"RPG e educação" é balela?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Kear em 26 Mai 2010, 13:50

Como estudante, já tive três experiências de professores que usaram RPG (ou algo perto disso) nas aulas, uma delas foi epic fail, a outra foi como uma aula normal, sem tirar nem por, a ultima foi um sucesso. No geral, eu acho que RPG é uma ferramenta extra pra passar conteúdos e pode dar resultados legais, mas é absurdamente overrated pela maioria dos jogadores, que falam como se o RPG fosse a cura pra AIDS e a solução para todos os problemas do mundo.
Kear

Mensagempor Lumine Miyavi em 26 Mai 2010, 13:59

RPG é God Tier.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Iuri em 26 Mai 2010, 16:52

Locke Winchester escreveu:Iuri, contar histórias agora é RPG?

E por acaso jogar RPGs não é contar histórias seguindo algum conjunto de regras que a deixem realista (ou de acordo com o contexto do jogo)?
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Agnelo em 26 Mai 2010, 17:10

Iuri escreveu:E por acaso jogar RPGs não é contar histórias seguindo algum conjunto de regras que a deixem realista (ou de acordo com o contexto do jogo)?

Então quando os caras das cavernas começaram a passar conhecimento através de trova e contação de histórias, versos e essas merdas todas eles estavam praticando um jogo que só foi criado no século XX?

Viu o que eu quero dizer quando acho que o pessoal superestima de mais um jogo?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Smaug em 26 Mai 2010, 17:13

Sim e as guerras foram os primeiros MMORPGs, com o Império Babilônico sendo a primeira guilda.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Bahamute em 26 Mai 2010, 17:50

Smaug escreveu:Sim e as guerras foram os primeiros MMORPGs, com o Império Babilônico sendo a primeira guilda.

:rolando:
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Iuri em 26 Mai 2010, 18:06

Locke Winchester escreveu:
Iuri escreveu:E por acaso jogar RPGs não é contar histórias seguindo algum conjunto de regras que a deixem realista (ou de acordo com o contexto do jogo)?

Então quando os caras das cavernas começaram a passar conhecimento através de trova e contação de histórias, versos e essas merdas todas eles estavam praticando um jogo que só foi criado no século XX?

Viu o que eu quero dizer quando acho que o pessoal superestima de mais um jogo?

Se durante a trova deles eles interpretavam algum outro personagem, ficticio ou não, então sim, ele estava se utilizando da mesma fonte que o RPG. Que também é a mesma fonte do teatro, diga-se de passagem; nunca disse que o RPG é o único modo de interpretar papéis. Assim como podemos dizer que os batuques dos caras também eram música, apesar de não possuirem harmonia ou melodias, apenas o ritmo, conceitos usados na definição de música atualmente e foram criados só la pelo século XV. Pelo menos no livro de D&D diz que o objetivo do jogo é contar uma boa história, não? Contar uma boa história AINDA envolve contar uma história, não?

Mas mesmo que eu estivesse errado (o que não estou :linguinha: ), porque isso seria superestimar o jogo? Só porque algo é velho não quer dizer que necessariamente seja bom.

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Madrüga em 26 Mai 2010, 18:12

Iuri, reconheça a bobagem e seja feliz. Todo mundo erra, cara. É normal, ninguém está te julgando por isso.

Um professor de história empolgado não está jogando RPG. Só. Está meramente sendo empolgado e fazendo vozes.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Léderon em 26 Mai 2010, 18:21

Não me obriguem a chamar alguém de cara do Paragons.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Iuri em 26 Mai 2010, 18:49

Madrüga escreveu:Iuri, reconheça a bobagem e seja feliz. Todo mundo erra, cara. É normal, ninguém está te julgando por isso.

Um professor de história empolgado não está jogando RPG. Só. Está meramente sendo empolgado e fazendo vozes.

Mas eu não errei!!! :furioso:

Mas, sério agora, eu não disse que aquilo era RPG, disse que podia ser interpretado como uma aproximação do mesmo. Assim como nossas brincadeiras de faz-de-conta de quando tinhamos 7 anos também não deixam de ser jogos de interpretação (RolePlayingGame, sacou?). Eu acho que em uma abordagem didática o professor não vai se atrelar muito a regras, que são o que diferenciam o faz-de-conta do rpg. Na verdade eu acho que não vai nem um pouco. Eu não sei qual a melhor abordagem em uma sessão de escola, nunca li sobre o assunto, mas eu imagino que os jogadores (alunos) tenham uma liberdade bem mais restrita do que nas sessões convencionais, e ninguém utilize ficha. No máximo algo do tipo "ah, tu quer fazer isso? joga 3 dados (todos de 6 né) e se der mais que 10 tu conseguiu".

Iuri

Mensagempor Madrüga em 26 Mai 2010, 19:00

Iuri escreveu:Mas, sério agora, eu não disse que aquilo era RPG, disse que podia ser interpretado como uma aproximação do mesmo.

Não é, cara. Não é aproximação. É só um relato emocionado. Quando seu amigo volta de viagem e conta "das mina que ele catou" e imita uma voz, é RPG? É uma "aproximação do mesmo"? Chutar cachorro é aproximação de futebol?

Iuri escreveu:No máximo algo do tipo "ah, tu quer fazer isso? joga 3 dados (todos de 6 né) e se der mais que 10 tu conseguiu".

Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Kear em 26 Mai 2010, 19:01

Iuri escreveu:
Madrüga escreveu:Iuri, reconheça a bobagem e seja feliz. Todo mundo erra, cara. É normal, ninguém está te julgando por isso.

Mas eu não errei!!! :furioso:

Mas, sério agora, eu não disse que aquilo era RPG, disse que podia ser interpretado como uma aproximação do mesmo. Assim como nossas brincadeiras de faz-de-conta de quando tinhamos 7 anos também não deixam de ser jogos de interpretação (RolePlayingGame, sacou?). Eu acho que em uma abordagem didática o professor não vai se atrelar muito a regras, que são o que diferenciam o faz-de-conta do rpg. Na verdade eu acho que não vai nem um pouco. Eu não sei qual a melhor abordagem em uma sessão de escola, nunca li sobre o assunto, mas eu imagino que os jogadores (alunos) tenham uma liberdade bem mais restrita do que nas sessões convencionais, e ninguém utilize ficha. No máximo algo do tipo "ah, tu quer fazer isso? joga 3 dados (todos de 6 né) e se der mais que 10 tu conseguiu".

Minha melhor experiencia com RPG na escola utilizou fichas de personagem. =F
Kear

Mensagempor Iuri em 26 Mai 2010, 19:58

Ta madruga, eu errei. So sorry :roll:

O professor fez ficha para todo mundo? De quantos era a turma?
Interessante saber que é possível coordenar uma logística dessas, gostaria de ter visto...

Iuri

Mensagempor Kear em 26 Mai 2010, 20:08

Iuri escreveu:Ta madruga, eu errei. So sorry :roll:

O professor fez ficha para todo mundo? De quantos era a turma?
Interessante saber que é possível coordenar uma logística dessas, gostaria de ter visto...

No meu colégio, a gente tem dois professores de arte por ano e turma é dividida, metade pega um e metade pega outro, então ficaram uns 12 negos na turma só, apesar disso o professor disse que já conseguiu coordenar com até uns 20 malucos.

Não teve nenhum sistema ou rolagem de dados, a ficha pedia apenas a personalidade e o histórico do personagem, então todo mundo fez a própria ficha (com alguma orientação dele).

O jogo em si era a simulação de um tribunal, metade do povo era da promotoria, a outra metade da defensoria, tinham dois advogados de cada lado, um réu, mais as testemunhas, isso foi as unicas coisas impostas. Não teve sistema, mas teve um negócio de fichas, criação dos personagens, e algumas regras pra não virar uma putaria.

Não sei se chega a ser RPG per se, mas tiveram fichas, não teve roteiro fixo, teve interpretação e tiveram algumas regras (embora não um sistema). Eu ao menos considero que foi um RPG~Live Action, o próprio professor citou RPG durante a preparação da coisa, too.
Kear

Mensagempor Iuri em 26 Mai 2010, 20:22

Bah, que legal.

Vê, pra mim isto é RPG, mesmo sem um sistema de regras de resolução de conflitos.

Iuri

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias