Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Russel em 28 Abr 2011, 10:36

eu acho que criar um clima de horror e medo na mesa meio dificil. se você coloca um bicho fodônico pro jogador enfrentar o medo dele sera de perder o personagem e não necessariamente horror ou medo de verdade
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor arghsupremo em 28 Abr 2011, 11:40

Russel escreveu:eu acho que criar um clima de horror e medo na mesa meio dificil. se você coloca um bicho fodônico pro jogador enfrentar o medo dele sera de perder o personagem e não necessariamente horror ou medo de verdade


Concordo em partes. Também vejo grandes dificuldades e sinceramente não vejo como solucionar. Por isso abri o tópico.

Mas como o Agnelo falou:

Até é difícil, cego, mas um filme no cinema te assusta e tu tá lá bem sentado comendo pipoca.

Acho que é importante a gente tentar entender o porque as coisas funcionam em cada uma das midias.


Como nos assustamos vendo um filme? Seria pela passividade?
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor GoldGreatWyrm em 28 Abr 2011, 11:48

É difícil eu me assustar com um filme. Sou daqueles que ficam falando com a personagem:

-"Não, não vai aí. O cara tá atrás de ti, não vira. Não, burra, não sai correndo para o mato, tu vai cair. Viu, tu caiu. Tu caiu, tu merece morrer, ao invés de correr no asfalto onde alguém podia te ajudar tu saiu correndo pelo mato, onde ninguém pode te ajudar. Meu deus, que burra." :pipoca:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Corvo da Tempestade em 28 Abr 2011, 12:34

Sério...e difícil lembrar de um filme REALMENTE assustador nos últimos tempos (tá posso citar "King of Figthers", mas me assustou pela tosquice... :rolando: )

Mesmo usando os recuros de "luz de vela" e "música" para o jant...ops...jogo é difícl manter um clima de medo não usar esses recursos a tarefa fica na margem do impossivel....pessoalmente nem se vale a pena :sobrancelha:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Hermes em 28 Abr 2011, 16:19

Apreensão e suspense são relativamente fáceis de serem criados. Medo genuíno é quase impossível.

Para criar apreensão as melhores ferramentas são controle de informação e uma ameaça crescente. Os jogadores tem receio daquilo que eles não conhecem e também de tomar decisões mal informadas. Quando eles se encontram nessa situação eles sofrem uma apreensão crescente, especialmente se a decisão tiver peso na aventura. O que gera apreensão nos jogadores algumas vezes é também uma ameaça que eles sabem que não podem derrotar mas que eventualmente eles possam ter que enfrentar. Para isso o importante são aquelas situações de quase wipe ou de muito perigo. Em particular essa última parte é uma coisa quase impossível de emular no sistema d20. Os jogadores tem muitos recursos antes de se verem em uma situação dessas.

Outra coisa que gera uma imensa quantidade de apreensão é dar aos jogadores decisões a serem tomadas que tenham consequências severas. Você precisa destruir o suprimento de água da cidade para evitar que uma praga se espalhe? Ok, só que se você acabar com a água todos os aldeões vão morrer da mesma forma. Você libertou um prisioneiro porque achou que ele era inocente? Ok, faça ele matar alguém logo depois. Todas essas ferramentas funcionam, mais ainda se seus jogadores tiverem envolvimentos com os NPCs da história. Por exemplo, entre os aldeões poderia haver família ou amigos de um ou mais jogadores. O prisioneiro que você soltou matou a mulher que você amava depois de liberto. Quando os jogadores notarem que os atos deles tem consequências eles vão parar para pesa-las. E mais importante faça com que tudo tenham algum tipo de resultado como consequência, de preferência use a regra de que para toda ação deverão existir resultados positivos e negativos.

Suspense só depende do mestre, ele tem que saber esconder suas intenções e ao mesmo tempo fazer com que a história vá caminhando para um climax. Isso é muito difícil de fazer, especialmente se você mestra para o mesmo grupo depois de muito tempo. Chega um determinado momento que eles já aprendem a ler as suas histórias antes que você as conte. Quando começar a ter esse problema crie sempre dois cenários absolutamente distintos para cada situação chave da aventura e descarte sempre o primeiro. Assim você evitará que o seu hábito faça com que você entregue a história.

Medo é quase impossível de instilar nos jogadores. Medo é uma reação a um estímulo visual ou sonoro em 90% dos casos. Porém ele precisa ser alimentado com a imagem ou som da cena em movimento. Não adianta por exemplo mostrar uma imagem do que você deseja que seja amedrontador, como a imagem não tem movimento ela se torna irreal quando apresentada aos jogadores. É por isso que um filme assusta, mas uma imagem por mais terrível que ela seja normalmente não assiste.

Agora com relação a som a coisa já muda. Hoje em dia temos recursos de áudio excelentes que utilizados corretamente podem ser aterrorizantes. Pegue um programa como RPG Sound Mixer e comece a acumular trilhas de sons que sejam apropriadas ao que você deseja apresentar. As vezes o mero pingar de água, entrecortada por um som de passos apressados pode colocar os jogadores em neura total. Uma risada maligna ao fundo, um som qualquer repetitivo, tem diversas coisas que podem instilar medo especialmente se associadas a uma descrição boa. Se você conseguir fazer um som 5.1 ou 7.1 em volta da mesa ai fica mais bacana ainda. e dá para deixar os jogadores totalmente pregados.

Agora para criar medo sem isso seria necessário força. Seria preciso fazer com que os NPCs tenham a possibilidade de acabar com os jogadores em como se eles fossem formigas. Porém ai se torna pouco interessante o jogo.
Avatar do usuário
Hermes
 
Mensagens: 198
Registrado em: 05 Dez 2007, 13:13

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor MagoCego em 28 Abr 2011, 16:37

Fala que você vai mestrar 3D&T...


Falaram em livro que dá medo. Esses dias terminei de ler um livro que me deu "medo", ao me imaginar no lugar do personagem. Mas é muito raro um livro passar "medo".

Editado: Agora, eu pensar que o meu personagem vai ter medo daquela situação, eu interpreto ele com medo. Isso vai depender do tanto de interpretação que o jogador coloca no personagem.
Maturidade de jogo.
Igual manter informações que você sabe, mas o seu personagem não.
Editado pela última vez por MagoCego em 28 Abr 2011, 16:44, em um total de 3 vezes.
I'll Crush Your Face Into The Ground!!!
Avatar do usuário
MagoCego
 
Mensagens: 1258
Registrado em: 23 Jun 2009, 00:37
Localização: Belo Horizonte

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor arghsupremo em 28 Abr 2011, 16:41

O pessoal tem discutido muito sobre a dificuldade do jogador sair assustado da sessão. Concordo, acho uma tarefa quase impossível. Mas o que quero nem é que o jogador fique com medo e sim o personagem. Quero reações espontâneas dos personagens e não "Eu agi assim porque achei que meu personagem agiria". Não sei se fui claro, qualquer coisa, digam que elaborarei melhor.

Hermes escreveu:Medo é quase impossível de instilar nos jogadores. Medo é uma reação a um estímulo visual ou sonoro em 90% dos casos. Porém ele precisa ser alimentado com a imagem ou som da cena em movimento. Não adianta por exemplo mostrar uma imagem do que você deseja que seja amedrontador, como a imagem não tem movimento ela se torna irreal quando apresentada aos jogadores. É por isso que um filme assusta, mas uma imagem por mais terrível que ela seja normalmente não assiste.


Peguemos o cinema. Hoje em dia o terror fica nisso mesmo, uns 90% de áudio e vídeo (eu odeio filme que assusta com barulho), mas nem sempre foi assim. Não sou crítico de cinema, mas muitos filmes assustavam sem a necessidade dos precários efeitos especiais. Então como eles faziam? Lembro que eu me assustava muito mais com o suspense do monstro, com a possibilidade do que ele era, do que quando aparecia aquele tio na roupa de borracha aparecendo o ziper.

Lendo esse teu post me lembrou disso. Mas como fazer o suspense do monstro não aparecer? Tu me deste uma ideia legal como:

:seta: Vítima sendo morta sem os personagens saberem pelo o quê. Atrás de uma porta, através de sombras, no escuro de uma mata à noite.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor KhanNoonienSingh em 28 Abr 2011, 17:55

Pra haver medo o jogador deve se importar.

Seja com o personagem que ele criou.
Seja em continuar construindo aquela história
Seja por orgulho de não querer "falhar em superar o desafio".

Quanto mais o cara tem a postura de "qualquer coisa é distribuir uns pontinhos, arranjar um nome e tá de boa", menos medo, suspense, qualquer coisa, você terá.
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
Khan Noonien Singh, últimas palavras.
Avatar do usuário
KhanNoonienSingh
 
Mensagens: 119
Registrado em: 14 Jun 2010, 03:01

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor DracoDruida em 28 Abr 2011, 19:07

Quero reações espontâneas dos personagens e não "Eu agi assim porque achei que meu personagem agiria". Não sei se fui claro, qualquer coisa, digam que elaborarei melhor.

Não é exatamente sobre medo, mas em Rastro de Cthulhu tem uma mecânica interessante que poderia ser aproveitada nesse sentido.
No sistema, todo personagem tem uma motivação, por exemplo "Curiosidade". Daí existem situações que o narrador pode falar "Seu personagem sente uma tremenda vontade de investigar melhor aquela sala afastada, escura e com símbolos estranhos", digamos. Se o jogador "resistir", o personagem é penalizado em estabilidade (é tipo..sanidade curto-prazo, equilíbrio mental). Já se ele ceder ao impulso, ele recupera um pouco a estabilidade. Assim, existe uma mecânica que incentiva o jogador a fazer aquela típica "burrada" de filme ("Não, não desce por aí! Puta merda, desceu.").
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Vincer em 28 Abr 2011, 21:54

O hermes colocou muito bem.

Argh, fora audio e vídeo têm as velhas 'regras de ouro' do horror. O problema é... bem, justamente o motivo de cada vez ter menos filmes de horror bons: elas foram desgastadas.

Medo se resume a desconhecido. É isso e nada além(o áudio e vídeo ajudam a corroborar esse efeito, manter por mais tempo ou intensificar as 'revelações'). Quando os métodos e temas que funcionavam tão bem se tornam amplamente conhecidos(cliché)... bem, não adianta mais.

Se importar (com o personagem ou com o sucesso) como o Khan disse gera tensão, que é fenomenal para o medo... mas não gera o efeito sozinho.

É colocar o jogador na cena, envolver o jogador: seja ele se sentir na cena/personagem, seja o inconsciente da mente pensar 'isso poderia acontecer de verdade...' ou 'e se algo do tipo realmente existir e ninguém notou ainda?'.

Tanto é que... qual o contexto de 99% das histórias de horror? Elas são contemporâneas a época da produção. A maioria não são de época, sci-fi ou fantasia: justamente porque nesses gêneros o leitor/espectador não se associa diretamente.

Chamemos essa técnica de 'medo do escuro': o inconsciente cogitar que fora das vistas públicas possa haver algo... que não deveria.

Outra eu apelidaria de 'vale medonho'(só puxando referência a uncanny valey): abordar diretamente(e distorcer) tabus ou temas que naturalmente são medonhos e desconfortáveis para nós. O mais abusivamente utilizado é a morte, que inconscientemente assusta a todos. Daí temos vários, desde tortura a abortos, fetiches sexuais e por aí vai. A natureza do tema contribuindo para o horror.

Frustração: o principal problema de colocar horror no rpg. O desconhecido é assustador(só por ser desconhecido) apenas até certo ponto: se mesmo desconhecido os envolvidos conseguem controlar a situação, o efeito desaparece. Então frustração é necessária. A sensação de não poder lidar com aquilo, incapacidade, de não ter o controle... e isso em rpg pende para railroading(e se der errado, frustração demais: abandono do jogo).

Se o interesse é desenvolver temas e elementos que ajudem uma história a ser mais amendontradora, poxa, eu consigo listar uma porrada de métodos. Mas como 'narrar causando medo' num rpg... é bem mais complicado.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Russel em 29 Abr 2011, 06:48

O que gera apreensão nos jogadores algumas vezes é também uma ameaça que eles sabem que não podem derrotar mas que eventualmente eles possam ter que enfrentar. Para isso o importante são aquelas situações de quase wipe ou de muito perigo. Em particular essa última parte é uma coisa quase impossível de emular no sistema d20. Os jogadores tem muitos recursos antes de se verem em uma situação dessas.


não é não. eu já coloquei meus jogadores em saia justa varias vezes :twisted:

SPOILER: EXIBIR
e curiosamente eles gostam
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Gun_Hazard em 29 Abr 2011, 08:40

Assustar é diferente de criar tensão.

