Sobre o mundo
Não são muitos que sabem qual é o nome desse mundo, que muitos chamam simplesmente de mundo. Alguns estudiosos chamam de Plano Material e alguns mais obcecados chamam de Plano Material 37-21. Os esclarecidos de classes elevadas e grandes cidades conhecem este mundo como Tesvil. O ano atual é 510, após o cataclísmico evento conhecido como Cataclisma das Torres, onde grandes impérios ruíram após meses de ataques de entidades abissais.
É em vários pontos um mundo comum, com um sol, uma lua (algumas vezes ela emite um brilho azul sobrenatural belo, mas desconfortável), estrelas, florestas e diversos outros detalhes padrão da natureza. Seu ano é dividido em 12 meses de 28 dias. Talvez os corpos celestiais mais assustadores são as chamadas estrelas de Melech, como Acamar, Ilban, Khirad e outras, incluindo a lendária e desaparecida Allabar. A conexão de Tesvil é direta com os Ermos Feéricos, seu eco resplandecente, assim como com o Pendor das Sombras, seu eco sombrio.
A região inicial é nas Colinas de Koldarv, uma região bucólica, até pacífica na maior parte do tempo. É uma agradável região temperada, mas cujos invernos podem ser bem rigorosos. A maioria dos animais são bovinos, cabras, cervos, mamíferos pequenos e médios, mas também é habitado por grandes pumas, alguns tigres vindos do leste, ursos, lobos. Muitas espécies de monstros mais exóticos podem surgir pela região, desde cocatrizes nos descampados sulistas a wyverns ferozes a górgonas territoriais e até mesmo os poderosos dragões e bestas além da compreensão racional, como os Observadores ou Crias Pútridas. Mortos vivos também assombram algumas localidades amaldiçoadas assim como entidades do além aparecem nas horas mais inoportunas e fadas aparecem para pregar desde inofensivas peças a brincadeiras cruéis.
Sobre os povos
A raça mais comum do Vale Koldarv é a raça humana, geralmente sendo os homens brancos dos antigos impérios Vatranos ou das diversas tribos locais os mais comuns, mas com ex-escravos Chedit e mercadores Lulhye como representantes de humanos de pele escura e traços fortes. Do leste, aparecem alguns poucos humanos de pele amarelada e olhos puxados, especialmente na cidadela de Hengsor
Outros povos incluem os furtivos e festivos elfos, os gananciosos e rabugentos anões, os distantes e belos eladrins, os expansivos e nômades halflings, os guerreiros e honrados draconatos, os esquivos e amaldiçoados tieflings e os ferozes e também honrados povos das altas colinas, os Golias. Raramente aparecem seres como os sábios e serenos devas, os rejeitados meio-orcs, os mais distantes e ariscos gnomos, os distantes mercadores e mercenários minotauros, dentre outros seres
Mas nem só de povos amigáveis ou negociáveis vive o vale Koldarv e o mundo. Há muitos povos hostis, desde nativos a seres vindos de longe. Os mais emblemáticos são os covardes e astutos goblinóides (embora hobgoblins organizam-se em clãs guerreiros e valorizem muito a coragem e disciplina), os brutais e ferozes orcs. Nos pântanos das Terras baixas vive o povo-lagarto, que apesar de geralmente indiferente, ataca sem distinção todos que adentram em suas terras, apesar de sumirem durante os invernos, assim como os frágeis e engenhosos kobolds, que sempre têm seus lares subterrâneos para se aquecer, tais quais os fanáticos brutais trogloditas.