Página 1 de 5

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

MensagemEnviado: 03 Mai 2010, 18:58
por Madrüga
Imagem


Essa idéia foi discutida há muito tempo... mas tanto tempo que eu não me lembro de sua origem. Lembro de ter conversado, se não me engano, com a Nasti e o Léderon sobre ela, mas não sei se a idéia é de um dos dois, se é minha, se é de outra pessoa. Mas, conversando com o Vincer recentemente e na pegada de criar coisas bacanas e diferenciais para a Spell, relato aqui.

A idéia é juntar as cabeças do fórum em diversas áreas e formar uma espécie de cooperativa para publicação de PDFs bacanas e de qualidade. Dessa forma, podemos oferecer isso como premiação de concursos ou até como serviço, criando um selo SPELL PRESS (ou outro nome, o título e o logo são improvisados e devem obviamente ser melhorados no futuro).

Tipo, eu e Emil podemos revisar/melhorar/embelecar textos, Led e Nasti podem fazer ilustrações, Mirallatos pode fazer mapas, etc etc, de acordo com as habilidades dos spellianos.

O lance não é compulsório, mas quem quiser participar deve:

(1) Se comprometer com um prazo;
(2) Ter ciência de que não possuirá direitos sobre qualquer mapa, ilustração ou design.

Dessa forma, podemos pesquisar alguma legislação vigente (ou seja quais regras se aplicarem a isso, creative commons, essas coisas) e colocar obrigatoriamente uma última página com as regras (tipo a OGL do sistema d20) e nosso selo na capa, além de emails de contatos (email, deviant art, etc) num contracapa com o "staff" responsável pelo pdf.

Assim, o Joãozinho, que bolou um sisteminha ou um cenariozinho, mas não sabe desenhar, escreve mal, não sabe fazer mapas, etc, terá uma espécie de consultoria do fórum mais bacana do Brasil e um pdf de qualidade para distribuir em seu blog, para os amigos...

Isso pode ser, como eu disse antes, uma parte de premiação de concurso ou mesmo uma espécie de projeto bimestral (semestral, que seja), com o intuito de prover ao RPGista (nosso público) um material de qualidade, tipo aqueles da iniciativa 4e, de um modo que ele talvez não conseguisse sozinho, já que temos tanto talento aqui em várias áreas.

Eu sei que o zine não decolou, por exemplo, mas quem sabe isso não nos dá um know-how, uma experiência de gerenciar uma publicação antes de fazermos nossa própria?

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

MensagemEnviado: 03 Mai 2010, 19:05
por Emil
Emil se apresentando!

Adorei a ideia, e eu juro, reviso muito melhor que escrevo, então podem ficar tranquilos! Por ora, é só não marcar nada até o dia 18 de maio :jester: ; depois disso, eu estarei com a agenda mais livre.

Além de sistemas e cenários, que mais entraria no balaio? Jogos? :haha:

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

MensagemEnviado: 03 Mai 2010, 19:09
por Léderon
Madruga, eu me lembro de quando falamos disso (mas também não lembro de quem foi a ideia XD).
Acho que dessa maneira as coisas funcionariam bem mais fáceis que numa zine. Na zine teriam seções, temas e etc. Com um selo, por assim dizer, a gente pode produzir livremente qualquer coisa em conjunto, levando em consideração as habilidades de quem quiser se dispor a tal.

Eu preciso de um portfólio e de alguém que me cutuque. Participar de um "Spell Press" seria ótimo pra mim! Eu tô dentro! \o/

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

MensagemEnviado: 03 Mai 2010, 20:24
por Seth
Eu tou dentro. Tenho material, mas preciso de gente que ilustre e me ajude com a parte das regras de jogo.

Meu problema não prazos.

Temos um manancial aqui, acho, com as vilas da Spell. Se for possível bolar o material das vilas, em grande parte pronto, tem algo pra ser lançado logo.

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

MensagemEnviado: 03 Mai 2010, 20:31
por Vincer
Verdade seja dita, só incluir o símbolo do creative commons é necessário, após ter enviado o material para um dos sites do projeto. Não é preciso realmente ter uma página com uma 'ogl', que só foi necessária por que o material era usado comercialmente.

Basta escolher uma das licenças CC(isso ficaria a cargo do autor), enviar o material e pronto. Provavelmente seria a de distribuição e uso livres, exceto por uso comercial. Mas isso não precisa ser agregado ao selo, apenas a cada pdf em particular.

E preciso dizer mesmo que ADOREI a idéia? :wub:

Só precisamos definir as regras da spell quanto a isso. A escolha entre concurso ou algo bimestral/semestral depende da quantidade de gente disponível a participar do projeto. Eu diria que concurso para começar, o primeiro, talvez os primeiros pdfs. Após o primeiro teremos uma noção de quanto tempo leva tudo, daí sim ficaria fácil determinar um ritmo fixo, e tornar semestral ou similar.

E é ÓBVIO, como um pdf, vai ter link pra spell. Claramente também pode haver links para o site/blog/deviant de quem participar nos créditos.

Podem me incluir como parte do layout/edição geral do pdf.

É uma idéia ótima, mais funcional que a zine, já que um pdf só seria feito com o conteúdo já pronto. Eu apóio totalmente :cool:

Um dos motivos de eu apoiar 100% é que eu tenho material que adoraria candidatar para um desses :pidao:

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

MensagemEnviado: 03 Mai 2010, 21:18
por DracoDruida
MUITO legal. Apóio totalmente também.
Só precisamos definir as regras da spell quanto a isso. A escolha entre concurso ou algo bimestral/semestral depende da quantidade de gente disponível a participar do projeto. Eu diria que concurso para começar, o primeiro, talvez os primeiros pdfs. Após o primeiro teremos uma noção de quanto tempo leva tudo, daí sim ficaria fácil determinar um ritmo fixo, e tornar semestral ou similar.

Seja como for, definir como começar a idéia é essencial pra pegar no tranco e avançar cada vez mais e não cair no esquecimento.
Basta escolher uma das licenças CC(isso ficaria a cargo do autor)

Tem gente que não sabe ou não quer mexer nisso, então seria bom ter uma "default", embora mudar fique a cargo do autor, caso ele queira.

Quanto à minha participação, bom, eu devo ficar como um.."free-lancer"? Algo do tipo. Ano de vestibular, então só em ocasiões específicas eu vou estar bom pra cooperar, então talvez seja melhor eu produzir algo à parte em casa e quando estiver pronto publicar ou algo semelhante. No que ajudar, eu gosto de descrever, criar e mexer em partes de regras de D&D 4E. Além disso, como o Vincer, também gosto de pensar em sistemas, mecânicas e jogos diferentes. E acho que quando eu estiver desenhando um pouco melhor posso participar de alguma ilustração. XD

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

MensagemEnviado: 03 Mai 2010, 21:53
por Madrüga
Obrigado a todos que já postaram, :haha:

Poderíamos começar com um projeto interno, só para testar nossas capacidades (antes de arriscar um fracasso público). Criamos o selo, formamos uma equipe e fechamos, por exemplo, uma edição de um minicenário do Vincer, o S³, os produtos d20 do Lumine, etc.

Como não estaremos presos a um formato (não é revista) ou a um layout (não precisa ter um padrão), cada edição pode ter uma equipe, pode ser coordenada por alguém diferente...

Que acham?

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

MensagemEnviado: 03 Mai 2010, 22:33
por DracoDruida
Por mim, ótimo! Só precisa de uma certa organização do tipo qual equipe ficará com qual projeto, pra não perdermos tempo decidindo a equipe de cada projeto na hora de fazê-los, mas sim com certa antecedência(?).

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

MensagemEnviado: 04 Mai 2010, 00:07
por Lumine Miyavi
Eu quero participar, não só como organização, mas como criação de material e críticas das orelhas dos personagens da Nasti! =D

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

MensagemEnviado: 04 Mai 2010, 06:14
por Kear
É uma idéia foda e eu gostaria de participar, mas como já estou com coisas pra fazer até o pescoço acho que vou ficar só de reforço e apoio moral.

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

MensagemEnviado: 04 Mai 2010, 09:49
por Agnelo
Eu tô apaixonado por essa idéia já faz tempo. Uma equipe de consultoria onde cada um se beneficia aumentando seu portfólio.

Agora, um trabalho como esse não pode ser feito na loucura. Passinhos de bebê são o melhor caminho pra nós. Contém comigo, não sou um cara artístico, mas eu gosto tanto de gestão que mesmo pra mim seria uma boa experiência, lógico que quiserem uma ajuda na editoração.

Mas uma coisa que a gente tem que ficar ciente, não adianta o cara aparecer aqui com uma vaga idéia e achar que vai ganhar um livro pronto, a idéia tem que ser um apoio técnico na editoração do livro em si. Não apenas de RPG diretamente, um romance ou livro de contos, por exemplo também pode muito bem ser editado por aqui.

Dois comentários finais:

Não vejo em que esse trabalho se parece com o e-zine que pra mim sempre foi um projeto sem fundamento uma vez que um site cobre facilmente seu nicho com muitas vantagens. Mas se quiserem continuar essa discussão temos tópicos melhores pra isso.

Outra coisa é que de maneira geral eu não entrei em projetos por não ter certeza de que poderia realmente me dedicar e acrescentar algo. Aqui eu me comprometo de verdade com esse projeto.

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

MensagemEnviado: 04 Mai 2010, 10:20
por Madrüga
Até agora, maravilhoso. Mesmo. :wub:

O lance é que, como eu disse lá em cima, podemos começar pegando jeito com trabalhos domésticos. Pratas da casa. E não, não estou falando de TSagr ou do e8, ambos interminados. Estou falando de pegar algo já mais pronto e fazermos um esquema.

Quem não tem tino artístico ou não pode contribuir diretamente na criação do pdf pode coordenar. Aí acho um bom nicho para o Lumine (que também pode ilustrar, se quiser) e para o Locke (que me parece mais organizado e dedicado).

Sendo assim, já podemos começar a pensar em dois times. Eles poderiam (ou não) usar um tópico para organizar o trabalho, ou mesmo alguma mídia mais produtiva (wiki? Google wave?).

Dessa forma, além da formação das equipes, restariam:

(1) Definição do logo;
(2) Definição das regras legais (adoção de um padrão como Creative Commons ou não);
(3) Escolha de material.

Lembrando que o lance aqui não é incentivar a criação de material. Não é incentivar a escrever. É pegar coisas prontas e criar um bom produto em cima delas.

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

MensagemEnviado: 04 Mai 2010, 10:32
por Agnelo
Conheça as licenças creative commons

Pra mim creative commons resolve facilmente a questão dos direitos, é uma norma bem conhecida, simples e adaptável. Não vejo pra que reinventar a roda se já temos isso.

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

MensagemEnviado: 04 Mai 2010, 11:10
por Batousa
Eu achei a ideia incrível, e podem contar comigo no que for preciso.

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

MensagemEnviado: 04 Mai 2010, 12:45
por GarotoVaca
Se a revista não decolou e mal saiu uma edição definitiva, não da pra usar o nome "Spellunca" pra essa empreitada?
Por mais que a revista já tenha um desenvolvimento grande e tudo mais, o projeto tá parado e pelo jeito não pretende sair do coma.

Ja falei na revista isso aqui, mas vou falar de novo: PDF é legal quando você fala em impressão. Pra consulta no computador, ele não é um formato tão agradável assim pra ler dependendo do material (principalmente falando de sistemas). Em hipertexto ficaria melhor e mais dinâmico, como o d20srd.org, ou mesmo o wikipedia. E ainda por cima voce tem o google pra auxiliar na busca.

Se estão pensando também que os leitores vão imprimir em casa, acho que a maioria vai optar por uma impressão econômica e basicamente para consulta e não leitura completa. Nesse caso, ilustrações coloridas vão pro saco (ou mesmo ilustrações como um todo).

Eu to falando nisso pensando nos materiais gigantes que possam vir a aparecer - como o Yar-har e o TSag-.