[3e] Combate Montado

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[3e] Combate Montado

Mensagempor Iuri em 30 Jan 2010, 10:38

Então pessoal, meu primeiro tópico aqui (que emoção :pidao: ), na verdade é uma dúvida simples...

Quando um personagem está montado tanto ele quanto sua montaria agem no mesmo valor de iniciativa, certo ? (que no caso é o valor do cavaleiro, correto?)
Pois bem, o PH diz que o cavaleiro gasta uma ação de movimento para comandar a montaria, e a montaria usa sua ação de movimento para realizá-lo, então cada um ainda tem uma ação padrão. A dúvida é, cada um pode fazer um ataque com suas ações?

A dúvida surgiu pois comecei a mestrar pra um grupo novo, q considerava q apenas o cavaleiro atacava, e pesquisando no PH não encontrei nada mencionando a possibilidade dos dois atacarem (nem o contrário!)... além disso, é plausível pensar que o cavaleiro tenha que comandar o ataque da montaria (com Ride) (a nao ser q seja uma criatura inteligente, ex Worg), e atacar ao mesmo tempo q sua montaria deve dificultar o ataque, acarretando em penalidades no mesmo (ou até mesmo impossibilitando-o).

Que que o pessoal mais experiente (q eu, rsrsr) acha?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

[3e] Combate Montado

Mensagempor Luminus em 30 Jan 2010, 10:51

Eu acho que os dois podem atacar, cara. Mas o que eu acho mesmo, é que você não sabe o que começou...

E.
Luminus

[3e] Combate Montado

Mensagempor Iuri em 30 Jan 2010, 11:02

Pois eh, pela lógica das regras seria até errado eu não utilizar tudo o q os adversarios podem fazer (e nisso entendam "atacar") e depois considerar o CR tal como é na hora de dar xp, como os goblins montados em worgs da sessão mencionado (eles seriam mais mortais se os goblins não estivessem montados :sobrancelha: ?)

Mas por outro lado, qm já ouviu falar de cavalos dando patadas enquanto o cavaleiro ataca?

E na quarta edição eu não lembro (nunca me aprofundei nela) se tem algo explicando essa situação....

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

[3e] Combate Montado

Mensagempor Luminus em 30 Jan 2010, 11:10

Um cavalo pode muito bem dar coices, ou mesmo empinar, enquanto o cavaleiro ataca, e como os dois "se conhecem", creio que isso ocorreria sem que uma penalidade fosse necessária.

Agora, uma dica: sempre que você quiser criar um tópico, use o campo de buscas e veja o que é que há sobre o assunto nos tópicos mais antigos. Assuntos que você pode querer procurar incluem:

Combate Montado
Monge
Meteoro
Monge Meteoro
Tormenta
Arton
Piratas
Ninjas

Sempre que você tiver alguma questão acerca de quaisquer desses tópicos, utilize o campo de busca, no canto superior direito da tela, e veja o que já existe de mateiral disponível. Não sou moderador, não estou dizendo que você pode ou não fazer, estou apenas tentando te ajudar a obter respostas mais rapidamente. E evitar flames nos seus primeiros tópicos.

Inté!

E.
Luminus

[3e] Combate Montado

Mensagempor Youkai X em 30 Jan 2010, 11:12

Ninjas não tem aqui na sessão de D&D na Spell. Ao menos não em uma grande discussão XD
Youkai X

[3e] Combate Montado

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Jan 2010, 11:24

Se não me engano, puxando de memória, escolha a iniciativa maior dentre os dois.

Há sim uma lista de comandos do cavaleiro, e ele pode comandar a montaria para atacar.

Ambos cavaleiro e montaria concedem XP e contribuem para o ND do encontro.

Na 4e, está no Guia do Mestre as regras de combate montado, no Livro do Jogador o talento Combate Montado e no Manual dos Monstros as montarias.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

[3e] Combate Montado

Mensagempor Iuri em 30 Jan 2010, 11:34

Humm, obrigado pela dica, eu realmente não pensei em pesquisar (newbies são soda...) mas depois de uma rápida busca eu constatei q nada sobre o assunto foi abordado previamente mesmo.

(monge meteoro :blink: )

Mas sobre essa lista de comandos do cavaleiro... tu esta se referindo a lista de comandos que podem ser ensinados através do handle animal? pq se for o caso o cavaleiro precisaria realizar um teste (Handle Animal DC 10) como ação de movimento para q ele ataque (ou seja, ambos só poderiam atacar se não se movessem no turno)... Senão for o caso, poderia me dar mais detalhes sobre essa lista?

Iuri

[3e] Combate Montado

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Jan 2010, 11:39

É, eu confundi as listas. Mas realmente, pode se usar Handle Animal para forçar a montaria a atacar, mas é ação padrão, exceto se tu fores druida ou ranger e a montaria teu companheiro animal.

Outra opção é atropelar o oponente.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

[3e] Combate Montado

Mensagempor Iuri em 30 Jan 2010, 11:54

Não, a ação é de movimento mesmo (se for druida ou ranger a ação é livre)... tirado do SRD:

Action

Varies. Handling an animal is a move action, while pushing an animal is a full-round action. (A druid or ranger can handle her animal companion as a free action or push it as a move action.)

Quanto ao atropelar, realmente é uma opção que eu não havia pensado, mas acarreta em consequencias diferentes do que os dois atacarem juntos... com o atropelar tu pode derrubar o oponente (o q eh bom :b ), mas esta sujeito a ataque de oportunidade, e pode acabar sendo derrubado se o oponente conseguir te bloquear (e nesse caso tu ainda levaria o dano da queda do cavalo), alem do q tu não causa dano nenhum (só a montaria causaria, no caso)

Iuri

[3e] Combate Montado

Mensagempor Maceh em 31 Jan 2010, 00:27

SRD: Ride ( http://www.d20srd.org/srd/skills/ride.htm )
Fight with Warhorse

If you direct your war-trained mount to attack in battle, you can still make your own attack or attacks normally. This usage is a free action.

Dá pra considerar os worgs como "War-trained"? se sim, Ação livre, disponibilizando ataques da montaria e do cavaleiro.

Quanto a iniciativa, pelo que lembro, ambos rolam a iniciativa separadamente, mas é BEM provável que o cavaleiro vá adiar sua iniciativa para junto da montaria, para utilizar de investida montada etc.
Every touch cuts deeper than the last
Maceh

[3e] Combate Montado

Mensagempor Iuri em 31 Jan 2010, 00:33

Nossa, como eu não achei isso? devia ta com muito sono na ocasião...

Valeu pela ajuda, para todo mundo q deu sua opnião.

PS: acho q Worgs são treinados para combate sim, esse war-trained provavelmente só diferencia os cavalos e poneis comuns dos de guerra.

Iuri

[3e] Combate Montado

Mensagempor Maceh em 31 Jan 2010, 00:40

é o mesmo que eu penso, mas sempre tem alguem que pensa diferente, deixei aberto para opiniões posteriores :P
Every touch cuts deeper than the last
Maceh

Voltar para Sistemas e Cenários