Para assustar o único jeito são truques. Por exemplo:
- Narre em voz bem baixa projetando o corpo para frente na mesa (Falarr com o rosto voltado para a mesa em vez de encarar os jogadores também ajuda). Os jogadores irão se inclinar para frente para ouvir a narração. Então de súbito (Quando for narrar alguma coisa importante/climax/dar-umsusto), levante o rosto e narre em voz alta.
- Encarar um jogador quando fala como um NPC, mudando sua espressão facila costuma gerar bons resulados, principalmente se estiver narrando com o rosto voltado para baixo e encarar os jogadores quando as falas forem direcionadas para eles.
- Deixe um livro MUITO pesado escondido sobre a perna quase caindo e quando estiver narrando algo simples como a descrição de uma sala e todos estiverem prestando atenção deixe ele cair no chão fazendo um estrondo.
-Em vez do livro deixe alguns toques programados no celular. Eu tenho um de um grito feminino que sempre garante um pulo da cadeira do pessoal, Trovão, cães uivando, risadas do Bela Lugosi, portas rangendo, não programa o som na hora pois os jogadores vão ficar "atentos deixe programado "ANTES" e fique apenas com o dedo em cima do play para apertar discretamente quando conveniente. E deixe para programar o próximo logo depois de um susto enquanto o pessoal se recupera e exclama "Porra mestre! vai tomar Caju!", pois eles não irão prestar atenção ou pensaram que você está desligando o Celular.
- Querendo ou não o ambiente TEM sim que estar preparado. Um local para o jogo sem a interrupção constante da cena (gente entrando na cozinha e dizendo oi pro pessoal, por exemplo). Sons ambiente de Vento, Chuva, ou apenas uma melodia lenta e triste (nada de música de bandas isso distrai mais do que ajuda e nada de som alto o som tem de ser bem baixinho, apenas de fundo)
- Varie. Um truque muito repetido fica chato. Use com moderação tipo 2 pi três vezes apenas na seção de jogo.

Isso é para Assutar.



Para Criar Tensão o pessoal disse alguns muito bons:
- Nunca deixem os jogadores saberem o que estão enfrentando até ter passado ou ser tarde demais.
- O Desconhecido é o pior suspense.
- Não deixe a morte do PC ser o único desfecho trágico. Ameace familiares (um vampiro jurando caçar todos os entes queridos depois de matar o PC, ou antes, tipo deixa ele quase morto e diga "vou ali matar seus familiares e quando voltar eu te digo como foi"). Torture o personagem com uma morte lenta e agonmizante, deixe os outros personagens ouvirem seus gritos implorando misericórdia ou uma morte rápida ecoando pelos corredores. Transforme o PC em um escravo sem vontade do inimigo e diga que lá dentro o PC ainda está consciente de todos os atos vis que o amo dele o obriga a cometer.
- Limite o poder de fogo dos personagens, Nenhuma poção de cura ou magia disponível, pouca munição. Isso faz o uso moderado de pé-na-porta-e-soco-na-cara, eles terão de eliminar a ameaça com porretes pois podem precisar das balas para algo muito pior lá na frente, podem ser obrigados a evitar os inimigos em vez de confrontá-los
- Não tenha dó de matar os PCs. Peça para os jogadores fazerem 3 fichas, ou faça algumas você mesmo e quando um jogador morrer estenda outra ficha e diga "logo-logo incluo este outro PC no jogo você quer?"
- descreva TUDO como ameaçador, uma floresta comum NUNCA É COMUM ela sempre será mais escura e sombria que o normal.
- Intercale momentos de tensão com momentos mais leves (tensão demais sequenciada acaba eliminando o climax que a tensão tem de gerar)
- Utilize a paranóia faça com que tudo pareça estar contra os PCs.

Fora estes tem algumas outras dicas muito boas nos Livros do "Ravenloft - Dominios do Medo", "Ravenloft 3ªed"(ambos em português) e "Ravenloft Dungeon Master Guide" (em Inglês).
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor arghsupremo em 29 Abr 2011, 10:11

Vincer escreveu:Se o interesse é desenvolver temas e elementos que ajudem uma história a ser mais amendontradora, poxa, eu consigo listar uma porrada de métodos. Mas como 'narrar causando medo' num rpg... é bem mais complicado.


Interessa sim! Fique a vontade.
Russel escreveu:
O que gera apreensão nos jogadores algumas vezes é também uma ameaça que eles sabem que não podem derrotar mas que eventualmente eles possam ter que enfrentar. Para isso o importante são aquelas situações de quase wipe ou de muito perigo. Em particular essa última parte é uma coisa quase impossível de emular no sistema d20. Os jogadores tem muitos recursos antes de se verem em uma situação dessas.


não é não. eu já coloquei meus jogadores em saia justa varias vezes :twisted:

SPOILER: EXIBIR
e curiosamente eles gostam


Concordo. Acredito que não seja realmente o melhor sistema, mas não é impossível não.
Gun_Hazard escreveu:Assustar é diferente de criar tensão.

Para assustar o único jeito são truques. Por exemplo:
- Narre em voz bem baixa projetando o corpo para frente na mesa (Falarr com o rosto voltado para a mesa em vez de encarar os jogadores também ajuda). Os jogadores irão se inclinar para frente para ouvir a narração. Então de súbito (Quando for narrar alguma coisa importante/climax/dar-umsusto), levante o rosto e narre em voz alta.
- Encarar um jogador quando fala como um NPC, mudando sua espressão facila costuma gerar bons resulados, principalmente se estiver narrando com o rosto voltado para baixo e encarar os jogadores quando as falas forem direcionadas para eles.
- Deixe um livro MUITO pesado escondido sobre a perna quase caindo e quando estiver narrando algo simples como a descrição de uma sala e todos estiverem prestando atenção deixe ele cair no chão fazendo um estrondo.
-Em vez do livro deixe alguns toques programados no celular. Eu tenho um de um grito feminino que sempre garante um pulo da cadeira do pessoal, Trovão, cães uivando, risadas do Bela Lugosi, portas rangendo, não programa o som na hora pois os jogadores vão ficar "atentos deixe programado "ANTES" e fique apenas com o dedo em cima do play para apertar discretamente quando conveniente. E deixe para programar o próximo logo depois de um susto enquanto o pessoal se recupera e exclama "Porra mestre! vai tomar Caju!", pois eles não irão prestar atenção ou pensaram que você está desligando o Celular.
- Querendo ou não o ambiente TEM sim que estar preparado. Um local para o jogo sem a interrupção constante da cena (gente entrando na cozinha e dizendo oi pro pessoal, por exemplo). Sons ambiente de Vento, Chuva, ou apenas uma melodia lenta e triste (nada de música de bandas isso distrai mais do que ajuda e nada de som alto o som tem de ser bem baixinho, apenas de fundo)
- Varie. Um truque muito repetido fica chato. Use com moderação tipo 2 pi três vezes apenas na seção de jogo.

Isso é para Assutar.


Esse é o tipo de coisa que eu não gosto de fazer. Não quero dar susto por falta de atenção e barulho. Quero assustar por criar tensão, mistério, apreensão, horror. Particularmente não gosto desse método, nem no cinema, tampouco jogando rpg.
Gun_Hazard escreveu:Para Criar Tensão o pessoal disse alguns muito bons:
- Nunca deixem os jogadores saberem o que estão enfrentando até ter passado ou ser tarde demais.
- O Desconhecido é o pior suspense.
- Não deixe a morte do PC ser o único desfecho trágico. Ameace familiares (um vampiro jurando caçar todos os entes queridos depois de matar o PC, ou antes, tipo deixa ele quase morto e diga "vou ali matar seus familiares e quando voltar eu te digo como foi"). Torture o personagem com uma morte lenta e agonmizante, deixe os outros personagens ouvirem seus gritos implorando misericórdia ou uma morte rápida ecoando pelos corredores. Transforme o PC em um escravo sem vontade do inimigo e diga que lá dentro o PC ainda está consciente de todos os atos vis que o amo dele o obriga a cometer.
- Limite o poder de fogo dos personagens, Nenhuma poção de cura ou magia disponível, pouca munição. Isso faz o uso moderado de pé-na-porta-e-soco-na-cara, eles terão de eliminar a ameaça com porretes pois podem precisar das balas para algo muito pior lá na frente, podem ser obrigados a evitar os inimigos em vez de confrontá-los
- descreva TUDO como ameaçador, uma floresta comum NUNCA É COMUM ela sempre será mais escura e sombria que o normal.
- Intercale momentos de tensão com momentos mais leves (tensão demais sequenciada acaba eliminando o climax que a tensão tem de gerar)
- Utilize a paranóia faça com que tudo pareça estar contra os PCs.


Gostei dessas e já utilizava algumas :victory:
Gun_Hazard escreveu:- Não tenha dó de matar os PCs. Peça para os jogadores fazerem 3 fichas, ou faça algumas você mesmo e quando um jogador morrer estenda outra ficha e diga "logo-logo incluo este outro PC no jogo você quer?"


Cara, essa eu não gostei. Uma coisa é assustar, outra ameaçar um jogador. Estou ali para nos divertirmos juntos, acho o caminho não é beem por aí. Não tenho pena de matar personagem, mas não os deixo morrer contra goblins, por exemplo.
Gun_Hazard escreveu:Fora estes tem algumas outras dicas muito boas nos Livros do "Ravenloft - Dominios do Medo", "Ravenloft 3ªed"(ambos em português) e "Ravenloft Dungeon Master Guide" (em Inglês).

Tenho todos! Não são tão bons quanto pintam.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Gun_Hazard em 29 Abr 2011, 12:37

arghsupremo escreveu:
Gun_Hazard escreveu:- Não tenha dó de matar os PCs. Peça para os jogadores fazerem 3 fichas, ou faça algumas você mesmo e quando um jogador morrer estenda outra ficha e diga "logo-logo incluo este outro PC no jogo você quer?"


Cara, essa eu não gostei. Uma coisa é assustar, outra ameaçar um jogador. Estou ali para nos divertirmos juntos, acho o caminho não é beem por aí. Não tenho pena de matar personagem, mas não os deixo morrer contra goblins, por exemplo..


SPOILER: EXIBIR
É que você não viu a aventura de terror que eu matei um personagem com Goblins...
Tudo é questão de usar a descrição certa e a tática certa.
Quando o cidadão disse para tomar cuidado com os goblins que moravam na floresta o jogador riu, eu argumentei que o personagem dele NUNCA tinha visto um goblin e o personagem não teria como saber como era... Mesmo assim o Jogador ficou rindo de mim...
A noite na hora de acampar os barilhos estranhos, estressando os jogadores, a descrição de brilhos luminosos a noite que pareciam olhos e alguns ataques e fugas para provocar os jogadores fizeram alguns pilharem de medo, o valentão caiu como patinho na armadilha e seguiu sozinho onde ficou prezo numa armadilha armada pelos goblins , foi flechado e depois atacado por 3 deles que batiam e fugiam até ele ficar gritando por socorro por seus amigos que estavam com medo de sair de perto da fogueira. (Uma morte lenta pontinho de vida por pontinho de vida é uma situação de tensão grande pois até o último PV o jogador ainda tenta se agarrar na esperança de se salvar...) Tudo isso com 6 goblins com 3 níveis de ladinos contra um grupo de nível 4.

Mas só a descrição dos goblins como mais do que criaturas pequenas e idiotas, para Criaturas soturnas maliciosas e malvadas. Já fez o grupo pensar duas vezes antes de julgar algo pela aparência ou estatistica do livro de monstros.


A Questão principal não é "Ameaçar" o jogador... é colocar medo de perder o personagem, se o cara sentir que é protegido ele nunca pensará duas vezes antes partir para o curso de ação idiota.
Mesmo assim vi casos do jogador ter de perder 5 personagens em menos de 2 sessões de jogo para conseguir entender que o clima era terror.
Eu é que não vou ficar mais discursando sobre o que se espera dos personagens em situações assim...
Fez besteira? Morreu! Deu azar nos dados? Morreu! Simples assim!
Cabe ao jogador neste caso saber entender o clima do jogo e transformar a morte do personagem (uma vez sendo inevitável) em algo heróico (Run! Folls!)

arghsupremo escreveu:
Gun_Hazard escreveu:Fora estes tem algumas outras dicas muito boas nos Livros do "Ravenloft - Dominios do Medo", "Ravenloft 3ªed"(ambos em português) e "Ravenloft Dungeon Master Guide" (em Inglês).

Tenho todos! Não são tão bons quanto pintam.

Em que Sentido? Cenário Ruim? Ambientação Ruim? Ou Dicas para Criar Suspense e Terror ruins?
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor arghsupremo em 29 Abr 2011, 12:57

Gun_Hazard escreveu:
arghsupremo escreveu:
Gun_Hazard escreveu:- Não tenha dó de matar os PCs. Peça para os jogadores fazerem 3 fichas, ou faça algumas você mesmo e quando um jogador morrer estenda outra ficha e diga "logo-logo incluo este outro PC no jogo você quer?"


Cara, essa eu não gostei. Uma coisa é assustar, outra ameaçar um jogador. Estou ali para nos divertirmos juntos, acho o caminho não é beem por aí. Não tenho pena de matar personagem, mas não os deixo morrer contra goblins, por exemplo..


SPOILER: EXIBIR
É que você não viu a aventura de terror que eu matei um personagem com Goblins...
Tudo é questão de usar a descrição certa e a tática certa.
Quando o cidadão disse para tomar cuidado com os goblins que moravam na floresta o jogador riu, eu argumentei que o personagem dele NUNCA tinha visto um goblin e o personagem não teria como saber como era... Mesmo assim o Jogador ficou rindo de mim...
A noite na hora de acampar os barilhos estranhos, estressando os jogadores, a descrição de brilhos luminosos a noite que pareciam olhos e alguns ataques e fugas para provocar os jogadores fizeram alguns pilharem de medo, o valentão caiu como patinho na armadilha e seguiu sozinho onde ficou prezo numa armadilha armada pelos goblins , foi flechado e depois atacado por 3 deles que batiam e fugiam até ele ficar gritando por socorro por seus amigos que estavam com medo de sair de perto da fogueira. (Uma morte lenta pontinho de vida por pontinho de vida é uma situação de tensão grande pois até o último PV o jogador ainda tenta se agarrar na esperança de se salvar...) Tudo isso com 6 goblins com 3 níveis de ladinos contra um grupo de nível 4.

Mas só a descrição dos goblins como mais do que criaturas pequenas e idiotas, para Criaturas soturnas maliciosas e malvadas. Já fez o grupo pensar duas vezes antes de julgar algo pela aparência ou estatistica do livro de monstros.


Onde eu falei "goblins" podes trocar por "minions" sem alteração de contexto. O que quis dizer é que seriam monstros frágeis em um encontro que era para ser fácil. Se aventureiros entrassem em Forlorn para enfrentar os goblins, enquanto eu estivesse mestrando, de forma temerária, morreriam. Simples assim.
Gun_Hazard escreveu:A Questão principal não é "Ameaçar" o jogador... é colocar medo de perder o personagem, se o cara sentir que é protegido ele nunca pensará duas vezes antes partir para o curso de ação idiota.
Mesmo assim vi casos do jogador ter de perder 5 personagens em menos de 2 sessões de jogo para conseguir entender que o clima era terror.
Eu é que não vou ficar mais discursando sobre o que se espera dos personagens em situações assim...
Fez besteira? Morreu! Deu azar nos dados? Morreu! Simples assim!
Cabe ao jogador neste caso saber entender o clima do jogo e transformar a morte do personagem (uma vez sendo inevitável) em algo heróico (Run! Folls!)


Eu prefirira conversar com o jogador. Trocar de personagem sempre é um drama para qualquer jogo. Entradas forçadas no grupo de jogo, por exemplo.

arghsupremo escreveu:
Gun_Hazard escreveu:Fora estes tem algumas outras dicas muito boas nos Livros do "Ravenloft - Dominios do Medo", "Ravenloft 3ªed"(ambos em português) e "Ravenloft Dungeon Master Guide" (em Inglês).

Tenho todos! Não são tão bons quanto pintam.

Em que Sentido? Cenário Ruim? Ambientação Ruim? Ou Dicas para Criar Suspense e Terror ruins?[/quote]

Cenário mesmo. As dicas são até boazinhas, mas tem muito hype nesses livros, principalmente o Domínios do Medo. Para mim, o guia definitivo de Raveloft são os Gazetteers. É uma pena que não terminaram :(
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron