Classes Caçadoras
Enviado: 21 Mar 2011, 21:52
Já nem sei quantas vezes preparei 'esse' tópico... entre ser deslogado a queda de luz, o arquivo que eu fiz ficou... grande demais. Estou tentando me educar a escrever menos, deixar detalhes para depois e separar assuntos em vários tópicos já que textos grandes não combinam com fóruns.
Então ao invés de postar 'tipos de personagem(classes)' num tópico como pediram na enquete, vou separar. A maior parte é bem óbvia(guerreiros, ladrões) e o que há de mais diferente são os mágicos(casters), mas vou deixar a cereja do bolo pro final.
Não uso classes no meu sistema, mas uso definições(não cabe explicar aqui o que são) e 'pacotes prontos' à escolha do jogador, então falarei desses aqui. Sistemas com classes optam por classes 'gerais' ou específicas demais(respectivamente D&D(parcialmente) e Warhammer, só para citar os mais conhecidos), eu só falarei de específicas: 'roles sociais' por assim dizer. Se mecanicamente(para uma adaptação) seria bom diferenciar esses roles eu não sei.
Ou melhor seria dizer 'especialistas em feras'. Desde o típico caçador genérico ao especialista em monstros ao caçador de dragão, todos têm muito em comum mas diferem bastante em estilo, métodos, equipamento(e portanto perícias)... e todos são vistos socialmente como funções distintas. Todos abaixo são caçadores, mas todos têm suas opções bacanas específicas(se fossem classes, exclusivas) para personagens.
Caçadores em Geral:
Juro que não achei imagem melhor... devo upar uma mais adequada.
Big Hunters:
Caçadores de Gigantes são quase sempre uma versão badass, menos nobre e menos versátil de Cavaleiros.
Caçador de Dragões
Geralmente são encontrados como guerreiros, mas revestidos com couro de dragão e(por tradição) com um cordão dependurado no cinto, com um dente para cada dragão já abatido. E sempre com um escudo.
Caçador de Magos:
Menos caçador e mais detetive(e assassino), então vou entrar em detalhes no tópico sobre magos. Mas não deixam de ser caçadores que usam armadilhas, rastrear e exploram regiões ermas... no caso dos realmente bons, até mesmo planos diferentes. Arcos, bestas, laçar... o visual mais ou menos comum("marca registrada") deles é alguém com armadura, capa, chapéu de mago, bolsa cheia de pergaminhos(com estopim) e usando varinhas mágicas como setas para suas bestas. Fumar um charuto e tocar o terror são opcionais. Certo medo à magia(por bem e por mal) faz parte da profissão. Literalmente farejam magia.
Variante menos comum são caçadores de bruxas: raros, principalmente porque poucos sucedem. Todos sabem que não se caça bruxas, se foge delas(e não são 'farejáveis').
Caçador de Problemas:
O tipo mais comum, quase todo aventureiro é, principalmente os protagonistas(personagens jogadores). Requer pouca habilidade para aprender mas muita para dominar, se especializam em rastrear ganchos, laçar tesouros(em geral com donos) e se intrometerem onde não foram chamados. Armas prediletas são falta de bom senso e impulsividade. Alguns se especializam tão somente em iniciativa, para atacar primeiro e perguntar depois.
Resolver os problemas caçados não parece ser requisito dessa 'classe'.
Outros Caçadores:
Existem outras variedades de especialidades com nomes específicos, mas são regionais e específicas demais, ou não aconselhada para jogadores(como caçadores de elfos, que entra nos dois quesitos). Caçadores de fadas ainda são raros mas estão começando a se difundir mais pelo mundo(com a expansão central), mas ainda são específicos demais para colocar aqui.
E é isso por hora. Devo colocar mais detalhes e(o mais bacana) as habilidades especiais de cada tipo em outros posts nesse tópico... se alguém pedir, eu crio um tópico para um deles descrevendo a 'arte'(em muitos casos perícias 'especiais') mais habilidades relacionadas à atividade(que são o mesmo que talentos).
Então ao invés de postar 'tipos de personagem(classes)' num tópico como pediram na enquete, vou separar. A maior parte é bem óbvia(guerreiros, ladrões) e o que há de mais diferente são os mágicos(casters), mas vou deixar a cereja do bolo pro final.
Não uso classes no meu sistema, mas uso definições(não cabe explicar aqui o que são) e 'pacotes prontos' à escolha do jogador, então falarei desses aqui. Sistemas com classes optam por classes 'gerais' ou específicas demais(respectivamente D&D(parcialmente) e Warhammer, só para citar os mais conhecidos), eu só falarei de específicas: 'roles sociais' por assim dizer. Se mecanicamente(para uma adaptação) seria bom diferenciar esses roles eu não sei.
CAÇADORES
Ou melhor seria dizer 'especialistas em feras'. Desde o típico caçador genérico ao especialista em monstros ao caçador de dragão, todos têm muito em comum mas diferem bastante em estilo, métodos, equipamento(e portanto perícias)... e todos são vistos socialmente como funções distintas. Todos abaixo são caçadores, mas todos têm suas opções bacanas específicas(se fossem classes, exclusivas) para personagens.
SPOILER: EXIBIR
Caçadores em Geral:
Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Juro que não achei imagem melhor... devo upar uma mais adequada.
Big Hunters:
Caçadores de Gigantes são quase sempre uma versão badass, menos nobre e menos versátil de Cavaleiros.
Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Caçador de Dragões
Geralmente são encontrados como guerreiros, mas revestidos com couro de dragão e(por tradição) com um cordão dependurado no cinto, com um dente para cada dragão já abatido. E sempre com um escudo.
Menos caçador e mais detetive(e assassino), então vou entrar em detalhes no tópico sobre magos. Mas não deixam de ser caçadores que usam armadilhas, rastrear e exploram regiões ermas... no caso dos realmente bons, até mesmo planos diferentes. Arcos, bestas, laçar... o visual mais ou menos comum("marca registrada") deles é alguém com armadura, capa, chapéu de mago, bolsa cheia de pergaminhos(com estopim) e usando varinhas mágicas como setas para suas bestas. Fumar um charuto e tocar o terror são opcionais. Certo medo à magia(por bem e por mal) faz parte da profissão. Literalmente farejam magia.
Variante menos comum são caçadores de bruxas: raros, principalmente porque poucos sucedem. Todos sabem que não se caça bruxas, se foge delas(e não são 'farejáveis').
Caçador de Problemas:
O tipo mais comum, quase todo aventureiro é, principalmente os protagonistas(personagens jogadores). Requer pouca habilidade para aprender mas muita para dominar, se especializam em rastrear ganchos, laçar tesouros(em geral com donos) e se intrometerem onde não foram chamados. Armas prediletas são falta de bom senso e impulsividade. Alguns se especializam tão somente em iniciativa, para atacar primeiro e perguntar depois.
Resolver os problemas caçados não parece ser requisito dessa 'classe'.
Outros Caçadores:
Existem outras variedades de especialidades com nomes específicos, mas são regionais e específicas demais, ou não aconselhada para jogadores(como caçadores de elfos, que entra nos dois quesitos). Caçadores de fadas ainda são raros mas estão começando a se difundir mais pelo mundo(com a expansão central), mas ainda são específicos demais para colocar aqui.
E é isso por hora. Devo colocar mais detalhes e(o mais bacana) as habilidades especiais de cada tipo em outros posts nesse tópico... se alguém pedir, eu crio um tópico para um deles descrevendo a 'arte'(em muitos casos perícias 'especiais') mais habilidades relacionadas à atividade(que são o mesmo que talentos).