Evolução do RPGista

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Evolução do RPGista

Mensagempor Hagen em 02 Set 2007, 23:31

Rs....

Esse tópico é realmente útil, pois o que mais vejo são pessoas que se dizem JOGADORES de rpg e que são na verdade energuminos que se sentam numa mesa e só por que lêem meia dúzia de regras e sabem meia dúzia de combinhos se acham donos da verdade.

Bem quanto a jogadores "novatos", o bom rpgista não exclui jogadores ou barra por serem inexperientes, o bom jogador sabe ensinar, ter paciência e conduzir. Interpretação é essencial mas vem com o tempo, com a afinidade com o grupo e com a luta contra a própria timidez, há pessoas que interpretam no meio de desconhecidos com a maior naturalidade e há outros que não. Isso é relativo. Quanto a regras, é essencial saber, mas sinceramente ser abitolado com isso não é sinônimo de ser experiente. Expêriencia é sinonimo de maturidade e não de técnica (ou sabedoria de regras e combos).

Expêriencia é saber interpretar situações, é saber perder e ganhar, ser flexivel quando tiver que ser e duro da mesma forma. É saber ver o que é melhor pro grupo.

E quem diz que o jogador muda, só por causa de cenário, fala besteira, por que interpretação é interpretação seja jogando vampiro, D&D ou um rpg de cartoon. o cenário nada difere da expêriencia de interpretação que é o essencial no rpgista.

agora ficar interpretando personagens sendo somente fiel a tendencia tb é ignorância, afinal o rpg é abrangente e como tudo na vida, pode ser bem flexível. Digo isso em pessoas serem teimosas em interporetarem somente as tendencias do D&D.

E falar que jogos de computador ou videogame só dá pra dilacerar bonequinhos, acho que ficou parado no tempo do mega drive, e não tem jogado nada atual.
Fantasma da tua esperança, tua fé que nunca descansa delírio que há de te matar! :iori: :flood:
Avatar do usuário
Hagen
 
Mensagens: 210
Registrado em: 02 Set 2007, 03:45
Localização: RJ

Evolução do RPGista

Mensagempor kimble em 03 Set 2007, 09:01

Olha, não sei se é culpa do Storyteller essa onda de super-valorização da história e da interpretação, como vcs estão dizendo, mas TOMARA que seja. Pq é a melhor coisa que fizeram pelo RPG.


Nota: Eu não tenho nada contra Storyteller ou a valorização da interpretação. Meu problema é que, pelo menos na experiência pessoal, eu sempre notei que muita gente que adorava falar coisas como:
a) O importante é interpretar!
b) Regras, pra que? Eu nunca terminei de ler o livro de regras!
c) Eu gosto de aventuras com interpretação, por isso odeio D&D! Joguinho de miniaturas (gospe).

E na hora do jogo de repente os personagens estavam andando todos com armas militares, cometiam diablerie como se fosse a coisa mais comum do mundo e atiravam uns nos outros como se fosse um filme do Quentin Tarantino. Eu gosto de filmes do Tarantino e gosto de um joguinho de tiroteio de vez em quando. Mas isso é hack-and-slash, só que atual. Isso não é interpretar, não são jogos 'dramáticos' e toda essa bobagem que se costuma falar. Meu problema é com a hipocrisia de algumas pessoas, que falam uma coisa e fazem outra totalmente diferente.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

Evolução do RPGista

Mensagempor Agnelo em 03 Set 2007, 10:10

Eu considero truco um jogo fantástico, nele eu me divirto, raciocíno bolo estratégias, invento histórias, interpreto...

Então Truco é RPG?



Cara é só um jogo, dá pra jogar de diferentes formas, como qualquer outro jogo...

Insinuar que é mais do que uma brincadeira é atribuir algo ao jogo que ele não tem, esse fanatismo por um jogo faz com que sejamos vistos "de atravessado" pelas "outras pessoas".
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Evolução do RPGista

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 03 Set 2007, 13:56

Ainda não entendo qual o problema do Hack' n' Slash.
Pô, se eu me divirto com isso, se os jogadores se divertem, se não causamos mal a ninguém e se todo mundo sai feliz, qual o problema?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Evolução do RPGista

Mensagempor Lumine Miyavi em 03 Set 2007, 14:15

...Hack & Slash é ruim?

Ainda também não entendi o porquê.

E um jogo de RPG que seja 150% papo, drama, paixões e novela da globo? Existe, claro. Chama-se teatro. Não vejo necessidade de ter um curso de interpretação só pra me divertir com os amigos, acho todas essas acusações da superiorida do estilo uma hipocrisia.

E outra: se não tivessem os primeiros RPGs descendentes dos wargames, você acha que teria algum jogo de "interpretação superior"? Pense nisso.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Evolução do RPGista

Mensagempor Allefcapt em 03 Set 2007, 14:24

Olá a todos,

VIRTUAL,
"Ainda não entendo qual o problema do Hack' n' Slash.
Pô, se eu me divirto com isso, se os jogadores se divertem, se não causamos mal a ninguém e se todo mundo sai feliz, qual o problema?"


Eu pessoalmente acho que nenhum.
E fico realmente triste se alguém condena esta postura.

Você enfatizou o que há de mais importante na mesa de jogo, a DIVERSÃO.
E esta depende da proposta dos jogadores e mestres, ou seja, do grupo de amigos.

Eu comecei jogando o tradicional INVADIR, MATAR E PILHAR.
E me divertia pacas!!!!
Afinal era a tradução fiel e direta dos livros-jogo onde se escolhe o caminho a seguir: "Você encontra um corredor sombrio, e há duas portas. Se você prefere abrir a da direita, de madeira com inscrições em élfico vá para a página 34, se preferir a da esquerda, de pedra e sem inscrições, vá para a página 180."

Quanta emoção na decisão!!! E depois com o tempo EU ESTAVA LÁ, de frente para a porta... pronto para matar ORCS na sala à frente para daqui a pouco matar GNOLLS na saleta seguinte.
:knight: :wizard: :frenzied: x :diabanjo:

Porque eles vivem lá? O que fazem? Como foram parar lá? Bahhhh, quem se importa?

Era divertido, e aposto, ainda o é.
Meu grupo atual de jogo me mataria se eu fizesse isto em nossa campanha, pois partiriam com mil indagações.

Mas a NOSSA PROPOSTA atual de jogo não nos permite isto.
Quem sabe um dia teremos tempo para voltar as origens?
Eu adoraria mestrar minha velha masmorra.

O importante é sem dúvida se divertir.
Sem preconceitos.

Um abração a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Evolução do RPGista

Mensagempor Lofwyr em 03 Set 2007, 14:47

Sobre o hack'n'slash. Primeiro, acho difícil encontrar o "limite" aonde uma coisa termina e comece a outra... acredito que quando as pessoas falam em hack'n'slash, estejam falando wargames, que são simplesmente de onde os RPGs vieram, a tempos atrás. Acho que é uma discussão que cai muito próximo daquela discussão das "fontes" de outro tópico. O RPG veio dos Wargames, ao mesmo tempo que hoje em dia o RPG alimenta os jogos de miniaturas.

Eu, particularmente, curto jogar uma aventura mais neste sentido, volta e meia (mas não chegaria ao ponto de dizer que curto wargames como D&D Miniatures, WarMachine, Shadowrun Duels e etc...). Mas realmente não curto mestrar este tipo de jogo. Por que? Sei lá... pelo mesmo motivo inexplicável pelo qual gosto de brócolis mas não suporto pipoca.

O grande lance é o respeito... e não digo apenas o respeito daqueles que gostam de um determinado estilo de jogo, mas também o respeito por aqueles que não gostam. Como já foi dito uma centena de vezes neste tópico, o que vale é como as pessoas estão se divertindo.
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Avatar do usuário
Lofwyr
 
Mensagens: 142
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:58
Localização: Florianópolis, SC

Evolução do RPGista

Mensagempor Elven Paladin em 03 Set 2007, 19:48

Lofwyr

É difícil confundir Hack´nd´Slash com Wargame, afinal, um dos elementos que torna o RPG diferenciado de Wargames é o uso de apenas um personagem, algo inaceitável em Wargames. E outro ponto é que é incomum ocorrer a relação Soma-Zero ( Eu ganho, você perde ) em uma partida Hack´nd´Slash, que são geralmente Soma-Positiva ou Negativa ( Se eu Ganho , você Ganha. E vice-versa ). Por outro lado, Wargames são praticamente apena Soma-Zero.

que se sentam numa mesa e só por que lêem meia dúzia de regras e sabem meia dúzia de combinhos se acham donos da verdade.


Espera um momento, deixa eu ver se compreendi isso. Você está, indiretamente, sugerindo que são os" Combistas" que "se acham os donos da verdade" ( AKA: "Pregadores do Verdadeiro RPG )? :roll:
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Evolução do RPGista

Mensagempor Lofwyr em 03 Set 2007, 20:26

Sorcerer of Shadow escreveu:É difícil confundir Hack´nd´Slash com Wargame, afinal, um dos elementos que torna o RPG diferenciado de Wargames é o uso de apenas um personagem, algo inaceitável em Wargames. E outro ponto é que é incomum ocorrer a relação Soma-Zero ( Eu ganho, você perde ) em uma partida Hack´nd´Slash, que são geralmente Soma-Positiva ou Negativa ( Se eu Ganho , você Ganha. E vice-versa ). Por outro lado, Wargames são praticamente apena Soma-Zero.


QUanto à questão do "Ganhe vs. Perde" eu concordo com você. Quanto a questão do uso de apenas 1 personagem, não é difícil. Na relação de pontos utilizadas para se criar um "exército" de D&D miniatures, se você jogar com um dragão vermelho, possivelmente não utilizará outro personagem. Então, :linguinha: rssssssss.

Mas, compreendi o que você quis dizer. Mas é que no fundo, na essência, o hack'n'slash acaba virando um versão especializada do hack'n'slash (ou vice-versa)... pois a questão, aqui, é o fato da mecânica+combate se tornam o ponto central do jogo, e mesmo na questão da "Soma-Zero", pode facilmente acabar virando um jogo "mestre vs. jogadores".
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Avatar do usuário
Lofwyr
 
Mensagens: 142
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:58
Localização: Florianópolis, SC

Evolução do RPGista

Mensagempor Elven Paladin em 03 Set 2007, 21:26

Mas é que no fundo, na essência, o hack'n'slash acaba virando um versão especializada do hack'n'slash (ou vice-versa)...


Hein? :P

aqui, é o fato da mecânica+combate se tornam o ponto central do jogo


O que é algo tão "ruim" quanto ter a descrição e a encenação como pontos centrais do jogo, e deixar a mecânica e seus arranjos em um terceiro plano, quase como se fossem "inimigos do bom jogo". E, claro, nem todo Hack´n´Slash é necessariamente "mecânico" ( a maioria o é, de fato ). ;)

e mesmo na questão da "Soma-Zero", pode facilmente acabar virando um jogo "mestre vs. jogadores".


Nesse caso, temos uma Soma-Negativa. Tanto os jogadores quanto o DM perdem com uma abordagem tão extrema. Os jogadores, que podem perder personagens e ficar sem jogar. E o DM, que se realmente "lutar contra" os jogadores fica sem eles. ;)

Ter uma situação de Soma-Zero parece-me bem difícil em RPG,só me vem em mento o caso em que tivermos "Personagem vs Personagem" e que o DM fosse completamente neutro e passivo na situação.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Evolução do RPGista

Mensagempor Aluriel de Laurants em 03 Set 2007, 21:53

Nesse caso, temos uma Soma-Negativa. Tanto os jogadores quanto o DM perdem com uma abordagem tão extrema. Os jogadores, que podem perder personagens e ficar sem jogar. E o DM, que se realmente "lutar contra" os jogadores fica sem eles.


Eu já vi isso acontecer, era praticamente impossível ser conjurador naquela mesa, porque ter alguém quem saves baixos de fortitude e poucos PVs significaria morrer.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Evolução do RPGista

Mensagempor Lofwyr em 03 Set 2007, 23:04

Sorcerer of Shadow escreveu:Hein? :P


Ahhhhhh, você entendeu o que eu quis dizer, vai, confessa.
"Clássico é clássico e vice-versa."
"Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa completamente diferente".

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Certo, você me convenceu. Realmente acho que estou confundindo alhos e bugálhos.
Grande abraço.
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Avatar do usuário
Lofwyr
 
Mensagens: 142
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:58
Localização: Florianópolis, SC

Evolução do RPGista

Mensagempor Madrüga em 03 Set 2007, 23:29

Isso me lembra um "gênero" (afinal, é besteira ficar colocando em gêneros) que engloba o que eu gosto de fazer: "ópera sangrenta" [bloody opera]. Interpretação sim, mas na hora do sangue... o pau come solto. E é bobagem ficar advogando em prol da superioridade de um estilo ou outro e ainda acusar os outros de "energuminos" [sic]. Pô, todo mundo está se divertindo, a intenção é essa.

RPG não é arte, RPG não é uma ciência arcana da qual só os formados em artes cênicas podem usufruir. Vamos relaxar, pô.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Evolução do RPGista

Mensagempor Hagen em 04 Set 2007, 00:07

Espera um momento, deixa eu ver se compreendi isso. Você está, indiretamente, sugerindo que são os" Combistas" que "se acham os donos da verdade" ( AKA: "Pregadores do Verdadeiro RPG )?


Não somente, mas em sua maioria e muitos e muitos outros que se portam como figuras Endeusadas que não procuram ser humildes ao ponto de compartilhar conhecimento, idéias e saber a opinião alheia.



Isso me lembra um "gênero" (afinal, é besteira ficar colocando em gêneros) que engloba o que eu gosto de fazer: "ópera sangrenta" [bloody opera]. Interpretação sim, mas na hora do sangue... o pau come solto. E é bobagem ficar advogando em prol da superioridade de um estilo ou outro e ainda acusar os outros de "energuminos" [sic].


Menosprezar um ou outro jogo por causa de seu genero ou sua forma de se jogar é tolice, pois afinal, ser soberbo é extremamente deselegante.

RPG não é arte, RPG não é uma ciência arcana da qual só os formados em artes cênicas podem usufruir. Vamos relaxar, pô


Exatamente, mas mesmo não sendo nenhuma arte complexa, assim por se dizer, com o passar dos anos obviamente há o aprimoramento, o crescimento do jogo em si, dos jogadores, mestres, enredos entre todos. Afinal ficar jogando 10 anos matando, pilhando e revistando criaturas, é como estacionar no tempo. Como jogador, e também como mestre que conhece o rpg há doze anos, sou muito mais exigente da minha parte e do meu grupo (que joga comigo há doze anos) afinal se eu quiser ficar matando por matar, invadindo por inavdir e pilhando por pilhar, fico em casa sozinho jogando emulador de gauntlet, que é só porrada, e não acrescenta em mais nada.

Nada contra quem goste do estilo de jogo simplório. Mas por jogar rpg há tanto tempo, espero ter uma boa interpretação, uma boa aventura, um bom enredo, um personagem mais complexo com detalhes e descrições bem mais trabalhadas,não sou nenhum ator de teatro, nem formado em arte cênicas, mas pelo menos gosto de descrever bem o meu personageme o como ele age.
Fantasma da tua esperança, tua fé que nunca descansa delírio que há de te matar! :iori: :flood:
Avatar do usuário
Hagen
 
Mensagens: 210
Registrado em: 02 Set 2007, 03:45
Localização: RJ

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron