Jogadas Básica
O dado usado no s2 é o dado de 10 faces (d10).
Durante cada jogada o jogador terá uma quantidade de dados para usar, geralmente um de seus atributos mais um dos seus diferenciais contra uma determinada dificuldade. Essa quantidade de dados é chamada de monte, e você pode escolher a quantidade de dados que vai disponibilizar do seu monte em cada um dos testes que o Mestre pedir.
Os testes podem ser do tipo: Teste Simples; Teste Resistido.
Teste Simples
O jogador lança X dados e compara o resultado de cada um com a dificuldade apresentada pelo Mestre. Quantos mais resultados ele obtiver que forem maiores ou iguais a dificuldade maior sera o sucesso da ação.
Teste Resistido
O jogador faz um teste simples contra outro jogador, que faz um teste simples também. Aquele que conseguir mais resultados acima da dificuldade sugerida pelo Mestre ganha a disputa.
Exemplos:
O jogador A possui 5 dados em seu monte e decide executar uma ação que necessita de uma dificuldade 7. Ele considera essa dificuldade grande o suficiente pra ele gastar apenas 4 dos seus dados, os resultados obtidos são: 4, 7, 8, e 6. Logo ele consegui 2 sucessos (os nº 7 e 8), o que o faz com que sua ação aconteça normalmente.
Agora o jogador A decide enfrentar o jogador B em uma disputa de uma determinada habilidades. O jogador A possui 5 dados em seu monte enquanto o jogador B possui 8 dados em seu monte, sendo um oponente bem mais forte. O jogador A não quer dar nenhuma chance ao jogador B e usa todos os dados do seu monte, já o jogador B que está bem confiante, usa apenas 6 dos seus dados. O Mestre então define que esse desafio apresenta algumas condições muito complicadas para ambos, e declara que a dificuldade da ação é 8. O jogador A consegue: 5, 8, 10, 4, e 10. O jogador B por sua vez consegue: 5, 6, 10, 2, 2, 7. Ou seja, o jogador A tem 3 sucessos (os nº 8, 10, e 10) e o jogador B consegue apenas 1 (o nº 10), perdendo humilhantemente para seu rival.
Ação Automática
O Mestre pode querer usar uma Jogada Simplificada. Considerando que determinada ação teve sucesso caso o jogador use uma quantidade de dados do seu monte maior ou igual a dificuldade. Sendo assim, caso um jogador possua 7 dados em seu monte e queira fazer uma ação de dificuldade 6, ele pode declarar que usa 6 dados em uma jogada simples, considerando então um sucesso da ação automático, dispensando jogadas de dados.
O Mestre pode querer usar uma Jogada Simplificada. Considerando que determinada ação teve sucesso caso o jogador use uma quantidade de dados do seu monte maior ou igual a dificuldade. Sendo assim, caso um jogador possua 7 dados em seu monte e queira fazer uma ação de dificuldade 6, ele pode declarar que usa 6 dados em uma jogada simples, considerando então um sucesso da ação automático, dispensando jogadas de dados.