[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Witchfire em 15 Set 2007, 00:23

Eh depois que eu falei que vc iria poder ver o show do massacration de graça se foi correndo.MAS agora que jogamos numa biblioteca pública como mestres vc não vai escapar.XD
Imagem
Imagem
The brain is a microcosm creating it's own stories
People then live out these Stories

Let's boogie with the phantom!
Avatar do usuário
Witchfire
 
Mensagens: 63
Registrado em: 25 Ago 2007, 15:46

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor joao-aragorn em 17 Set 2007, 14:19

Só uma observação, eu o witchifire e a(sim, é uma moça) Jack mestramos na Biblioteca Paulo Duarte, no Centro Cultural Jabaquara, próximo ao metrô de mesmo nome, 2 sábados por mês, se estiverem a fim de arriscar a sanidade de vocês, mandem MP pra um de nós.
PS: Imaginem o naipe da minha mesa de 7th Sea que tinha esses dois jogando :b
PPS: se o Bahamute aparecer por aqui, ele que saiba que está intimado a comparecer a esses encontros
até
Avatar do usuário
joao-aragorn
 
Mensagens: 466
Registrado em: 28 Ago 2007, 11:03
Localização: São Paulo

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor oculto em 19 Set 2007, 17:30

No natal de 1994 estávamos em uma chácara que pertence a minha madrinha. Passávamos as festas de fim de ano com mais alguns familiares, onde totalizavam 8 adolescentes.
Descobrimos totalmente largado em cima do armário do filho de minha madrinha uma caixa contendo um jogo estranho que nunca vimos na vida... "Hero Quest".
Na época eu já era viciado por todo tipo de jogo de tabuleiro e Hero Quest era uma novidade para mim. Imediatamente tomei a caixa para mim e ao final de uma tarde [com todas as regras úteis memorizadas] decidi me tornar Zargon!!
Foram 10 dias inteiros jogando todas as aventuras propostas no jogo e outras várias criadas nesse período. Muitos dizem que Hero Quest n é um "verdadeiro" RPG, eu tb concordo, ele apenas me abriu um caminho.
Em fevereiro do ano seguinte, um de meus amigos que estavam no grupo de Hero Quest me apresentou a um outro camarada na casa dele. Ele trazia consigo uma pasta entupida de várias xerox de um jogo que ele apresentou com "D&D" [a primeira edição]. Passamos um ano jogando, e só paramos pq ele iria mudar de cidade.
Essa notícia não desestimulou o grupo, pelo contrário, passamos a evoluir ainda mais. Na época eu fazia estágio [remunerado] e decidi em adquirir os livros de AD&D, que estavam sendo lançados. Após algumas semanas estudando tudo decidi me tornar o mestre oficial do grupo.
E assim vem sendo desde então.
Nesse período já jogamos com inúmeros jogadores e inúmeros sistemas diferentes. Pena que dos mais antigos apenas 2 ainda estão no grupo. A idade vem chegando e junto vem a responsabilidade, casamento, filhos, trabalho. Isso tudo dificultou um pouco, mas agora somos um fiel grupo de 6 jogadores que é fiel ao Hobbye. As vezes relembro o início de tudo com uma ponta de saudade.

Saudações.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Wykthor em 20 Set 2007, 23:11

Eu conheci o D&D em 86 quando fui para os EUA e meu irmão comprara um monte de livros de capa dura do AD&D (como eu adorava - e ainda adoro - folhear aqueles Monster Manuals) , mas só comecei a jogar no início de 87 quando um outro grupo se formou e comecei a jogar D&D. Não o AD&D, nem o D&D básicão da caixa preta que foi lançado anos depois (que alguns jogadores brasileiros confundem ele com o D&D original). Me refiro às caixas originais do D&D, Basic/Expert/Companion/Master/Imortals.

Foi uma época excelente, mesmo jogando em parte com um personagem ridículo (ladrão) mas que chegou ao 18o nível. Mas valeu a pena, especialmente quando assumi o guerreiro de 23o de um jogador que abandonou e o levei até 33o, inclusive participando de um caminho da imortalidade. Foram 7 anos de jogo com módulos e experiências memoráveis. Saga of the Shadow Lord, Into the Maelstrom, Where Chaos Reigns, Legacy of Blood, Twilight Calling...nossa, bons tempos :pidao:

Uma pena que não conheci outros grupos independentes que gostavam tanto do D&D clássico asim (apesar de ter formado alguns por pouco tempo), especialmente pela atitude de alguns achando que o "AD&D era melhor porque era mais detalhado e complexo". Com o retorno de várias raízes do 3E (e agora 4E) ao OD&D, hoje dou risada, especialmente quando alguns se deslumbram com conceitos que facilitam a vida (o Challenge Rating foi detalhado com um outro nome de uma forma mais bruta no Master Boxed Set, por exemplo).

A segunda metade da década de 90 foi triste para mim porque o meu grupo original se desfez, o cenário que amava e seu sistema (D&D - Mystara) foram cancelados, assim como a ambientação do AD&D que gostava (Greyhawk). Foi um tempo que, salvo algumas aventuras publicadas de AD&D (Crypt of Lyzandred the Mad, The Star Cairns, Lost Shrine of Bundushatur ou algo assim), concentrei minha atenção ao Ars Magica. Quando a Wizards anunciou a compra da TSR, fiquei ao mesmo tempo esperançoso e temeroso, pois essa empresa tinha adquirido os direitos e desistido de lançar uma nova edição do Ars Magica no passado. Mas valeu a pena acompanhar o retorno do RPG que me deu mais satisfação. Valeu a pena nesses 7 anos conhecer novas pérolas como EnWorld, SRD, Order of the Stick, Green Ronin e continuará valendo a pena quando chegar a 4a edição, mesmo que os doomsayers digam o contrário. Os outros que se lamentem, eu continuarei invadindo masmorras, matando monstros e roubando suas coisas :cool:
Victor Caminha

Co-autor de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Bestiário: Sentinela Nacarita, Druhak, Centauro da Lua Nova (Lápito), Kurapsu
Avatar do usuário
Wykthor
 
Mensagens: 419
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:38

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Vincer em 12 Out 2007, 01:15

Era um moleque recém chegado numa cidade estranha, aos meus 7 anos de idade, quando fui convidado por um dos meus recentes amigos(todos mais velhos, o que narrava tinha 15) à jogar um jogo. Ninguém me explicara nada direito, nem disseram nomes, mas lembro perfeitamente do mapa meticulosamente bolado à mão, o livro com um dragão vermelho na capa e os dados.

Alguns anos mais tarde eu, sempre aficcionado por livros desde criança, estava numa livraria num shopping vasculhando por algo para pedir de natal, quando passei os olhos por um livro com bárbaros quebrando uma porta. Atrás falava de aventuras e fantasia, e folheando o livro deu para notar que era um jogo diferente e muito interessante. Enchi o saco de minha mãe e lá estava eu com meus recentes 11 anos saindo da livraria com um livro do mestre de AD&D segunda edição. Logo fui descobrir que se tratava do mesmo tipo de jogo que jogara alguns anos antes.

Muito legal, mas o livro do mestre não explicava direito o que era rpg, nem as regras de AD&D! Ainda assim consegui compreender, e achei interessantíssima a idéia de narrar (afinal, era o que o livro ensinava). Dali peguei toda a minha base e conceito. Comecei a comprar revistas de rpg, e em pouquíssimo tempo (início do ano seguinte, tinha conseguido o livro em dezembro) já estava empolgado em narrar minha própria narrativa. Mas neste ponto já havia me tocado de que faltavam outros dois livros para narrar... e sem poder comprar fiz meu primeiro sistema caseiro. Basic, era o nome, e horrível ele era.

Dali o tempo passou, conheci outros sistemas, outros grupos, aprendi AD&D, etc, etc... mas nunca deixei de narrar com meu sistema caseiro(que mudou, eventualmente), e assim vou até hoje...
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Arvedui em 05 Nov 2007, 12:05

Lá estava eu na livraria do Shopping. Moleque azedo. 12 pra 13 anos de idade, procurando algo pra ler ( sempre gostei muito de ler e como era muito mal comportado minha mãe me comprava livros pra me acalmar), quando vi, lá no alto da prateleira, um enorme livro. Uma capa azul escura, com homens voando no espaço ( pelo menos foi assim que eu vi à distância.) e escrito em letras enormes GURPS!!!

Pronto. Foi aí que comecei a jogar RPG. Sozinho. Aprendi o GURPS e passei pros amigos. E aí começamos a jogar. Um grupo pequeno, mas bastante coeso.

Depois veio o D&D, 3D&T, Storyteller dentre todos os outros, mas o GURPS nunca me saiu da memória. Até hoje é um de meus sistemas favoritos e é por ele que eu tenho mais carinhop.

:cool:
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Arvedui
 
Mensagens: 170
Registrado em: 04 Nov 2007, 19:28
Localização: Musa desposada de Sol

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Mai em 05 Nov 2007, 22:32

Nossa, nostalgia total agora... :aham:

Eu comecei num belo dia, no ano de 2000, no auge dos meus 10 aninhos, caminhando calmamente em direção ao "Internet Center"(Porque diabos meu ex-colégio adora colocar esses nomes botando banca de moderno/inteligente/whatever? ¬¬), para mais um intervalo vagabundando assumidamente na internet, quando eu ouço alguém falar a palavra mágica.

Dragão.

Parei imediatamente. Sempre tive uma paixão insana por dragões - quero fazer coleção. Então, notei que era um grupo, acho que na época eram umas 6~7 pessoas - certo momento, o grupo tinha umas 12. -, e por coincidência, o mestre era da minha sala. Conversei com ele, perguntando o que era aquilo, e ele me explicou que era RPG. AD&D, mais precisamente.

Era uma campanha over-over-power. Eu tinha Força 19 e Destreza 20. Tinha um dragão. Tinha um Ra-Seru(SIM! Para quem jogou Legend of Legaia, EU TINHA UM RA-SERU! -> E só fui descobrir Legaia anos e anos mais tarde, e então entendi o porque do nome do "bracelete") cujo elemento era metal. E nem era a mais forte do grupo.

Foi a MELHOR campanha que joguei até hoje. Sério. Apesar de sermos criancinhas da 5ª série - TODOS. E quase todo mundo da mesma sala. -, o mestre era excelente, criativo pacas, e a gente ficava esperando ansiosamente a hora do intervalo pra ir jogar avidamente os 30min. Lembro-me de alguns episódios inclusive, muito interessantes, como quando meu dragão voltou a ser um ovo... -_-'''''''''

Mas o mestre parou. Garoto excessivamente estudioso. XD

Acho que só voltei a ter contato uns 3, 4 anos depois, quando conheci uma galerinha muito gente boa que adora jogar. Joguei por um tempo com esse pessoal, de maneira MUITO intermitente - especialmente quando eu fui pro ensino médio, e eles no ginásio. Quantas aulas de inglês perdidas :roll: ... -, até sair do colégio e perder boa parte do contato... Boas lembranças... Comprei um livro de Lobisomem: O Apocalipse, todo acabado e rasgado, por 8 reais. Ainda o tenho ^^v. E consegui convencer minha mãe a comprar Hengeyokai, o Livro dos Fianna e o dos Mokole. XD

Estou parada a tempos, na ânsia, crises de abstinência XD. Mas estou tentando ver se junto um pessoal pra jogar na facul. Tomara que dê certo! \o/
RAWR. IMMA DINOSSOR.
Avatar do usuário
Mai
 
Mensagens: 1650
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:43
Localização: Salvador-BA
Twitter: BoredMai

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor FreeSample em 06 Nov 2007, 14:52

Darklady escreveu:Mas estou tentando ver se junto um pessoal pra jogar na facul. Tomara que dê certo! \o/


Mimi, se até eu, que fiz Educação Física, achei dois grupos de (A)D&D, o que dirá de vc, que faz um curso tipicamente nerd! :bwaha:

Manda ver na formação de um grupo aí!
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Allefcapt em 19 Nov 2007, 16:16

Olá a todos,

Meu tópico preferido.
Sempre boas histórias.


HAGEN,
“Chegando na casa de um amigo eles sem me explicar nada me dão uma carta do phoenix, um anão do jogo, então sem entender nada joguei e imitava os outros. Acabei gostando.”Genial amigo. Um começo de jogo clássico. O velho e rabugento (Sim, a imagem assim parece) PHOENIX. Sensacional.

“(...) xingando agente por que tínhamos perdido o seu xodó.”
Nada.... os Vampiros roubaram.

Gurps, Vampiro e D&D. Excelente trilha.,
Definitivamente HAGEN, você é um filho clássico.

ENNOCK,
Muitos são filhos prodígios amigo. Fique frio. É uma característica RPGística.

“com uma caixa bonita na qual um Cavaleiro brandia sua espada contra um dragão”Hehehehehehehe,, a velha sedução. Esta caixa definitivamente é mágica!

Pokemon merece aplausos sempre. É o pai legítimo de muitos fãs do RPG.

“Conheci minha pinguinzinha’”.. HUMM,.. Tá.

“Uma vez chegou ao ponto de o diretor chamar meu pai e informa-lo de que eu jogava RPG. Me lembro da cena, parecia que ele estava falando "Seu filho usa drogas e abusa das colegas...", pelo tom...
Até outros alunos(estes, ALUNOS mesmo!), olhavam-me torto e achavam-me estranho...”


Como se não fosse estranho doar parte de seus ganhos mensalmente para a “fé”. :bwaha:
Infelizmente o preconceito é um dos maiores males enfrentados pelos jogadores de RPG, seja em que meio social estes estiverem. Parabéns pela resistência. Que sirva de exemplo.

THX,
O Magic é um jogo de cartas, Baseado no RPG. Mas de qualquer forma, mesmo sem ser considerado “RPG”, é o responsável pela entrada de muitos amantes do jogo neste universo fantástico.

Millennia realmente é um título daqueles que poucos se aventuram a iniciar-se. Legal sua primeira vez. Diferente.
Jogar no TEATRO e no SESC? Cara, que legal. :aham: Nada mais cultural que isto.

“e mais do que tudo, adoro contar histórias, adoro estar no comando e gosto de me juntar nos sábados à tarde e nos domingos à noite com meus amigos para jogar uma sessão de rpg, falar besteira e beber coca cola até as 2 horas”
É, bem vindo ao clube.
Sinceramente? Sou um cara que teve a oportunidade de viajar muito, conhecer dezenas de pessoas, viver algumas culturas... e poucas coisas são mais divertidas que isto.

JACK,
Ahhh, velho marinheiro(A).

D&D. A masmorra e os dragões são cria de algum feiticeiro. (Um brinde ao GG)

“só mestro na AnimeFriends/’ – O QUE IMPORTA É A QUALIDADE JACK... HEHEHEHE.

OCULTO,
Uma chácara.... 8 adolescentes.... um livro abandonado em cima de um armário.... cara, só faltou o JASON!

Nada mais épico do que os seus 10 dias de HERO QUEST!!! Putz, este é o começo que muitos fás gostariam de ter tido!
E ainda por cima pulou para o D&D XEROCADO!!???
Excelente.

Uma das melhores histórias da lendária SPELL. Valeu.

WYKTHOR,
Um brinde ao amigo.

Cara, tiro meu boné para um cara que começou em 1986. :cool:
Uma data em que sequer muitos dos atuais jogadores haviam sequer nascido.
E serei sincero.

Você faz parte do seleto grupo de 12 conhecidos que eu REALMENTE SEI que começaram nesta época e que ainda jogam.
O resto beira a lenda.

Afinal, muitos os jogadores , a fim de valorizarem seus “passes” gostam de enfatizar que começaram aos 7, 8, 9 anos. Temos um caso narrado de início aos 5!!

Parte desta imensa experiência pode e deve ser conferida em “"Mítica - Desbravando o Oriente"”

É um prazer e um orgulho tê-lo por aqui.

VINCE,
Um mapa feito a mão? Bom início.
Um livro do MESTRE ao 11 anos? Parabéns. Assim caminha a humanidade. (Rpgística claro)

“e sem poder comprar fiz meu primeiro sistema caseiro. Basic, era o nome, e horrível ele era.”
Isso aí!!! Muitos criaram os seus!!! E assim arrebanham-se fãs.

E amigo, disponibilize-o.

DARKLADY,
Como não parar ao ouvir o nome que gela a espinha dos mais valentes guerreiros?

“Foi a MELHOR campanha que joguei até hoje. Sério. Apesar de sermos criancinhas da 5ª série –“
Claro DARK... Você viveu “CAVERNA DO DRAGÃO”.

Lobisomem? Boa pedida... e a facul certamente lhe fornecerá mais filhos de GAIA...
Ainda mais em época atual de “engajamento para salvar o planeta.”


Um grande abraço a todos,
E VIDA LONGA AO RPG!
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Blackbird em 29 Dez 2007, 01:45

Também lembro de ter lido a história do Allef há um "tempão", assim como lembro de ter postado a minha, como um dos poucos posts que fiz, na antiga Spell. Aliás, uma coisa que eu não esperava era a menção daquele tópico, e, mais ainda, do meu nickname, da minha pessoa. =)
Por nada, Allef - enquanto houver paciência nos spellianos repetiremos a história quantas vezes forem necessárias! XD

Aos fatos, então!


Sou novo.
E era pivetão quando comecei a jogar, bem depois da separação dos meus pais (que, num futuro próximo, mostraria seu lado bom).
Tenho algumas lembranças muito dispersas, dentre elas, a de uma viagem que fiz com minha mãe e meu irmão. No prédio onde ficamos pra passar alguns dias (Ubatuba, talvez?), apesar de ter somente uns seis andares, continha um grupinho de crianças mais ou menos na nossa faixa etária, com quem, se não me engano, comunicamo-nos o suficiente para sermos convidados a jogar um jogo de tabuleiro na casa de um dos fulanos. Ou talvez só pra ver o jogo, não lembro. O que lembro é de pegar uma das cartas que fazia parte do jogo: e lá estava o nome e a descrição que eu daria, futuramente, a meu primeiro e mais marcante personagem até hoje - Kanorim.

Eis que o divórcio dos meus pais trouxe-me uma grande vantagem - passei a frequentar a casa de minha avó paterna, onde finalmente entrei em contato "consciente" com o RPG, por ser um local onde a maioria dos netos se reunia - meus primos, eu, meu irmão. E pelo que me lembro foram meus primos que começaram a jogar. Reuníamo-nos em volta do tabuleiro de Hero's Quest, num primeiro momento, para depois de algum tempo explorarmos a caixa preta do que creio ser a quarta versão de D&D.
E jogamos. Meu irmão era o mestre; eu como Kanorim era o Elfo, havia Noking, um Anão, e Helius, um Clérigo, interpretados por dois primos meus - e Cassius, um Guerreiro cujo player aparecia às vezes. E jogamos por um bom tempo, até que a aventura encontrou seu fim quando meu irmão se mudou para Araraquara (interior) por conta da faculdade, e, posteriormente, para fora do país, o que assassinou todas as chances de um possível continuidade à aventura. Mas foi certamente minha melhor experiência, apesar da simplicidade do "matar e pilhar" que usamos em tavernas, florestas, dungeons, montanhas e cidades proibidas.
Na quarta série e quinta série, já sem esse rumo do D&D, para meus amigos de escola mestrei aventuras com sistemas básicos em torno de um d6, que hoje posso definir como uma mescla de GTA com Resident Evil, e jogava pouco (para não dizer nada). Quando mudei de colégio, na sexta série, descobri que a biblioteca da nova escola contava com títulos de RPG, mesmo sendo uma escola católica - lembro que vi nas estantes (mas sequer toquei =/ ) um volume de MAGO - e me interessei pelos livros de aventura solo de, se não me engano, Ian Livingstone. Joguei um deles (Crypt of the Sorcerer!), e, de repente, percebi que havia me introsado com uma garota dois anos mais velha, também interessada no jogo! Passei a mestrar a aventura solo para ela na maioria dos intervalos, até a chegada das férias - e quando voltamos às aulas, no segundo semestre, ela me apresentara mais duas amigas, pra quem eu mestrei até o fim do ano.
Mudei de casa novamente, e, voltando à minha antiga escola (e perdendo um possível grupo, por conta das distâncias) estava perdido novamente. Conheci o 3D&T quando comprei uma Dragão Brasil sobre Harry Potter, que tinha o Fastplay azulzinho acompanhando, mas só usei-o, de fato, um pouco depois. Assim que li a Dragão percebi que eu estava mais perdido do que pensava: Storyteller? GURPS? Fiquei assustado em saber que tudo isso, que só conhecia ouvindo falar em um lugar ou outro, tinha tanta importância, e eu, tão pouca ciência.
Foi na sétima série que comecei a me envolver um pouco mais; a falta de grupo me fez procurar saídas alternativas, então comecei a jogar nas salas de Bate-papo da UOL. Introduzi um grande amigo ao RPG, e, além de jogar comigo na UOL, também me ajudou a reunir outros dois colegas para que jogássemos na escola. E por mais de um ano jogamos usando o 3D&T, até que o interesse dos outros dois (não eram aficcionados, como nós... hehe) sumiu, e paramos. Meu comparsa saiu da escola e passei praticamente o colegial inteiro sem experiências RPGísticas significativas.
Tive grandes oportunidades, também. Aprendi o D&D 3ª Edição, usando os livros dos mesmos primos que me "iniciaram", e pude começar o que eu esperava que fossem grandes campanhas - por duas vezes, nos últimos anos, comecei a mestrar para jogadores (em sua maioria) mais velhos que queriam voltar a jogar. Mas ambas as tentativas, apesar da minha dedicação, foram infrutíferas; justamente aquela coisa de faculdade, trabalho, que normalmente fala mais alto.
Quanto ao meu envolvimento com RPG online, envolvi-me com um grupo, um clã-escola, que atua nas salas visando sua melhoria, embora o esforço seja, na maioria das vezes, desprezado, por players "de longa data", inclusive. Parei de jogar recentemente, apenas, por começar a reconsiderar minhas atividades e pensar no vestibular [?].

E a história não acabou. Tive a sorte de conhecer o John, dentre outros da patota, em uma das iniciativas corajosas da Cavalaria Lúdica, para recentemente me integrar aos jogos realizados na biblioteca, juntamente do Witchfire e da Jack. ( O.o )

Não queria aumentar essa bíblia que escrevi - parece que essa é característica minha - mas queria registrar uma coisa curiosa que às vezes me vem à cabeça: chego a pensar que minha vida RPGística está... sei lá, ao fim. Huahauhaua, é, isso mesmo, apesar de ser moleque e ter acabado de sair do colégio, sinto que está acabando. Ler tópicos como este aqui, e participar, enfim, da Spell, é justamente a prova do contrário - que ela maaal começou...

Grandes abraços!
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Thingol GreyCloak Singollo em 15 Jan 2008, 00:23

História resumida:

Um belo dia,fui na casa de um amigo meu tomar banho de piscina(tinha 12 anos).Ele,um amigo e eu ficamos o dia inteiro na agua,enquanto o irmão dele e mais uns caras ficaram o dia inteiro no churrasqueiro jogando alguma coisa(todos com 17~18 anos).Ao final do dia fui lá ver o que era.
E me apaixonei.AD&D.

Na semana seguinte,montamos um grupo de piazinhos e começamos a jogar.
Cenário?Karameikos(alguém conheçe)?


Bons tempos...

Até
"Primeiro vem os sorrisos, depois as mentiras. Por último, o tiroteio." Roland Deschain, de Gilead
Avatar do usuário
Thingol GreyCloak Singollo
 
Mensagens: 124
Registrado em: 04 Set 2007, 13:20
Localização: Little Boats, SC
Twitter: @wendtaneiro

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Alessandro_Franzen em 15 Jan 2008, 21:13

Minha saga começou bem antes de conhecer RPG. Quando era pequeno, eu sempre lia quadrinhos, via filmes de capa-e-espada, de cavaleiros, lia sobre as lendas do mundo e criava itens e personagens com diversas historias e estatísticas que me pareciam adequadas expor para definí-los... mas, jamais imaginei que eu já esava fazendo algo que o rpg possuia como parte de uma mecanica...

Em 1988, fui parar no Colégio Andrews no RJ. Na oitava série fiz amizade com duas grandes figuras... Alexandre Veronese e Daniel Malaguti. Ambos já eram Roleplayers a pelo menos 2 anos e me convidaram para participar de um jog na casa do Veronese... eles me explicaram o que era RPG e me contaram sobre Tolkien... Nunca tinha lido nada sobre Senhor dos Anéis ou qualquer coisa relacionada... era tudo novidade. Antes de experimentar, achava que era mais um game de tabuleiro. Conheci um grupo fantástico de pessoas e não me arrependo de ter aceitado o convite... O sistema que iriam usar era MERP (Middle Earth Roleplay) da ICE. Detalhe... nós eramos da geração Xerox... pouco material original nós tinhamos acesso.

Após a primeira sessão de jogo, comprei o Hobbit e a série Senhor dos Anéis pela edição portuguesa da Europa América (melhor tradução para o português... Fora, Martins Fontes!) e li todos os livros até a exaustao... Já pela quarta sessão de nossa campanha, peguei emprestado o MERP e li tudo... de ponta a ponta. Após dois meses de jogo, me atrevi a experimentar a mestrar... o pessoal gostou da minha primeira avenura... e o meu mestre na época começou a curtir a ideia de poder ser jogador.

Dai em diante, comecei a minha coleção... um ano depois eu comprei o MERP original na caixa vermelha... e depois o Rolemaster... o resto é história.
Imagem
Avatar do usuário
Alessandro_Franzen
 
Mensagens: 237
Registrado em: 01 Jan 2008, 23:37
Localização: Santo André - SP / Brasil

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Lady Draconnasti em 20 Jan 2008, 16:52

Cenário?Karameikos(alguém conheçe)?


Tenho boas recordações desse cenário :pidao: :pidao: :pidao:
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Allefcapt em 28 Jan 2008, 13:32

Olá a todos,
Cada vez mais histórias interessantes.....

BLACKBIRD,
O velho grupo de amiguinhos em um prédio pequeno.... e o tabuleiro mágico....

E Hero's Quest, Um começo clássico!
Depois MAGO encontrado em uma escola católica... boa.

As Aventuras Solo foram também o meu início. Só quem as jogou sabe.
“- e quando voltamos às aulas, no segundo semestre, ela me apresentara mais duas amigas”
Salve.... que começo hein?

E além de tudo.... as SALAS DE BATE PAPO DA UOL.
Rapaz.... grande lembrança!!

“chego a pensar que minha vida RPGística está... sei lá, ao fim. Huahauhaua,”

Huahuahua mesmo.

Vida longa!

THINGOL,
KARAMEIKOS?
Um clássico cenário do RPG.
Começou muito bem tambémn... e espero, com direito a ouvir o CD que vinha junto.

ALESSANDRO,

“Minha saga começou bem antes de conhecer RPG. Quando era pequeno, eu sempre lia quadrinhos, via filmes de capa-e-espada, de cavaleiros, lia sobre as lendas do mundo e criava itens e personagens com diversas historias e estatísticas que me pareciam adequadas expor para definí-los...”


A clássica formação de um amante da aventura.

“Em 1988, fui parar no Colégio Andrews no RJ. Na oitava série fiz amizade com duas grandes figuras... Alexandre Veronese e Daniel Malaguti”
Eu ia morrer sem saber cara que os dois eram jogadores de RPG.
Logo ali do lado.... e não sabia...

Que isto sirva de lição para todos os que estudam e não puxa assunto com os caras do lado.

MERP (Middle Earth Roleplay) – Só quem conheceu entenderá o tamanho da aventura!

“... o resto é história.”
Mas isto é o que vale!!!!!!!!!!!!!!!!!! CONTE-NOS!!!


Um abraço a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

[Sociedade] O RPG & Você - Como tudo começou? Sua história..

Mensagempor Dragão de Bronze em 05 Fev 2008, 12:05

Comecei, na verdade, jogando videogame. Eu gostava dos jogos de fases e afins. Desde pequeno eu era fã de samurais e ninjas. Gostava, particularmente, de Tenchu.

Meus primos tinham o jogo Hero Quest, mas nunca cheguei a jogar com eles. Devo dizer, porém que o poster enquadrado no quarto do meu primo me chamou muito a atenção.

Até o dia em que eu jogo pela primeira vez Final Fantasy. Marcou a minha vida. A partir dali eu já sabia o que queria.

Eu tive uma amigo que jogava 3D&T. Conversava bastante com ele, mas nunca consegui jogar. Tinha, porém, uma idéia do jogo.

Felizmente, encontrei pessoas no colégio que jogavam, e pude ter a minha primeira seção. A primeira campanha inteira foi no sistema 3D&T, em um grupo de oito pessoas (contando com o mestre). Então, migramos para o D&D, um integrante do grupo tinha os livros xerocados, mas nunca tinha usado.

Me apaixonei pelo sistema d20. Agora busco novos sistemas para variar um pouco. Na verdade, só me falta mesmo a disposição de lê-los.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron