"RPG e educação" é balela?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor DracoDruida em 26 Mai 2010, 20:31

Iuri escreveu:
DracoDruida escreveu:O professor narrando, enquanto berrava e representada de forma AWESOME.


Ou seja, um RPG solitário em que ele era jogador e mestre. Apesar de eu não pretender trabalhar na área da educação já me passou várias vezes pela cabeça o que eu faria se eu fosse um, e a ideia do RPG é algo que sempre perseguiu estes pensamentos. Mas não, não tenho nem ideia sobre pesquisas com experimentos.

Forçou a barra chamando isso de RPG. Foi uma explicação com um teatro, com uma narrativa. Isso não torna automaticamente um RPG.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Léderon em 26 Mai 2010, 20:36

Isso que vocês estão chamando de RPG na educação é chamado de Jogo Dramático.

Parecidos, mas não iguais.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Kear em 26 Mai 2010, 20:46

Léderon escreveu:Isso que vocês estão chamando de RPG na educação é chamado de Jogo Dramático.

Parecidos, mas não iguais.


Então, acho que antes de continuar, precisamos definir o seguinte...O que é necessário pra que a coisa seja um RPG propriamente dito?
Porque, se ter sistema, dados e mestre é obrigatório pra chamar de RPG, então...Well...A unica experiencia que eu tive em aula com isso foi total fucking fail, mais roll tier que o Hakan.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Madrüga em 26 Mai 2010, 21:20

Até agora só o Iuri falou nisso, :hum:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Agnelo em 27 Mai 2010, 08:51

Vamos de novo:

  • RPG é um jogo, não tem um roteiro fixo. Várias pessoas interagindo pra contar uma história que ninguém sabe qual vai ser.
  • Contação de histórias é um cara, contando uma história que, por mais que tenha variações, ele sabe como vai acabar.
  • Teatro é um monte de gente seguindo um roteiro.

Iuri, isso é tudo a mesma coisa? Veja que eu não falei em regras ou dados nenhuma vez.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Iuri em 27 Mai 2010, 17:31

Locke Winchester escreveu:Vamos de novo:

  • RPG é um jogo, não tem um roteiro fixo. Várias pessoas interagindo pra contar uma história que ninguém sabe qual vai ser.
  • Contação de histórias é um cara, contando uma história que, por mais que tenha variações, ele sabe como vai acabar.
  • Teatro é um monte de gente seguindo um roteiro.

Iuri, isso é tudo a mesma coisa? Veja que eu não falei em regras ou dados nenhuma vez.


Considerando que o mestre de uma sessão de RPG de fato tem um roteiro preparado, sobre o qual os jogadores improvisam, frequentemente desviando do roteiro e obrigando o narrador a improvisar também, e considerando também que o improviso é levado em bastante consideração no teatro (não consigo esquecer daquela porcaria de programa da MTV) fica difícil mesmo separá-los sem colocar as regras no meio.

Agora, desconsiderando isso... se fosse ver só pelas definições que tu me dá, então não, eles não são a mesma coisa, apesar de serem irmãozinhos.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Madrüga em 27 Mai 2010, 17:37

E mais uma discussão legal vai se perdendo por conta de um detalhe insignificante e uma pessoa que não admite os próprios erros. :haha:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Kear em 27 Mai 2010, 17:40

Madrüga escreveu:E mais uma discussão legal vai se perdendo por conta de um detalhe insignificante e uma pessoa que não admite os próprios erros. :haha:


Estranho, sempre achei que os tópicos da spell só bombavam com discussões de fanboys rabugentos :bwaha:
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Iuri em 27 Mai 2010, 17:44

Madrüga escreveu:E mais uma discussão legal vai se perdendo por conta de um detalhe insignificante e uma pessoa que não admite os próprios erros. :haha:


Eu não faço a menor ideia de porque continuam querendo me provar que são coisas diferentes. Eu até ia botar no meu último post "só não vejo qual a pertinência dessa separação para o assunto principal do tópico", mas já imaginei possíveis respostas como "mas é importante definir o que é RPG na educação...", que nem aconteceu no tópico do D&D para crianças (se bem que lá quem queria definir as coisas era eu :b ). Eu inclusive queria ter parado com a discussão antes, tanto que disse

Ta madruga, eu errei.


e mudei de assunto. Só não podia ficar sem responder esse post do Locke já que ele direcionou a pergunta diretamente para mim. Podemos deixar isso de lado agora?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Seth em 27 Mai 2010, 18:48

Bom, seguinte:

Como futuro professor:

(1) Não vejo isso sendo aplicado em turmas grandes.

(2) E fico imaginando as consequências institucionais de um rpg - direção, pais, etc.

(3) Currículo conteúdista das escolas, especialmente com essa masturbação mental que é o vestibular. Nas minhas aulas de literatura, quando pediam "interprete a música do raul seixas" o professor de redação dava uma visãosegundo o valor semântico da palavra. A gente discordava, e vinha a frase: ah, mas a Federal cobra assim, e é meu papel.

Isso é um corta-tesão da porra. Mas eu vejo o lado de um professor que precisa pôr comida na mesa, e tá com a direção do Terceiro ee Segundo ano bafejando qual Lady Draconnasti no pescoço. E caótica e má.

Mesmo assim, é possível extrair alguns princípios, eu acho, como trabalho em grupo. Mas, sobretudo, eu acredito que tenha duas conseqüências mais palpáveis e duradouras: primeiro, o gosto "pela tangente" dos alunos por outros assuntos/mateiais. Meio que uma aprendizagem que ganha significado em função do que você gosta. Por outro lado, é uma daquelas situações nas quais o aluno é forçado a pensar. Pessoalmente, (logo, eu, não quem quer que seja, apenas eu) acho que é o aprender a pensar, isso é, não memorizar um saber, mas a forma de aprender, ou de valorizar aquilo que se aprende. Nesse sentido, por ser uma ferramenta valiosa, mas não sei o quão efetiva ou palatável pra pais, direção, etc.

Do que eu não duvido, porém, é da efetividade que ela possa eventualmente vir a ter. O filme "A Onda" é meio chocante, mas mostra que esse tipo de experimento pode dar certo (não dou dez minutos e alguém vai dizer que a Onda é uma mentira, etc, e meu argumento vai se reduzir ao valor do filme, mas vamos lá, quem sabe Murphy tá de folga).
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Ragnarockk em 28 Mai 2010, 16:54

Sou o autor do post no Paragons "RPG é arte" citado pelo criador do tópico. E ainda acho que RPG seja arte, mas esse não é o local de expor minhas opiniões a esse respeito, mas a respeito da questão colocada. E NÃO, eu não quero dizer que o RPG é uma arte apenas para agregar valor, mas como um passo inicial para a uma teorização mais profunda, como eu comecei a fazer (http://www.paragons.com.br/principios-do-rpg/).

A situação da educação no Brasil está muito complicada, sei porque tenho uma amiga que dá aulas no ensino fundamental e médio, portanto falar sobre a real aplicação do RPG na educação no Brasil é um problema. Nem a educação tradicional não é aplicável no Brasil. A escola é um lugar onde colocam os adolescentes pra eles não destruirem a cidade. To generalizando, mas é por aí mesmo. Sei que há educação de qualidade em muitos locais do país, mas a situação geral é esta.

Agora, o RPG é sim aplicável na educação, mas de formas muito limitadas e específicas. Vi um trabalho no CIC da Unesp ano passado no qual um professor de química usou o RPG na sala de aula e o rendimento dos alunos melhorou espantosamente. Acredito sim que faltam exemplos práticos e sobra teorização a respeito, mas sem teorização não tem aplicação. Então a enxurrada de TCCs a respeito, mesmo que superficiais ou somente teóricos, é só o começo da discussão e da aplicação. Acho que esperam demais do RPG às vezes, mas como disse esse é o primeiro passo, depois vem a aplicação, cada vez mas crescente, e veremos se e como o RPG funciona mesmo na educação.

Exemplo simples: faça um sistema em que os testes são resolvidos por contas de matemática em um determinado tempo - qto mais contas o jogador faz, maior o sucesso. Junte com um cenário que atrai e diverte adolescentes. Aí você está aplicando um método tipo Kumon num jogo, e o aluno aprende sem ser uma obrigação, vira diversão. Todo mundo sabe que isso funciona. E se não dá pra aplicar com todos os alunos, mas somente com alguns... Qual o problema? Aprende quem quer!

Tenho um projeto em criação do uso do RPG para o desenvolvimento moral de crianças e adolescentes, e talvez ele saia logo logo no Paragons.

Estou meio sem tempo pra organizar bem as ideias, mas o básico que eu quis passar é que o RPG OBVIAMENTE não é a panacea universal da educação, mas dizer que não há aplicabilidade real é falta de conhecimento a respeito.
Ragnarockk
 
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Mai 2010, 16:25

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Kear em 28 Mai 2010, 16:56

Ragnarockk escreveu:A escola é um lugar onde colocam os adolescentes pra eles não destruirem a cidade. To generalizando, mas é por aí mesmo.


Parei por aqui, você tem caquinha na cabeça.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Agnelo em 28 Mai 2010, 17:02

MODERAÇÃO: Kear,

Se tu não tiveres nada melhor que agressão pra postar então não poste. Tu és muito melhor que isso, não precisa apelar dessa forma.

Não repita isso, ok?

Locke, Moderador
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Midg4rd em 28 Mai 2010, 17:05

Bom, acredito que o RPG, sem destrinchado e aplicado, seria um bom reforço na educação, uma vez que o ensino brasileiro está falido, em alguns municípios está literalmente morto.

É algo bem complexo. Daquelas questão que levarão anos e anos pra chegar a um ponto ideal.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Midg4rd
 
Mensagens: 139
Registrado em: 08 Abr 2010, 15:54

"RPG e educação" é balela?

Mensagempor Kear em 28 Mai 2010, 17:58

Huh, desculpem, não tive a intenção de ofender...Minto, tive, mas foi bobagem da minha parte, aniways, sorry guys.

Seth escreveu:Bom, seguinte:

Como futuro professor:

(1) Não vejo isso sendo aplicado em turmas grandes.


Bom, o número de alunos por turma devia diminuir, e falta de colégio não é, pelo menos aqui em Curitiba tem colégio sobrando vaga, sabemos que não vão diminuir o numero de alunos por turma tão cedo, mas como esse é um obstaculo que pode sumir num futuro uber otimista, podiamos deduzir como seria a aplicação do jogo em turmas pequenas.

(2) E fico imaginando as consequências institucionais de um rpg - direção, pais, etc.

Olha, só quem acha que RPG é um jogo satanista é quem não manja picas nenhuma do jogo, então se o professor não dizer "vamos jogar RPG" é capaz de ele aplicar o jogo todo e ninguém perceber que a filha está sendo iniciada em um culto pagão e será sacrificada na semana seguinte.

(3) Currículo conteúdista das escolas, especialmente com essa masturbação mental que é o vestibular. Nas minhas aulas de literatura, quando pediam "interprete a música do raul seixas" o professor de redação dava uma visãosegundo o valor semântico da palavra. A gente discordava, e vinha a frase: ah, mas a Federal cobra assim, e é meu papel.

Acho que é possível trabalhar os alguns conteúdos do vestibular usando o RPG, não?

Ragnarockk escreveu:Exemplo simples: faça um sistema em que os testes são resolvidos por contas de matemática em um determinado tempo - qto mais contas o jogador faz, maior o sucesso. Junte com um cenário que atrai e diverte adolescentes. Aí você está aplicando um método tipo Kumon num jogo, e o aluno aprende sem ser uma obrigação, vira diversão. Todo mundo sabe que isso funciona. E se não dá pra aplicar com todos os alunos, mas somente com alguns... Qual o problema? Aprende quem quer!


Olha, não tenho certeza se funciona não, um RPG normal já não é divertido pra todo mundo, um RPG modificado com contas e coisas do tipo deve ser menos divertido ainda, e essa do "aprende quem quer" não existe, srsly, quem não quer aprender atrapalha a aula.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron