Introdução

No principio havia o tudo e o nada...

Moderadores: cigano, Moderadores

Introdução

Mensagempor cigano em 12 Jun 2011, 00:10

"Pleased to meet you
Hope you guess my name
But what's puzzling you
Is the nature of my game"
- Sympathy For The Devil - The Rolling Stones


O que é isso?

A idéia dessa campanha surgiu de uma pergunta que quase todo RPGsista já se faz diante de algo que gosta: - " E se cada um desses personagens fossem um jogador?". Bem, eu me fiz essa mesma pergunta quando pensei em criar um mundo a primeira vez.

Basicamente eu sempre tive vontade de testar isso, deixar cada personagem e aspecto importante na criação de um cenário nas mãos dos jogadores. Fazer algo tão aleatório e diversificado que seria impossível pra uma mente só conceber, e pode-se dizer que eu já fiz algo nesses moldes, e foi bom!

A alguns bons anos atrás eu mestrei um PbF pela internet com um grupo diversificado de jogadores, indo de amigos próximos a completos estranhos. Durou pouco mais de um ano pois tive que parar por falta de tempo, mas o tempo em que ele durou foi muito proveitoso, e acho que não preciso dar aula sobre o quanto o RPG pode ser impar na crianção de uma história quando em mesa.

Como fazer?

O melhor lugar pra se encontrar muita gente disposta a jogar é sem duvida na internet, dificilmente vou conseguir achar tantos jogadores assim aqui por perto da minha casa. E que lugar na internet é melhor que a Spell pra gerar jogadores experientes, dispostos a novidades, e com uma capacidade critica apurada? Então me parece simples a escolha de onde ir e a quem recorrer.

Agora, faz um bom tempo que não mestro nada, e também não gostaria de incorrer no mesmo erro que cai na ultima vez, claro que também ganhei alguma experiência com os anos, então por hora prefiro ir de vagar, um passo de cada vez. Por isso decidi começar pelo começo, literalmente. Acho a melhor aposta e acredito que vai ser desse jogo inicial que todos os outros vão surgir.

Mesmo que eu não fosse do tipo que gosta de ouvir os jogadores, aqui a proposta é exatamente essa, dar liberdade pra imaginação de cada um explorar os cantos mais loucos possíveis. A unica coisa que me limito a fazer é manter tudo amarrado e em um único "plot", todo o resto é com os jogadores. Claro que essa resposta pode ser dada em jogo ou fora dele, por isso vou tentar organizar tudo aqui de uma forma que possa facilitar essa comunicação o máximo possível e dar liberdade e todo tipo de critica e sugestão (estamos na Spell afinal!), seja de quem joga ou quem acompanha. Se tem algo que quero fazer tanto quando voltar a jogar algo que gosto, e ter essa participação de todos, e espero que ela de certo e seja legal!

Eu gastei um tempo considerável pensando em que sistema usar, mas como já declarei, fazem bons longos anos desde a ultima vez que tive noticias sobre um sistema ou sobre qualquer novidade no mundo RPGistico. Então, num esforço de juntar liberdade com simplicidade, e também homenagear o fórum me decidi pelo Sistema da Spell. Como pelo que vi ele nunca saiu do papel oficialmente, e tinha uma proposta pelo que posso me lembrar bem bacana, acho que ele vai ser mais que perfeito aqui, ate porque podemos ir moldando ele conforme o jogo se desenvolve. Nada melhor que criar sistema e cenário ao mesmo tempo, dificilmente essa mistura pode dar errado!

Ainda não entendi, para de enrolar e explica mais uma vez

Ok, vamos dar um apanhado geral ate aqui e deixar as coisas o mais claras então?

A proposta é simples, criar um mundo jogando desde a sua raiz.
Pra isso vamos usar o fórum, marcando as sessões e catalogando o desenrolar dele.
Também vamos re-criar/adapatar o sistema da Spell, o s2.
Provavelmente vamos criar o mundo em vários atos, sendo o primeiro dele a crianção do mundo pelas mãos dos deuses.

Que barato, quero jogar comofaz/

Então, gostaste da idéia? Cada campanha vai ter seu briefing aqui nesse tópico, e ate ela ser iniciada (e depois também, porque não?) sintam-se livres para postar qualquer crítica ou sugestão, ela vai ser bem recebida pode apostar.

E se você não tem duvida e quer embarcar nessa viagem, use esse tópico também. Vamos ver o que conseguimos criar aqui.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Introdução

Mensagempor cigano em 12 Jun 2011, 00:10

"BUM! O Big Bang aconteceu, o que você faz?"

Ok, Briefing do primeiro Ato.

Well, a ideia é a mais simples possível, criar o mundo! :haha:

Bem, eu tinha um material bem bacana que criei com alguns bons jogadores, e desenvolvi uma regra básica para a criação das coisas. Quero usar ela aqui se não se importam.

A Âncora dos Mundos: É um artefato que fica no centro do universo e que guarda o próprio universo dentro de si. Ele é a origem de tudo e é como se fosse o Tao e mais ainda, se é que isso é possível.

Os Poderes, ou As Forças: Elas são as regras pelas quais tudo existe, elas são um conceito complexo, as Forças quem comandam e ordenam tudo, elas são a sustentação da criação. E elas são divididas em todo tipo de aspecto, existe por exemplo uma força para cada elemento, para sentimentos, para estados, para virtualmente tudo que existe, uma força também existe. Elas estão logo abaixo da Âncora dos Mundos na escala dos poderes.

Deuses: A Âncora criou os deuses com uma unica função, cuidar e guiar as forças. Eles tem pra isso poderes sobre as Forças, mas não são eles quem controlam elas, não completamente. Um deus pode ordenar as Forças do fogo para incandescer os céus se assim ele desejar, mas as Forças são ariscas e de difícil controle, elas podem se voltar contra os deuses, e bem... elas são o que existe de mais poderoso abaixo da Âncora dos Mundos!

Regras e Limitações

Nesse primeiro momento não existem regras, são deuses com poderes que que fogem a lógica, não tem como quantificar nada aqui, e nem é essa a proposta nesse inicio, sim, liberdade total (ou quase). Planejo criar um pequeno rabisco sobre a interação dos deuses com as forças, mas isso não vai acontecer na primeira aventura, e possivelmente ela vai servir de teste pra saber que caminho tomar, então não vou me preocupar com regras agora.

Limitações? Sim, muitas. Hei vocês interpretam deuses, mas não são eles, temos que limitar nossos "vicios" RPGisticos e tentar criar algo mais "verossímil" não é? Mas fora isso só existe uma coisa que os deuses não podem fazer, criar vida. Não, não é chato, não fale isso, você vai ver, sua cota como criador logo chega!

Bem, obviamente não exite porra nenhuma no principio das coisas né? Então os deuses... bem... não tem forma, falam, ou mesmo tem nome! São bobagens humanas que eles poderiam dispensar se as conhecessem (pois é, não tem nenhum deus com forma humana pra dar sua imagem e semelhança a sua criação). Também não existem muita ordem entre as forças, então basicamente vocês vão ter uma infinidade de massinhas de modelar a seu dispor, só que essas massinhas tem dentes e mordem, cuidado!

Eu tenho um "plot" único pra esse ato, e pra isso tive que reservar alguns papeis do processo de criação do mundo, mas tentei ao máximo que consegui não interferir na parte mais divertida, só peço que não se espantem com alguns acontecimentos, não é que eu seja (muito) deus-ex-machina, é que com tamanha liberdade eu tive que criar meio que a força uma historia, se não a coisa pode fugir muito, mas vamos ver, não vou ficar triste se eu tiver que abandonar alguns planos em detrimento de outro criado por vocês, ou se de alguma forma surgirem ganchos melhores que os que vou criar, podem apostar que não vou ter nem um pouco de remorso em voltar atrás.

Acho que com isso consegui passar um pouco do que quero por em jogo agora nesse inicio, agora é esperar pra tacar raios na cabeça dos infiéis!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Introdução

Mensagempor Emil em 12 Jun 2011, 20:03

Eu tenho interesse nisso, mas preciso confirmar se terei tempo antes. E minha sugestão é falar com o Oda: tenho a impressão de que o Dinastias, que ele está desenvolvendo (uma espécie de continuação do S2), cairia muito bem com a proposta, então aproveitamos pra testar e desenvolver o cenário junto com o sistema.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Introdução

Mensagempor cigano em 13 Jun 2011, 09:49

Eu dei uma olhada por cima, mas tava bem confusa a sessão, vou me arriscar lá denovo e ver se consigo entender melhor o sistema. Mas a premissa era otima!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Introdução

Mensagempor publicano em 15 Jul 2011, 00:12

Achei excelente a proposta e as regras, sempre quis participar de algo assim, valeu por ter me chamado a atenção pra isto aqui.

No aguardo sobre mais detalhes que perguntei via MP...
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Introdução

Mensagempor cigano em 17 Jul 2011, 01:28

Bem, curti pra caralho o ultimo jogo. Vlw guys! :victory:

Atualizei o Livro dos Dias, que agora mudou de nome :P

E amanhã ou depois pretendo começar o Log das aventuras, com um resumo do que aconteceu nelas, algo como uma historia sem presepada e mais concisa.

To bem satisfeito com o desenrolar da campanha, já tivemos o big bag, a separação da pangea junto com a extinção dos dinossauros, e o homem começa a se tornar o ser dominante.

Tambem surgiu o Big T. e o Emil deixou ele mais turbinado que o normal, mas acho que ele ficou mais carismático ate. Ia mudar o nome dele, mas... Tarrasque já é bom.

E fiquei encantado com os Daathi, Publicano, manda ver nessa raça. Curti demais, se depender de mim eles vão ter papel fundamental no jogo.

Hoje não que tá tarde demais, mas vou começar o bestiário, e durante a semana acho que vou começar um tópico só sobre o S2 e o que vamos usar dele, ate porque o que tá no tópico do s2 é o básico. Acho que agora que temos criaturas com mais de dois atributos e algo alem de garras e presas já da pra começar os playtests.

Enfim, jogo bom e produtivo.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Introdução

Mensagempor publicano em 17 Jul 2011, 03:44

Vou dar uma olhada no S2 esse domingo então...

Gostei pra caramba do jogo também. Muito divertido, bem dinâmico.

E que venha os aracnídeos daathi em sua busca pelo Livro de Mbai, com as bênçãos de Kashramaël! :b
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Survivor of the Pit

Mensagempor publicano em 20 Jul 2011, 13:17

Então esse é o bestiário, né?

Como ficarão os daathi? Eu escrevo algo e mando pra vc, eu posto, vc escreve e posta?...
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Introdução

Mensagempor publicano em 20 Jul 2011, 13:21

Kd o tal tópico do S2?
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Survivor of the Pit

Mensagempor cigano em 20 Jul 2011, 17:57

publicano escreveu:Então esse é o bestiário, né?

Como ficarão os daathi? Eu escrevo algo e mando pra vc, eu posto, vc escreve e posta?...


Movi o post pra cá pra ficar limpinho lá, mas sim. Escreve e me manda que posto lá no bestiario!

Achei que tinha te falado isso já. :ops:

E aqui está as regras do s2 que tu precisa conhecer por hora!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Introdução

Mensagempor cigano em 25 Jul 2011, 10:50

Esqueci (pra variar) de mencionar. Vocês ganharam um milagre cada no final da ultima sessão.

E dem uma olhada aqui. Vamos partir desse ponto aproximadamente na próxima sexta.

Assim que criar o tópico dos Deuses (creio fazer isso ainda hoje) eu atualizo aqui.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43


Voltar para [RPG] Lamara - S2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron