Monstros e Metagame

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Monstros e Metagame

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Jul 2010, 16:51

Porque elas são mais comuns, mesmo em mundos de fantasia.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Monstros e Metagame

Mensagempor Agnelo em 29 Jul 2010, 16:54

Adoro esses mundos de fantasia genéricos todos iguais que se usa pra discutir RPG.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Monstros e Metagame

Mensagempor Iuri em 29 Jul 2010, 16:55

Mas todos concordam que certas pessoas tem mais possibilidade de saber esses detalhes do que outros, certo? Em uma cidade pequena onde nunca houve ataques de vampiros as chances da pessoa saber do alho são menores do que em uma cidade atormentada por um conde drácula e seus minions. Para isto existem bônus circunstanciais. Quem convivia com vampiros, pessoas que matavam vampiros, ou bardos que contavam histórias sobre pessoas que matavam vampiros naturalmente receberá um bônus em seu teste de conhecimento. Por maior que seja o bônus, o personagem ainda está sujeito a não saber daquilo (quantas pessoas alienadas existem por aí que parecem não saber nada de nada?), então o jogador sair direto contando pros outros comofaz pra matar o vampiro, que nem o argh fez com os trolls, pra mim é metajogo sim. Quer dizer, a menos que os jogadores saberão que é uma conversa off-game e seus personagens não necessariamente possuem este conhecimento. Mas geralmente não é o que acontece...

Além disso, comparar o conhecimento que temos que um leão é carnívoro, ou que uma serpente é venenosa, com o conhecimento de que vampiros são vulneráveis a alho é extrapolação demais. 2 pessoas picadas pela serpente já podem comprovar que ela é venenosa, e qualquer observação do leão comprova sua preferencia por carne, mas quanto é preciso para saber que o vampiro é vulneravel a alho? pensem bem... quem é que vai fazer a correlação "pessoa não atacada" com "a pessoa tinha alho por perto" ? E só porque não vemos dados gigantes rolando do nosso lado não quer dizer que não passamos por "testes". Provavelmente saber que a cobra é venenosa tem uma CD menor que 15... recebemos bonus por assistir TV ou ler revistas, etc e tal. Agora, porque não cobramos testes para isso no jogo, sinto que infelizmente o motivo realmente é "porque existe de verdade".
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Monstros e Metagame

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 29 Jul 2010, 17:00

Adoro esses mundos de fantasia genéricos todos iguais que se usa pra discutir RPG.

Por isso eu disse que as CDs dos testes não devem ser absolutas.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Monstros e Metagame

Mensagempor arghsupremo em 29 Jul 2010, 17:01

Locke Winchester escreveu:Adoro esses mundos de fantasia genéricos todos iguais que se usa pra discutir RPG.

Estou considerando cenário genérico mesmo, FR.

Iuri escreveu:Mas todos concordam que certas pessoas tem mais possibilidade de saber esses detalhes do que outros, certo? Em uma cidade pequena onde nunca houve ataques de vampiros as chances da pessoa saber do alho são menores do que em uma cidade atormentada por um conde drácula e seus minions. Para isto existem bônus circunstanciais. Quem convivia com vampiros, pessoas que matavam vampiros, ou bardos que contavam histórias sobre pessoas que matavam vampiros naturalmente receberá um bônus em seu teste de conhecimento. Por maior que seja o bônus, o personagem ainda está sujeito a não saber daquilo (quantas pessoas alienadas existem por aí que parecem não saber nada de nada?), então o jogador sair direto contando pros outros comofaz pra matar o vampiro, que nem o argh fez com os trolls, pra mim é metajogo sim. Quer dizer, a menos que os jogadores saberão que é uma conversa off-game e seus personagens não necessariamente possuem este conhecimento. Mas geralmente não é o que acontece...

Além disso, comparar o conhecimento que temos que um leão é carnívoro, ou que uma serpente é venenosa, com o conhecimento de que vampiros são vulneráveis a alho é extrapolação demais. 2 pessoas picadas pela serpente já podem comprovar que ela é venenosa, e qualquer observação do leão comprova sua preferencia por carne, mas quanto é preciso para saber que o vampiro é vulneravel a alho? pensem bem... quem é que vai fazer a correlação "pessoa não atacada" com "a pessoa tinha alho por perto" ? E só porque não vemos dados gigantes rolando do nosso lado não quer dizer que não passamos por "testes". Provavelmente saber que a cobra é venenosa tem uma CD menor que 15... recebemos bonus por assistir TV ou ler revistas, etc e tal. Agora, porque não cobramos testes para isso no jogo, sinto que infelizmente o motivo realmente é "porque existe de verdade".

Sabe que nem sempre houve televisão, né? Nem revistas.

Magia não serve para nada, correto?

Pessoas só adquiriram conhecimento a partir da época da televisão e computador.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Monstros e Metagame

Mensagempor Iuri em 29 Jul 2010, 17:27

E antes da TV todo mundo sabia que cobras eram venenosas? Eu não sei, nem lembro mais como era naquela época... mas se prestar mais atenção no meu post eu disse que a TV é uma fonte de bônus em testes de conhecimento... raios, até pânico em algum momento é capaz de usar cobras (e neste caso, citar o fato de serem venenosas) em algum quadro.

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Monstros e Metagame

Mensagempor arghsupremo em 29 Jul 2010, 17:37

Iuri,

Eu parto do princípio que nós fizemos muitos avanços desde a época medieval. Mas a questão é que mundo fantásticos, como FR, não são nossa época medieval, são mundos fantásticos! As pessoas adquiriram conhecimentos voltados ao seus mundos, não ficaram estagnados. Então o "bônus em testes de conhecimento" adquiridos por ver televisão pode ser muito bem trocado pelo conhecimento adquirido pelo bardo que conta histórias.
Imagem
arghsupremo

Monstros e Metagame

Mensagempor Lumine Miyavi em 29 Jul 2010, 17:46

E antes da TV todo mundo sabia que cobras eram venenosas?

Imagem
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Monstros e Metagame

Mensagempor GoldGreatWyrm em 29 Jul 2010, 17:47

Eles tem condições de saber o nome dos senhores demoníacos, duques do inferno, e o prato predileto do Pelor, mas não a resistência de um troll?
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Monstros e Metagame

Mensagempor Gladius Dei em 29 Jul 2010, 17:49

Argh,

Engraçado que você risca a minha parte sobre mundo medieval na qual embasei meu pensamento de que "Só porque tem menos tecnologia, não significa que nunca tenha ouvido falar/aprendido algo", e que APÓIA sua idéia que que personagens de jogadores podem saber alguma coisa sobre os monstros (já que na vida real isso aconteceu sem TV e computador), e você continua querendo mencionar a época medieval aqui e acolá. Ficou sentido porque eu falei um L.U.L.?

É cada uma...
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Monstros e Metagame

Mensagempor arghsupremo em 29 Jul 2010, 17:55

Seja lá o que for um L.U.L., foi por isso mesmo!
Imagem
arghsupremo

Monstros e Metagame

Mensagempor Madrüga em 29 Jul 2010, 17:55

Iuri escreveu:E antes da TV todo mundo sabia que cobras eram venenosas? Eu não sei, nem lembro mais como era naquela época... mas se prestar mais atenção no meu post eu disse que a TV é uma fonte de bônus em testes de conhecimento... raios, até pânico em algum momento é capaz de usar cobras (e neste caso, citar o fato de serem venenosas) em algum quadro.

Justamente por julgarmos TV e internet como fontes de conhecimento, não nos reunimos mais em volta da fogueira e não sentamos por horas na frente dos mais velhos ouvindo suas histórias e pérolas de sabedoria. Ou seja, deixamos de nos expor a fontes de conhecimento PRÁTICO.

Eu ia desfiar sobre "o narrador" do Walter Benjamin, mas não para me exibir. Mas me deu preguiça. Depois eu falo.

----------------

Gladius, é porque você interpretou muito a ferro e fogo um lance que era metade brincadeira e aproveitou para masturbar um conhecimento. Aí ninguém gosta.

Editado: CARAMBA, me deixem postar! Quatro vezes!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Monstros e Metagame

Mensagempor Iuri em 29 Jul 2010, 18:22

GG,
GoldGreatWyrm escreveu:Eles tem condições de saber o nome dos senhores demoníacos, duques do inferno, e o prato predileto do Pelor, mas não a resistência de um troll?

E o personagem só vai saber estas coisas se o jogador passar em um teste de conhecimento apropriado, assim como a resistência do troll.

Argh,
Concordo. Histórias de bardos e viajantes e livros substituem TV e outras formas que temos atualmente de transmitir informação, mas não possuem a mesma magnitude. Além disso, muitos cenários de RPG também não possuem o mesmo rigor cientifico do nosso mundo fazendo com que a informação transmitida seja menos acurada. Os testes servem para ver se a pessoa possui as informações corretas ao invés daqueles exemplos que o Draco citou lá atrás.

Lumine,
Lumine Miyavi escreveu:
E antes da TV todo mundo sabia que cobras eram venenosas?

...

Segui o exemplo do Argh e tirei a parte que não contribui pra discussão do teu post. :linguinha:
Obviamente o que eu estava dizendo com isso é que mais pessoas tem acesso a informação com o desenvolvimento dos meios de divulgá-la. Não achei que precisasse explicar isso....

Iuri

Monstros e Metagame

Mensagempor Lumine Miyavi em 29 Jul 2010, 18:27

Histórias de bardos e viajantes e livros substituem TV e outras formas que temos atualmente de transmitir informação, mas não possuem a mesma magnitude.

Você subestima o poder da transmissão oral.

Além disso, muitos cenários de RPG também não possuem o mesmo rigor cientifico do nosso mundo fazendo com que a informação transmitida seja menos acurada. Os testes servem para ver se a pessoa possui as informações corretas ao invés daqueles exemplos que o Draco citou lá atrás.

E quem tá falando em 100%, criatura? Mesmo se não for a informação 100% certa, vai TER alguma informação.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Monstros e Metagame

Mensagempor Madrüga em 29 Jul 2010, 18:33

Iuri escreveu:Histórias de bardos e viajantes e livros substituem TV e outras formas que temos atualmente de transmitir informação, mas não possuem a mesma magnitude.

Defina "magnitude". Qualquer pessoa que conte BEM uma história consegue dar "magnitude" a essas informações. É que hoje perdemos a capacidade de narrar.

E outra, desligue o "modo engenheiro" para pensar em tradição oral. As coisas não são um manual de cálculo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias