Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Mensagempor FreeSample em 06 Mai 2010, 23:46

Que idéia FODA.

Tomara que vingue, mesmo! Não foram poucas as vezes que vi neguinho querendo fazer um jogo mas desanimando frente ao trabalho que o aguardava. Eu também sou um desses, mas tenho tanto ciúmes da minha idéia de um RPG que não sei se conseguiria jogar ele pra esse projeto.
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Mensagempor Mirallatos em 08 Mai 2010, 01:41

Eu acho que a tipo do ícone deveria seguir a linha da marca oficial, bem como o ícone linkar com a identidade visual da Spell. Isso faz com que exista certo nível de familiaridade com o PDF e o site do fórum. Aliás, como faço pra conseguir a marca da Spell? Allef? Acho que o dragão "lendo" uma revista fica legal. No mais, me ofereço pra fazer a diagramação ou pelo menos direcionar um template para a revista. Aliás, seria interessante um material amigável e dentro de uma linguagem digital agradável, como a Dragon Magazine ou a Kobold Quartely Magazine.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Mensagempor Lina em 08 Mai 2010, 12:08

Idéia FODA. Tomara que vingue.[2]

Que tipo de publicações vocês aceitariam? Apenas sistemas e cenários ou também contos, livros...? Claro, tudo dentro da temática.
Também posso dar uma ajuda com revisão.

Led, gostei do primeiro logo!
Everyone goes gay for Griffith.

Em breve você aqui: porraspell.tumblr.com
Avatar do usuário
Lina
 
Mensagens: 1372
Registrado em: 26 Jan 2010, 14:02
Localização: Novo Hamburgo - RS

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Mensagempor arghsupremo em 08 Mai 2010, 12:51

Ok, mas e como será feito isto? Abrirão um sub-fórum?
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Mensagempor Agnelo em 08 Mai 2010, 12:56

O dragãozinho peça de xadrez do led com um spellPress embaixo dava um selo mais legal pra editora.

Lina escreveu:Que tipo de publicações vocês aceitariam? Apenas sistemas e cenários ou também contos, livros...? Claro, tudo dentro da temática.
Também posso dar uma ajuda com revisão.

No que diz respeito a mim qualquer assunto não acadêmico tá valendo.

Aliás, pessoal, quem tiver alguma coisa bem adiantada, quiser ajuda de gente interessada e não tenha medo de ouvir críticas por favor pode começara entrar em contato com a gente.

Minha meta pessoal é publicar algo até dezembro.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Mensagempor Vincer em 08 Mai 2010, 13:15

Voltei.

Lina, a verdade é que tudo ainda está sendo decidido. Rolou umas conversas entre eu, madruga, emil e outros pelo chat com comentários e opiniões. Chegamos a uma conclusão, mas nada realmente definido ainda(ou seja, ainda pode mudar). A idéia é priorizar qualquer coisa relacionada a RPG acima de outras, pelo menos no começo. Afinal, somos uma comunidade(e agora novamente site) sobre rpg. Já rolou idéia de compilar vários dos contos de spellianos(claro que com a autorização dos autores) num pdf bacana, contos com algo em comum num e-book bonito. Eu adorei a idéia e acredito que todos concordam, mas não será feito ainda. Queremos começar com algo simples, mas definitivamente para rpg.

Rolou a idéia de compilar os ganchos e as vilas, o que vai ser feito, mas o primeiro pdf vai ser um sistema ou cenário. As vilas vêm logo em seguida.

Estou esperando o eltor abrir um sub-fórum pra spellpress, lá já vamos começar a organizar as coisas. De qualquer modo o sub-fórum será apenas para anúncios, eventuais enquetes, críticas e envio de material. A equipe trabalhando num pdf vai se organizar entre sí e os detalhes só vão começar a sair perto da conclusão... enfim como cada pdf será feito(capítulos, estilo, diagramação, etc) não vai ser decidido via fórum.

Mira

Concordo. Quanto ao selo. Acho que deve ser um único, uma marca, e de preferência que se associe a identidade da spell. Um dragão lendo um livro parece ótimo... :pidao:

Mas discordo no resto. Na verdade, parece que você ainda não entendeu bem como é o 'projeto'. Spellpress não será uma revista, na verdade não é(porque a spellpress de certa forma já está acontecendo). Não seria uma 'spellzine com um único tema e única materia sem tamanho fixo'. Não vai haver um template, cada pdf vai ter estilo, diagramação, texto, layout... próprios. A spellpress é como uma editora virtual, e não é sequer um projeto

é uma iniciativa.

Por isso ela já está acontecendo, já está movendo spellianos, mesmo que ainda não tenha colocado a mão na massa. É apenas um meio, uma ferramenta. Quer publicar um e-book gratuito? Estamos aqui. O estilo de escrita depende do livro e do autor. Na verdade, a não ser que seja necessário ou o autor queira ajuda no formato do texto, a equipe sequer vai tocar no conteúdo(exceto pela revisão). A idéia é dar prioridade para material pronto, o autor manda o conteúdo que é apenas revisado, imagens e mapas são feitos, layout criado, se a organização do texto dele estiver confusa isso vai ser debatido para melhorar(o autor faz parte da equipe)... mas enfim, cada pdf é um ebook diferente. Um de terror num cenário sério vai ter um tom sério, um outro pode ter texto floreado e rebuscado, outro pode ter texto simples e direto, um sistema pode ter texto técnico para evitar ambiguidades e explicações vagas. Cada ebook será um caso diferente.

Por isso a spellpress não é um projeto, é uma iniciativa. Cada ebook sendo feito é um projeto diferente. Talvez boa parte da equipe seja a mesma(dependendo da quantidade de pessoal e propostas, podem haver até mais de uma equipe trabalhando em coisas diferentes), todas usam a spell para comunicar, todas usarão o selo spellpress(porque é uma iniciativa spelliana) mas fora isso, cada projeto é único.

------

Estou só esperando o eltor criar um sub-fórum para spellpress. Vou criar um tópico com quem já se propôs a participar e adicionar seus nomes(mirallaltos, lina). E claro, para quem mais quiser dizer 'ei, precisando eu tô aqui!' :cool:
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Mensagempor arghsupremo em 08 Mai 2010, 13:28

Deste ano?

Ou em uma quinta-feira de um dezembro qualquer?

A minha ideia em ser os três símbolos coincide com o que disseste, Vincer. Cada projeto vai ter cara própria. A Spell, querendo alguns e outros nem tanto, é um tanto quanto caótica. É capaz do pessoal se ater na discussão de qual o símbolo mais "a cara da Spell" e não se ater a assuntos de real importância, a iniciativa.

Eu acho que isso tinha que ser critério dos desenvolvedores envolvidos nos projetos. Mas, ei, é só uma ideia. Não quero me ater nesta discussão. Se forem para brigar, coloquem o MVerde para rolar na moedinha.

(MVerde foi um usuário escolhido totalmente aleatório na minha cabeça e que ainda não se maninfestou no tópico XD)
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Mensagempor Midg4rd em 08 Mai 2010, 18:57

Ter ciência de que não possuirá direitos sobre qualquer mapa, ilustração ou design.


Nem mesmo créditos?

Acho que adéia precisa de umas emendas [projeto no congresso mode on]
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Midg4rd
 
Mensagens: 139
Registrado em: 08 Abr 2010, 15:54

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Mensagempor Dragão de Bronze em 08 Mai 2010, 19:39

Ter mais de um logotipo ainda tem a vantagem que você pode usar um logotipo que combine com seu tema.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Mensagempor Frost em 08 Mai 2010, 20:11

Dessa forma, podemos pesquisar alguma legislação vigente (ou seja quais regras se aplicarem a isso, creative commons, essas coisas) e colocar obrigatoriamente uma última página com as regras (tipo a OGL do sistema d20) e nosso selo na capa, além de emails de contatos (email, deviant art, etc) num contracapa com o "staff" responsável pelo pdf.

Qualquer questão legal, se quiserem, podem deixar comigo.

Ainda estou lendo todo tópico. Realmente gostei da ideia e é uma boa para publicar o material criado aqui mesmo. E outra, será uma boa para dar um "boost" nos cenários que estão em desenvolvimento aqui, além de todo o resto.

Editado: Dragão, camarada, é hora de tentarmos arrumar algum tempinho para esse cenário não ficar só nas assinaturas
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Mai 2010, 20:21

Gente, uma perguntinha: Precisa mesmo postar no site principal como destaque?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Mensagempor Kear em 08 Mai 2010, 20:34

Lina, a verdade é que tudo ainda está sendo decidido. Rolou umas conversas entre eu, madruga, emil e outros pelo chat com comentários e opiniões. Chegamos a uma conclusão, mas nada realmente definido ainda(ou seja, ainda pode mudar). A idéia é priorizar qualquer coisa relacionada a RPG acima de outras, pelo menos no começo. Afinal, somos uma comunidade(e agora novamente site) sobre rpg. Já rolou idéia de compilar vários dos contos de spellianos(claro que com a autorização dos autores) num pdf bacana, contos com algo em comum num e-book bonito. Eu adorei a idéia e acredito que todos concordam, mas não será feito ainda. Queremos começar com algo simples, mas definitivamente para rpg.

Rolou a idéia de compilar os ganchos e as vilas, o que vai ser feito, mas o primeiro pdf vai ser um sistema ou cenário. As vilas vêm logo em seguida.


É só uma opinião, mas...Acho melhor começar com ganchos ou vilas.

A questão é: Qualquer mestre pode introduzir uma vila ou um gancho em qualquer campanha que já estiver em andamento, assim, um número maior de pessoas pode aproveitar o material, e isso faz com que mais pessoas se interessem pelo mesmo. Sistemas e canários, além de obrigarem o povo a começar um jogo do zero, são ignorados por muita gente.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Mensagempor GoldGreatWyrm em 08 Mai 2010, 20:59

Se tiverem interesse: Ariathis, que já saiu na (extinta, até onde sei) Távola. Mas dava para re-adaptar para outros sistemas (4e :pidao: ) e reformular algumas coisas.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Mai 2010, 21:17

A questão é: Qualquer mestre pode introduzir uma vila ou um gancho em qualquer campanha que já estiver em andamento, assim, um número maior de pessoas pode aproveitar o material, e isso faz com que mais pessoas se interessem pelo mesmo. Sistemas e canários, além de obrigarem o povo a começar um jogo do zero, são ignorados por muita gente.


Isso.

Alias, não só ganchos. Idéias "livres" > ganchos > aventuras prontas > cenários

Algo que você bata o olho e pense: puxa vida, "isso ficaria ótimo na minha campanha" ou "quando eu jogar, vou usar isso aqui, com certeza", ao invés de um cenário pronto. Tirando livros, pouquíssimas pessoas que conheço (e eu fiz uma pesquisa legalzinha) jogaram cenários baixados da net.

No máximo, adaptações, por conveniência, e nem assim.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Spell Press (a editora da Spell, DERP)

Mensagempor Pastrame em 09 Mai 2010, 21:30

Pelo que estou entendendo será uma equipe que dá o suporte para a publicação.

Mas acho que isso não excluí as outras coisas. Na minha opinião o que pode surgir daqui é uma marca que agregue iniciativas.

Na prática, a Spellpress poderia funcionar como uma cooperativa:

uma pessoa ou um grupo de pessoas tem um material, inédito ou não e quer agregar forças, seja pelo trabalho da Spellpress ou mesmo pela força da marca.

Assim essa pessoa ou esse grupo integra o material sem perder a individualidade. Porém, isso implica colocar a marca da editora ao projeto.

Isso forma uma rede, vários materiais conectados levando a mesma marca o que leva o cliente a conhecer os outros materiais.

Para seguir esse caminho poderíamos ter um estatuto, algo simples.

É só uma idéia,

Vida longa a :venera: Spellpress!
Avatar do usuário
Pastrame
 
Mensagens: 11
Registrado em: 09 Mai 2010, 10:13

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron