Classes Caçadoras

Fantasia, sátira e 'realismo' com pitadas de humor, em desenvolvimento.[Pontos de Luz, anacronismo, hack n' slash, alta fantasia]

Moderadores: Vincer, Moderadores

Classes Caçadoras

Mensagempor Vincer em 21 Mar 2011, 21:52

Já nem sei quantas vezes preparei 'esse' tópico... entre ser deslogado a queda de luz, o arquivo que eu fiz ficou... grande demais. Estou tentando me educar a escrever menos, deixar detalhes para depois e separar assuntos em vários tópicos já que textos grandes não combinam com fóruns.

Então ao invés de postar 'tipos de personagem(classes)' num tópico como pediram na enquete, vou separar. A maior parte é bem óbvia(guerreiros, ladrões) e o que há de mais diferente são os mágicos(casters), mas vou deixar a cereja do bolo pro final.





Não uso classes no meu sistema, mas uso definições(não cabe explicar aqui o que são) e 'pacotes prontos' à escolha do jogador, então falarei desses aqui. Sistemas com classes optam por classes 'gerais' ou específicas demais(respectivamente D&D(parcialmente) e Warhammer, só para citar os mais conhecidos), eu só falarei de específicas: 'roles sociais' por assim dizer. Se mecanicamente(para uma adaptação) seria bom diferenciar esses roles eu não sei.


Imagem
CAÇADORES

Ou melhor seria dizer 'especialistas em feras'. Desde o típico caçador genérico ao especialista em monstros ao caçador de dragão, todos têm muito em comum mas diferem bastante em estilo, métodos, equipamento(e portanto perícias)... e todos são vistos socialmente como funções distintas. Todos abaixo são caçadores, mas todos têm suas opções bacanas específicas(se fossem classes, exclusivas) para personagens.

SPOILER: EXIBIR
Caçadores são VITAIS em Shalazar. Mesmo com o advento da chamada 'Era Moderna' ou 'Revolução Comercial', diferente da evolução terrestre onde a caça saiu de cena para a agricultura, Shalazar beira uma pseudo 'revolução industrial' mas a arte da caça ainda é essencial a toda estrutura social(e em alguns lugares até política).

Em grande parte porque, fora os 'aventureiros' que mais ou menos servem a essa função, o povo precisa frequentemente lidar com ameaças anormais. Além de livrar a civilização de ameaças, caçadores são importantes economicamente(e em alguns povos centrais à economia) porque o mundo evoluiu ao redor de monstros tanto quanto de animais, e existe uma enorme variedade de derivados dessas criaturas inusitadas... como é inviável manter 'manadas' de basiliscos em sua fazenda, essas criaturas precisam ser abatidas na natureza.


Caçadores em Geral:
O que todo caçador genérico faz e que todos os demais se especializam em algum nível. Bem óbvio: rastrear, furtividade, camuflar-se, saber sobreviver em regiões hostis, amplo conhecimento sobre o que caçam, montar armadilhas... e consequentemente desarmá-las também. Menos óbvio é a quase obrigatoriedade em saber escalar, tanto pela geografia altamente acidentada do cenário quanto para... subir em caças maiores. Armas preferencias são arcos, lanças, tridentes, redes e cordas, um facão ajuda a se deslocar nesse ofício então é comum caçadores também saberem lutar com os dito cujos.

A arte da caça é consolidade, bem vista e bem difundida, então técnicas especiais são comuns: como por exemplo, saber imitar sons de animais/monstros. Curiosamente algum conhecimento místico é muito útil: sobreviver nos ermos inclui saber evitar 'os outros'(fae, fadas, elementais, seus territórios e mandingas).



Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.

Juro que não achei imagem melhor... devo upar uma mais adequada.
Big Hunters:
Caçadores de Gigantes são quase sempre uma versão badass, menos nobre e menos versátil de Cavaleiros.
Chamados de diferentes formas, desde 'abatedores' a corta-canelas(nomes regionais), o mais comum é serem chamados de Caçadores de Gigantes. Gigante no caso também é usado para qualquer ser grande demais, e não apenas os humanóides.

Se especializam em escalar, evasão(única forma de realmente evitar um pisoteamento) e lanças. Treinam habilidades como reduzir desvantagem por armaduras pesadas, por causa dos espinhos:

Armaduras de espinhos(no caso vários, ou espinhos maiores) são pesadas e ruins demais para duelos e guerras, mas a diferença entre a vida e a morte quando algum gigante tenta de engolir(o único motivo que as justifica, afinal). Mas Big Hunters sofrem do constante dilema entre usá-las ou não: salvar-se da mordida ou do pisoteamento? A maioria opta por meio-termos ou se equipa conforme a ocasião(criatura a ser caçada), mas é difícil a um viajante ter o luxo de carregar variadas armaduras, então o ideal é se especializar num tipo e contar com amigos quando seu equipamento não for o melhor contra o gigante em questão.

Se especializam também em cavalos, mas poucos podem fazê-lo. Cavalo+lança é fenomenal contra gigantes... até ele jogar seu cavalo(sem evasão) para fora de cena. E cavalos treinados para investir contra bocarras abertas são bem caros...

Em níveis mais altos(por assim dizer), técnicas para cair, armadilhas, andar com uma pá e aprender a usar armas de cerco são o caminho da vez para pegar os peixes realmente grandes.



Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.

Caçador de Dragões
Geralmente são encontrados como guerreiros, mas revestidos com couro de dragão e(por tradição) com um cordão dependurado no cinto, com um dente para cada dragão já abatido. E sempre com um escudo.
Área de grande especialização e... viável para personagens de qualquer nível(!!).

Existem, tipo, dezenas de tipos de dragão. É como um filo praticamente. O Dragão Real é aquele famoso da fantasia moderna, grandão cuspindo fogo mas são o raro top tier e o caçador de dragões costuma aprender o ofício matando dragões d'água(dragonetes de rios... aproximadamente do tamanho de jacarés, são uma praga em Hargan).

LANÇAR e ESCUDO. São os grandes diferenciais do caçador de dragões(como áreas de especialização). Cada dragão tem seus pontos fracos, mas além de algum lugar na barriga/peito TODOS são sensíveis... na boca(estômago na verdade). Jogar a coisa certa na boca do dragão(o que varia para cada um) é o único fácil de desnortear ou até mesmo matar as criaturas. E contra o sopro um bom escudo cumpre o papel e ainda dá espaço para um contra-ataque(com sorte na boca), melhor do que evasão e se distanciar...

Não deixam de ser Big Hunters, onde laçar e escalar são áreas importantes. Existem técnicas especiais do ofício de LUTA, no caso agarrões e imobilizações: a maioria dos dragões pode levar um 'mata-leão', e como cobras e jacarés é algo extremamente eficaz, mas bem diferente de chaves e técnicas similares contra humanos. Habilidades como direcionar o sopro do dragão após pegá-lo de jeito e escorregar pelas escamas até a cauda são dominadas apenas por mestres, mas ensinadas *desde o começo*.

Além de lança a espada é a arma de escolha... Mas corrente/corda com gancho não é incomum, principalmente por causa do Draskang, a famosa e rara técnica dos Draskangir(tradução- Montadores de Dragões), mais conhecida como 'Como montar em dragões e parecer Foda enquanto o faz': que é basicamente duas correntes de gancho em cada asa, posicionamento certo e muita coragem... única forma de 'controlar' um dragão.


Caçador de Magos:
Menos caçador e mais detetive(e assassino), então vou entrar em detalhes no tópico sobre magos. Mas não deixam de ser caçadores que usam armadilhas, rastrear e exploram regiões ermas... no caso dos realmente bons, até mesmo planos diferentes. Arcos, bestas, laçar... o visual mais ou menos comum("marca registrada") deles é alguém com armadura, capa, chapéu de mago, bolsa cheia de pergaminhos(com estopim) e usando varinhas mágicas como setas para suas bestas. Fumar um charuto e tocar o terror são opcionais. Certo medo à magia(por bem e por mal) faz parte da profissão. Literalmente farejam magia.
Variante menos comum são caçadores de bruxas: raros, principalmente porque poucos sucedem. Todos sabem que não se caça bruxas, se foge delas(e não são 'farejáveis').

Caçador de Problemas:
O tipo mais comum, quase todo aventureiro é, principalmente os protagonistas(personagens jogadores). Requer pouca habilidade para aprender mas muita para dominar, se especializam em rastrear ganchos, laçar tesouros(em geral com donos) e se intrometerem onde não foram chamados. Armas prediletas são falta de bom senso e impulsividade. Alguns se especializam tão somente em iniciativa, para atacar primeiro e perguntar depois.
Resolver os problemas caçados não parece ser requisito dessa 'classe'.

Outros Caçadores:
Existem outras variedades de especialidades com nomes específicos, mas são regionais e específicas demais, ou não aconselhada para jogadores(como caçadores de elfos, que entra nos dois quesitos). Caçadores de fadas ainda são raros mas estão começando a se difundir mais pelo mundo(com a expansão central), mas ainda são específicos demais para colocar aqui.






E é isso por hora. Devo colocar mais detalhes e(o mais bacana) as habilidades especiais de cada tipo em outros posts nesse tópico... se alguém pedir, eu crio um tópico para um deles descrevendo a 'arte'(em muitos casos perícias 'especiais') mais habilidades relacionadas à atividade(que são o mesmo que talentos).
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Voltar para Shalazar

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron