Elven Paladin em 19 Jan 2008, 15:59

E não é desculpa ser um cenário de fantasia, porque existem cenários de fantasia mitologicamente-conscientes, como Glorantha por exemplo ( http://en.wikipedia.org/wiki/Glorantha )

Ducks or Durulz are large intelligent ducks with arms instead of wings (or men cursed with feathers and webbed feet, depending on your point of view). They reside around rivers, mainly in Sartar, and have an unexplained mystical affinity with Death.

Furry-Inteligent Ducks... U-A-U. :linguinha:
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor AKImeru em 19 Jan 2008, 16:12

Ducks or Durulz are large intelligent ducks with arms instead of wings (or men cursed with feathers and webbed feet, depending on your point of view). They reside around rivers, mainly in Sartar, and have an unexplained mystical affinity with Death.

Isso é Win, pois são PATOS MUSCULOSOS.

E fail, porque é furry.

Então...Meh?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Armitage em 19 Jan 2008, 22:31

Furry-Inteligent Ducks... U-A-U.

Isso é Win, pois são PATOS MUSCULOSOS.
E fail, porque é furry.

Caras, vocês são podres. :rolando:

Mas o ponto é a mitologia porra!
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor Madrüga em 19 Jan 2008, 22:51

O que eu falei pro Elven hoje: se for para acusar de "furry", vamos apontar o dedo para os gregos e os minotauros, os centauros...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Youkai X em 19 Jan 2008, 23:07

A cruzada contra os furrys já está exagerando um pouco, não?
Youkai X

Mensagempor Armitage em 19 Jan 2008, 23:23

Youkai, esse teu avatar aí é o mais incômodo do fórum. Tira essa porra cara!

(se eu fosse hacker já tinha substituído por uma bichona desvairada só de raiva)

Armitage

Mensagempor GoldGreatWyrm em 19 Jan 2008, 23:27

Olha esse linguajar... vai ter que lavar essa boca com sabão :b
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Youkai X em 19 Jan 2008, 23:33

Silva, qual é o teu problema com o meu avatar? Ele te lembra de alguma coisa ruim do seu passado :twisted: ? Tá, parei :bwaha:
Youkai X

Mensagempor Armitage em 20 Jan 2008, 00:16

Me lembra sim... o filme Krull. É uma mistura de 2 personagens do filme - o cíclope de 1 olho só (DUHH!!! ) e o monstro do final.

O que é esse bicho afinal? :blink:

Armitage

Mensagempor AKImeru em 20 Jan 2008, 00:26

O que eu falei pro Elven hoje: se for para acusar de "furry", vamos apontar o dedo para os gregos e os minotauros, os centauros...

Eu sempre apoiei a causa romana de roubar o lugar dos gregos na historia.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Madrüga em 20 Jan 2008, 10:27

Oda Nobunaga escreveu:

Eu sempre apoiei a causa romana de roubar o lugar dos gregos na historia.

Os deuses eles já roubaram, só mudaram de nome.

Sereias também são furries? Quer dizer, não têm pêlos, seriam... "scalies"?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Sr. Pichu em 20 Jan 2008, 12:41

creio eu que por mais que pareçam, acho que não são...
sereias não tem akele negócio no meio das pernas que os furries A-D-O-R-A-M
elas têm... peitos
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Khelben Arunsun em 20 Jan 2008, 12:48

Já que foi perguntado, eu respondo:

Forgotten Realms. Gostaria de entender como pode isso vender pra xuxú e ser tão popular até hoje quando, pelas barbas do profeta Zaratustra - parece ter sido "elaborado" por um adolescente punheteiro de 14 anos !

Vende muito e é popular até hoje porque há mercado para ele. Se há mercado suficiente para mantê-lo vivo mesmo depois que outras excelentes idéias foram enterradas, deve haver algum motivo, concorda?

Cite o motivo lógico que o faz acreditar que ele aparenta ter sido escrito por um adolescente punheteiro de 14 anos, por favor.

Sério. Deve ser o pior cenário de fantasia de todos os tempos! Não há um pingo de coerência sequer - um "copy-and-paste" das culturas da terra, de regiões ou eras totalmente distintas, "disfarçadas", e colocadas lado-a-lado de forma completamente sem sentido, com um resultado que não reflete a menor sensibilidade à conceitos básicos como intercâmbio cultural ou geopolítica.

Opinião sua, tudo bem. O gosto é seu. Agora, aponte-me a incoerência: existem sim culturas da terra que foram jogadas sem sentido dentro dos Reinos, e nenhuma delas foi jogada pelo autor do cenário, então, seu argumento do adolescente punheteiro não só é descartado como também é descabido. Procure se informar melhor sobre o cenário. Pode me perguntar, se quiser. Sobre a geopolítica dos Reinos, cite por favor a falta de sensibilidade aos conceitos básicos. Estou aguardando uma elaboração melhor do seu ponto de vista, pois não sei exatamente do que vc está reclamando...

Sem contar que o nível e o poder da magia é absurdamente alto mas a maioria da sociedade se encontra em um estado primitivo entre idade média / renascimento... e por centenas de anos! Nada de "revolução indústrial mágica" ou coisa do tipo. E a forma como a coisa toda é tratada, parece que o mundo é um grande playground de heróis indo pra lá e pra cá matar monstros.

O continente principal, Faerûn, possui 60 milhões de habitantes sencientes. Como esses habitantes estão em um modo de pensar semelhante ao de um habitante da terra medieval, seu mundo é regido por superstições e teorias errôneas e infundadas. Por isso que não existem telemarketing com bola de cristal, ônibus de tapete voador,e essas coisas. Até porque, pra atender 60 milhões, a quantidade de magos é bem pouca...

Sobre o mundo parecer um grande playground de heróis indo pra lá e pra cá matar monstros... puxa, achei que vc estava falando de Tanis e Cia.... quer dizer, Rikus e Cia... quer dizer, Gandalf e Cia... quer dizer, Elric e quem sobrevivesse a qualquer um que suportasse dez minutos próximo de Stormbringer... quer dizer, Conan e Cia... quer dizer, Overpaladino e Cia... quer dizer, Eragon e Cia... quer dizer... Gereth Yaztromo e Cia... quer dizer, Hiro Nakamura e Cia... quer dizer, histórias de heróis e seus feitos e Cia.

Isso te incomoda?

A coisa chega a ser ofensiva à inteligência humana pós-infantil.

Por exemplo...

E o mais estranho é que sempre existiram boas alternativas de fantasia medieval no mercado - sejam pseudo-históricas (Greyhawk, Harn, Ars Mágica, Pendragon, Yrth, Artesia, etc. ) ou mais exóticas ( Tekumel, Earthdawn, Era Hyboriana, Talislanta, etc. ), todas mais consistentes e coerentes em suas "elaborações".

Não diria mais consistentes, mas sim tão consistentes quanto. Mas, lógico, argumentar contra alguém que não coloca embasamento sólido em suas perguntas é o mesmo que discutir com fã de Tormenta. :twisted:

Alguem consegue achar uma explicação racional pra isso ?? Alguem consegue indicar uma ótica diferente, mostrar o cenário por um outro ângulo??

Claro. Basta observar Faerûn de uma perspectiva diferente da sua. Você está correto em algumas de suas observações, e eu concordo contigo. Mas vc está olhando só para o ponto negativo, e dando a ele uma dimensão de metaverso (parece um ex-patrão meu, que se vc levasse para ele uma folha a4 em branco, e nela existisse um ponto preto de 0,001 milímetro, ele fazia um escândalo... por causa do ponto preto, ignorando todo o resto da folha em branco).

Olhando Faerûn de uma ótica diferente: Entre no site Últimos Dias de Glória, e dê uma olhada no artigo traduzido descrevendo a cidade de Uthmere. Lá, o autor do cenário descreve, simplesmente, uma cidade. Gostaria que vc, após ler o artigo, me demonstrasse onde está o copy-and-paste, onde está a high-magic, a falta de sensibilidade geopolítica, os super-heróis salvadores do dia, e etc.

ps: e quanto à nova edição? Melhoras ou pioras vêm por aí? (piorar vai ser difícil heim... )

Depende do gosto do freguês. Haverão coisas boas e ruins, como sempre. Mas a gente sobrevive. :aham:
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários