Moderador: Moderadores

Adoro esses mundos de fantasia genéricos todos iguais que se usa pra discutir RPG.
Locke Winchester escreveu:Adoro esses mundos de fantasia genéricos todos iguais que se usa pra discutir RPG.
Iuri escreveu:Mas todos concordam que certas pessoas tem mais possibilidade de saber esses detalhes do que outros, certo? Em uma cidade pequena onde nunca houve ataques de vampiros as chances da pessoa saber do alho são menores do que em uma cidade atormentada por um conde drácula e seus minions. Para isto existem bônus circunstanciais. Quem convivia com vampiros, pessoas que matavam vampiros, ou bardos que contavam histórias sobre pessoas que matavam vampiros naturalmente receberá um bônus em seu teste de conhecimento. Por maior que seja o bônus, o personagem ainda está sujeito a não saber daquilo (quantas pessoas alienadas existem por aí que parecem não saber nada de nada?), então o jogador sair direto contando pros outros comofaz pra matar o vampiro, que nem o argh fez com os trolls, pra mim é metajogo sim. Quer dizer, a menos que os jogadores saberão que é uma conversa off-game e seus personagens não necessariamente possuem este conhecimento. Mas geralmente não é o que acontece...
Além disso, comparar o conhecimento que temos que um leão é carnívoro, ou que uma serpente é venenosa, com o conhecimento de que vampiros são vulneráveis a alho é extrapolação demais. 2 pessoas picadas pela serpente já podem comprovar que ela é venenosa, e qualquer observação do leão comprova sua preferencia por carne, mas quanto é preciso para saber que o vampiro é vulneravel a alho? pensem bem... quem é que vai fazer a correlação "pessoa não atacada" com "a pessoa tinha alho por perto" ? E só porque não vemos dados gigantes rolando do nosso lado não quer dizer que não passamos por "testes". Provavelmente saber que a cobra é venenosa tem uma CD menor que 15... recebemos bonus por assistir TV ou ler revistas, etc e tal. Agora, porque não cobramos testes para isso no jogo, sinto que infelizmente o motivo realmente é "porque existe de verdade".

E antes da TV todo mundo sabia que cobras eram venenosas?

Iuri escreveu:E antes da TV todo mundo sabia que cobras eram venenosas? Eu não sei, nem lembro mais como era naquela época... mas se prestar mais atenção no meu post eu disse que a TV é uma fonte de bônus em testes de conhecimento... raios, até pânico em algum momento é capaz de usar cobras (e neste caso, citar o fato de serem venenosas) em algum quadro.

GoldGreatWyrm escreveu:Eles tem condições de saber o nome dos senhores demoníacos, duques do inferno, e o prato predileto do Pelor, mas não a resistência de um troll?
Lumine Miyavi escreveu:E antes da TV todo mundo sabia que cobras eram venenosas?
...
Histórias de bardos e viajantes e livros substituem TV e outras formas que temos atualmente de transmitir informação, mas não possuem a mesma magnitude.
Além disso, muitos cenários de RPG também não possuem o mesmo rigor cientifico do nosso mundo fazendo com que a informação transmitida seja menos acurada. Os testes servem para ver se a pessoa possui as informações corretas ao invés daqueles exemplos que o Draco citou lá atrás.

Iuri escreveu:Histórias de bardos e viajantes e livros substituem TV e outras formas que temos atualmente de transmitir informação, mas não possuem a mesma magnitude.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante