A minha proposta nesse tópico é discutir a validade de sistemas que modificam os testes/rolamentos/jogadas não só de acordo com circunstâncias (dificuldades, CDs, modificadores, sucessos requeridos, whataver), mas de acordo com a vontade do jogador.
Em geral encara-se isso aí como esforço do personagem, e vem acompanhado do gasto de algum tipo de ponto ou energia (EXEMPLO: Pontos de Força de Vontade em Storyteller e Storytelling), mas podem existir outros gastos específicos (não me ocorre exemplo agora, mas digamos um sistema de magia que vc gastasse mana pra facilitar os testes de feitiços).
Uma coisa que me frusta às vezes em D&D é a falta desse tipo de mecânica. NO máximo eu escolho usar poderes mais fortes e/ou gastar ponto de ação, me movimentar pra ganhar vantagem de combate... tudo isso cabe em circunstâncias e recursos, não em modificação de jogadas.
E sendo os protagonistas de D&D heróis, será que fazer esforço extra não é uma ação heróica? E isso teria de ser restrito a ter ação extra com pontos de ação? Não acho que ponto de ação tenha a ver com esforço e sim com foco, sei lá.
Enfim, eu queria discutir o assunto e perguntar o que vcs acham dessa questão, se conhecem outros exemplos de sistemas que incorporam isso, se acham que é algo necessário, qual é a melhor maneira de incorporar esforço (veja a diferença dos pontos de Força de Vontade em Storyteller e Storytelling, por exemplo), se usamos algum tipo de pontos gastáveis, como deve ser gerenciada a recuperação desses pontos, o que os determinaria, etc. etc. etc.